Latin America and Caribbean

A plataforma WorldShare

“As pessoas precisam de maneiras simples, seguras, poderosas, integradas e fáceis de usar para criação, consumo, aquisição, compartilhamento e gerenciamento de seu conteúdo. Elas precisam se conectar às outras — com facilidade e frequência. Por todos esses motivos, elas precisam de plataformas.”

Phil Simon, The Age of the Platform

O ecossistema de informações definido pela Web necessita de abertura de dados, serviços, aplicativos e parcerias para prosperar e atender às demandas do pesquisador de informações mais experiente. O mundo das bibliotecas necessita do mesmo tipo de agilidade e influência para cumprir seu papel crítico de serviço público e acesso a informações para todos.

Para serem relevantes para os usuários de hoje, as organizações precisam fornecer acesso livre muito mais dinâmico às informações que gerenciam. As empresas precisam oferecer suporte ao intercâmbio em larga escala de informações, em formatos legíveis por humanos e máquinas.

Foi-se o tempo em que empresas poderiam ser bem-sucedidas sendo proprietárias de seus sistemas, serviços e relacionamentos. Essas práticas levaram a infraestruturas redundantes – e caras – que causam esforço e reduzem o tempo de resposta às necessidades do usuário.

As empresas que crescem em taxas exponenciais, tanto em usuários quanto em influência, estão alavancando a tecnologia da Web e construindo plataformas da Web abertas para se adaptarem rapidamente às mudanças, introduzindo novos recursos atraentes e envolvendo parceiros de novas maneiras empolgantes.

A Plataforma OCLC WorldShare proporciona uma infraestrutura abrangente para inovação e gerenciamento cooperativos no domínio da biblioteca. E expõe os dados da biblioteca que a cooperativa coleta e organiza, juntamente com os serviços de valor agregado que a cooperativa desenvolveu utilizando esses dados.

O poder da plataforma está em que ela não depende de fornecedores – bibliotecas, desenvolvedores e parceiros na comunidade podem utilizar uma infraestrutura compartilhada robusta para criar processos e funcionalidade novos e inovadores. Em vez de desenvolver infraestrutura redundante, desenvolvedores podem se concentrar em resolver novos problemas e fornecer novo valor às suas bibliotecas e usuários. Além disso, a plataforma pode se conectar a outras plataformas para incorporar novos recursos e personalizar novos serviços para que atendam às necessidades de usuários locais.

A plataforma estimula usos inovadores de dados — experimentação, extensão, recontextualização — na comunidade bibliotecária, com parceiros do setor e em novos espaços em que os dados da biblioteca podem ser reutilizados.

A OCLC WorldShare App Gallery fornece um local central em que as bibliotecas podem ver os aplicativos disponíveis e instalá-los em seu ambiente de trabalho atual. Os desenvolvedores podem mostrar sua criatividade, os parceiros podem criar funcionalidades suplementares e o pessoal da biblioteca pode encontrar soluções práticas e diárias para racionalizar e melhorar seus fluxos de trabalho. Cada vez mais, a Plataforma OCLC WorldShare permitirá que membros da comunidade procurem e instalem aplicativos diretamente nos serviços assinados da OCLC.

Quem pode usar a Plataforma OCLC WorldShare?

O acesso à WorldShare App Gallery está aberto a todos. Os desenvolvedores nas bibliotecas com assinaturas ativas de um ou mais serviços da OCLC podem acessar qualquer um dos serviços Web disponíveis através da Plataforma WorldShare em um ambiente de testes. Para mover um aplicativo em produção, uma biblioteca deve garantir uma licença de uso para o serviço – tipicamente uma assinatura para o produto em questão.

Caso tenha desenvolvedores em sua instituição — relacionados ou não à biblioteca — estimule a participação deles nesta comunidade por meio da OCLC Developer Network.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »