Latin America and Caribbean

Gerenciamento de coleções eletrônicas

Um fluxo de trabalho conectado para gerencia recursos eletrônicos e maximizar sua exposição

inbox

AGREGUE— em um ponto, dados sobre recursos eletrônicos

dartboard

SIMPLIFIQUE— o processo de adicionar acervos

megaphone

COLABORE— impulsione eficiências por meio de criatividade compartilhada

A OCLC fornece às bibliotecas as ferramentas para gerenciar e maximizar o uso de suas coleções eletrônicas. Para complementar os e-books, recursos eletrônicos e itens digitais já indexados no WorldCat, a OCLC está trabalhando com bibliotecas e parceiros para construir uma base de conhecimentos abrangente das coleções eletrônicas licenciadas por todas as bibliotecas-membro. A base de conhecimentos do WorldCat fornece suporte a um conjunto completo de aplicativos para simplificar e automatizar o gerenciamento de coleções eletrônicas e colocar materiais eletrônicos nas mãos dos usuários, sempre que começarem sua pesquisa.


Os desafios inerentes ao gerenciamento, à acessibilidade e ao fornecimento de recursos eletrônicos não são novos para equipes de bibliotecas.

As bibliotecas continuam a evoluir sua abordagem de se manterem em dia com o volume e a variedade crescentes de coleções eletrônicas e digitais. Mas boa parte da tecnologia que foi desenvolvida para oferecer suporte a essas coleções foi implementada localmente e envolve o uso de vários sistemas, cada um com foco em um único aspecto do gerenciamento de recursos eletrônicos. Frequentemente, o resultado é um conjunto complexo e isolado de hardware e software criado em sistemas fechados. Além disso, as limitações do licenciamento de dados e a variação nos recursos de sistemas forçaram as bibliotecas a desenvolver inúmeras (e algumas vezes caras e trabalhosas) soluções alternativas para gerenciar seus recursos eletrônicos.

Conforme aumentam o volume e a variedade de materiais licenciados e digitais, será impossível para qualquer biblioteca gerenciar e fornecer acesso a tudo sozinha. A OCLC oferece cooperação, compartilhamento de recursos e inovação impulsionada pela comunidade ao mundo em rápida expansão dos recursos eletrônicos.

O objetivo é maximizar a exposição de e-books, periódicos, artigos, bases de dados e materiais digitais, reduzindo o custo total de aquisição, gerenciamento e análise do uso dessas coleções.

A base de conhecimentos do WorldCat permite que usuários de bibliotecas acessem diretamente conteúdo licenciado localmente fornecido por sua biblioteca e automatize o gerenciamento de e-books, periódicos eletrônicos e bases de dados em todas as coleções. A base de conhecimentos contém dados de coleções, dados de títulos, dados de acervos e a lógica de vinculação.

Os dados da base de conhecimentos do WorldCat não estão vinculados a um aplicativo ou sistema específico. Os dados da base de conhecimentos do WorldCat são adicionados e mentidos em um único lugar e podem ser usados com serviços oferecidos pela OCLC ou não.

O Gerenciador de licenças do OCLC WorldShare reúne os dois principais recursos de gerenciamento de recursos eletrônicos: conhecimento das licenças que regem sua aquisição e uso e tecnologia de vinculação que conecta os usuários ao conteúdo necessário em um único lugar. O Gerenciador de licenças do WorldShare ajuda equipes de bibliotecas a gerenciar com mais eficiência contratos de licença, direitos, acesso e resolução de textos integrais a partir da mesma interface, eliminando a necessidade de soluções provisórias para conectar sistemas incompatíveis. Uma central de informações de fornecedores mantida globalmente fornece "modelos de licença" para o gerenciamento global de termos de licenciamento públicos e compartilhados pelas equipes de todas as bibliotecas participantes.

O software de autenticação e acesso EZproxy é a solução de acesso e autenticação líder no mercado mundial. O EZproxy ajuda a fornecer aos usuários acesso remoto a conteúdo licenciado com base na Web oferecido por bibliotecas e é fácil de configurar e manter. Mais de 2.500 instituições em mais de 60 países adquiriram o software EZproxy.

O Gerenciador de coleções do WorldShare Metadata fornece automaticamente registros do WorldCat MARC para todos os seus materiais eletrônicos. Esse serviço garante que os metadados e as URLs de acesso dessas coleções sejam continuamente atualizados. Seus usuários terão melhor acesso, sua equipe terá mais tempo para outras prioridades e você verá um retorno maior dos investimentos que realizou em suas coleções. O gerenciamento de coleções do WorldShare Metadata é a solução ideal para simplificação de fluxos de trabalho, enquanto gerencia o aumento da demanda dos usuários por conteúdos eletrônicos.

As soluções de compartilhamento de recursos e descoberta da OCLC trabalham e conjunto com a base de conhecimentos do WorldCat para simplificar e facilitar a descoberta, o acesso e o compartilhamento de artigos e e-books.

WorldCat Local inclui a funcionalidade de resolução OpenURL, listas de A a Z para periódicos eletrônicos e e-books, além de um buscador de citações sem custo adicional. Isso permite que interfaces públicas da OCLC integrem a resolução de links instantânea a links "Visualizar agora" nos resultados de busca, a partir dos quais usuários podem acessar o link para os recursos de texto integral de que precisam.

Todos os serviços de compartilhamento de recursos da OCLC incluem o Article Exchange, um recurso de compartilhamento de documento baseado em nuvem que permite compartilhamento simplificado de documentos, como artigos e capítulos de livros por meio dos serviços de compartilhamento de recursos da OCLC.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »