Latin America and Caribbean

Logotipo do WorldShare

Economize tempo, trabalhe com maior eficácia e ofereça um melhor acesso a tudo o que sua biblioteca oferece.

Pessoas usando os serviços do WorldShare em bibliotecas

Fluxos de trabalho integrados da biblioteca

O WorldShare fornece um conjunto completo de aplicações de gerenciamento de bibliotecas e serviços de plataforma construídos e uma plataforma aberta baseada em nuvem. O WorldShare oferece gerenciamento integrado do fluxo de trabalho de bibliotecas e cria novas eficiências conforme a biblioteca compartilha trabalhos, dados e recursos para economizar dinheiro e agrega valor para seus usuários.


Ícones do fluxo de trabalho do WorldShare

Uma plataforma única, baseada em nuvem

Os serviços e aplicações são construídos no WorldShare Plataform da OCLC, uma arquitetura web global, interconectada que fornece acesso flexível e aberto a dados do WorldCat . Um conjunto consistente de serviços web em nível corporativo e conjuntos de dados passíveis de download permite que bibliotecas, desenvolvedores e parceiros possam construir e compartilhar aplicações que simplifiquem e otimizem os fluxos de trabalho da biblioteca.

Assim como o WorldCat fornece um recurso centralizado para os dados da biblioteca, o WorldShare fornece uma plataforma centralizada de serviços bibliográficos para gerenciar atividades, entrega de serviços e os fluxos de trabalho. A OCLC está transferindo todas as tarefas de gerenciamento de bibliotecas para dentro de uma única plataforma onde os dados e atividades podem ser eficientemente reutilizados em todas as situações possíveis, reduzindo os esforços e economizando tempo da equipe da biblioteca.

Além dos serviços de desenvolvimento da OCLC, parceiros e desenvolvedores também podem desenvolver aplicações usando os serviços de dados do WorldShare e do WorldCat, APIs e outras ferramentas de programação.

Os serviços do WorldShare incluem:

Logomarca dos Serviços de gerenciamento do WorldShare

Os Serviços de gerenciamento do WorldShare são um conjunto de aplicações de gerenciamento de bibliotecas baseado em nuvem e descoberta, oferecendo a bibliotecários uma maneira abrangente e econômica de gerenciar fluxos de trabalho de bibliotecas de forma eficiente e melhorar o acesso a coleções e serviços de bibliotecas.

WorldShare Metadata: Uma solução de metadados completa que melhora a eficiência do fluxo de trabalho e a visibilidade da coleção.

WorldShare Interlibrary Loan: Descoberta e entrega integradas de materiais eletrônicos, digitais e impressos em uma única interface.

WorldShare Acquisitions: Gerenciamento de seleção e aquisição unificados para todos os recursos físicos e eletrônicos.

WorldShare Circulation: Uma aplicação de circulação completa que é fácil de aprender e funciona em qualquer laptop, tablet ou dispositivo com navegador de internet.

WorldShare Collection Evaluation: Acesso rápido e eficiente a informações sobre as coleções atuais em relação com outros grupos de bibliotecas individuais, de grupo de pares e de referência.

WorldShare License Manager: Um sistema centra para armazenagem, compartilhamento e gerenciamento de informações sobre materiais licenciados.

A plataforma WorldShare

Abasteça seus desenvolvedores com os mesmos dados e serviços da web que a OCLC usa para criar suas próprias aplicações.


Ferramentas e dados industriais de ponta ao alcance de seus dedos

O WorldShare Plataform é uma estrutura aberta e baseada em nuvem que suporta integrações de aplicações da OCLC e de outros provedores de serviços bibliotecários. O WorldShare Plataform fornece acesso a dados e funcionalidades bibliográficos para uso com aplicações novas e existentes para aumentar a visibilidade e o uso das coleções e serviços bibliográficos.

Feito por desenvolvedores para desenvolvedores

O WorldShare Plataform fornece uma experiência consistente e de fácil utilização para desenvolvedores que procuram acessar os dados e funcionalidades disponíveis os conjuntos de dados, serviços de web e APIs da OCLC. Ele se alicerça em um conjunto de princípios arquiteturais orientadores que criam consistência entre nossos serviços web.

Gráfico do WorldShare Plataform mostrando os APIs

Os APIs, serviços web e conjuntos de dados disponíveis da OCLC se encaixam em algumas categorias gerais:


Se você trabalha com bibliotecas, nós queremos trabalhar com você

A OCLC tem sido, por mais de quarenta anos, na atividade de atuar como um administrador confiável de dados de catalogação de alta qualidade e outros ativos de informação que dão suporte à missão das bibliotecas. Em um ambiente de computação em nuvem do século 21, estamos abrindo acesso a entidades de dados no WorldCat e em outros sistemas da OCLC que têm sido historicamente mediados através de um número limitado de interfaces da OCLC e de parceiros.

O WorldShare Plataform é "independente de fornecedores", porque, por não ter fins lucrativos, a OCLC trabalha com vistas ao melhor interesse da comunidade de bibliotecas. Trabalhamos para dar suporte a quaisquer escolhas tecnológicas que façam mais sentido para nossos membros.

Conecte-se, discuta, experimente e compartilhe

A Rede de desenvolvedores da OCLC dá suporte ao uso do WorldShare Plataform facilitando o diálogo, a colaboração e patrocinando eventos como mashathons/hackathons e workshops. A equipe da Rede de desenvolvedores trabalha lado a lado com a equipe de desenvolvimento do WorldShare Plataforma, o qual dá suporte à infraestrutura da plataforma, cria diretrizes para consistência entre os serviços e desenvolve ferramentas que melhoram o uso do WorldShare Plataform.

A equipe da Rede de desenvolvedores também trabalha com equipes de produtos individuais para identificar as solicitações e casos de usos para novos serviços web, fornecer feedback da comunidade sobre serviços web atuais e para facilitar a documentação e o anúncio de cada serviço e novos lançamentos. Se você tem dúvidas ou sugestões sobre a Rede de desenvolvedores, envie-nos um e-mail para devnet@oclc.org.

Quem pode usar o WorldShare Plataform da OCLC?

O acesso à WorldShare App Gallery está aberto a todos. Os desenvolvedores nas bibliotecas com assinaturas ativas para um ou mais produtos da OCLC podem acessar qualquer um dos serviços Web disponíveis através da WorldShare Plataform em um ambiente de testes. Para mover um aplicativo em produção, uma biblioteca deve garantir uma licença para o serviço, normalmente uma assinatura para o produto em questão.

Caso tenha desenvolvedores em sua instituição, relacionados ou não à biblioteca, estimule a participação deles nesta comunidade por meio da Rede de desenvolvedores da OCLC.