Latin America and Caribbean

  • Português

Os recursos do Webscale

O WMS (WorldShare Management Services) da OCLC reúne informações de bibliotecas e atividades para integrar fluxos de trabalho, gerenciar melhor o conteúdo eletrônico e liberar tempo e recursos para que você possa se concentrar nas pessoas a que sua biblioteca atende.

Logotipo do WorldCat

WorldCat - o maior catálogo de metadados de biblioteca do mundo

No centro do OCLC WorldShare Management Services está o WorldCat. Criado por bibliotecas do mundo todo, o WorldCat inclui todos os formatos físicos e eletrônicos imagináveis. O resultado é que temos as informações necessárias para sua biblioteca identificar e selecionar materiais em um sistema unificado para adquirir e gerenciá-los.

Aplicativos do WorldShare

O WMS oferece um conjunto de aplicativos integrados que compartilham esses metadados que dão suporte ao gerenciamento da biblioteca por meio de todos os fluxos de trabalho na interface para a equipe baseada na web. Esses aplicativos fornecem uma nova abordagem para o gerenciamento cooperativo dos fluxos de trabalho da sua biblioteca:

OCLCWorldShareThe WorldShare interface is available in the following languages: English, French, German, Japanese and Spanish.

WorldShare Metadata: Ferramentas para criação e enriquecimento de dados

As mais recentes ferramentas e tecnologias de catalogação foram integradas ao WMS, oferecendo fluxos de trabalho de catalogação flexíveis. Com o WMS, você tem recursos completos de gerenciamento de metadados para todo o seu acervo, para recursos físicos, licenciados e digitais.

O WMS inclui o acesso integrado a todos os dados de que você precisa para dar suporte a uma catalogação eficaz:

  • WorldCat. Graças ao trabalho contínuo de dedicados catalogadores membros da OCLC, o WorldCat - um dos recursos de maior confiança da comunidade de bibliotecas - fornece os mais valiosos dados para manter as informações de coleções precisas.

    Com o WMS, o WorldCat se torna o banco de dados de registros de sua biblioteca, o que significa que você está trabalhando com os registros mestre no WorldCat e não é mais necessário mover registros entre o WorldCat e outros sistemas. A catalogação colaborativa feita pela comunidade global de especialistas cria registros melhores para o uso de todas as bibliotecas. Os resultados são mais registros, custos mais baixos e dados melhores para sua biblioteca.

  • Base de conhecimentos do WorldCat. Combinando dados sobre os recursos licenciados de sua biblioteca e recursos de vinculação, a base de conhecimentos do WorldCat permite acesso ao conteúdo e ajudam a gerenciar os fluxos de trabalho associados a esses materiais. Diferentemente dos dados em uma base de conhecimentos tradicional, os dados da base de conhecimentos do WorldCat não são vinculados a um aplicativo específico — eles são adicionados e mantidos em um único local para uso com o crescente número de serviços da OCLC e não OCLC.

  • Controle de autoridade. Named Authority Files e Series Authority Files do NACO e SACO e o LCSH (Cabeçalhos de assunto da Library of Congress) estão incluídos.

Uma solução completa para o gerenciamento de metadados

WorldShare Metadata da OCLC opera com o WMS, serviços alternativos baseados na nuvem e sistemas tradicionais de bibliotecas integradas. Para as bibliotecas que utilizam o WMS, o WorldShare Metadata poderá integrar-se totalmente a essas funções na mesma interface da equipe, melhorando significativamente a eficiência de operações de "back office". Esse conjunto de novos serviços, incluindo o WorldShare Metadata Collection Manager e o Record Manager da OCLC, continuará a se expandir em fases nos próximos anos.

O OCLC WorldShare Metadata Collection Manager fornece automaticamente registros MARC do WorldCat e mantém acervos do WorldCat para suas coleções físicas, digitais e licenciadas. Além disso, ele fornece atualizações contínuas para metadados bibliográficos e URLs de acesso conforme as coleções mudam, de modo a aumentar a visibilidade e o acesso a seus recursos eletrônicos.

Apresentado às bibliotecas que utilizam o WMS em setembro de 2013, o OCLC WorldShare Metadata Record Manager oferece uma solução de gerenciamento de metadados, um registro por vez, para descrever itens físicos, digitais e licenciados únicos, incluindo novas funcionalidades que permitirão que sua biblioteca:

  • Crie e substitua registros mestre do WorldCat utilizando o editor MARC 21 ou o editor Text View, uma interface simplificada e identificada,
  • Defina e exclua acervos no WorldCat e
  • Gerencie LHRs (registros de acervos locais) e LBDs (dados bibliográficos locais).

Esta versão do WorldShare Metadata Record Manager complementa funcionalidades disponíveis no OCLC Connexion. Nós continuaremos aprimorando o WorldShare Metadata nos próximos anos para alinhas ainda mais o gerenciamento de metadados e aumentar a visibilidade dos materiais da sua biblioteca.

Saiba mais sobre o WorldShare Metadata Management

"A catalogação é o aspecto que realmente obteve melhorias no que diz respeito aos fluxos de trabalho. É muito mais simples e mais rápida. Eu sei que, antes, um livro provavelmente passaria por muitas mãos e muitas etapas no processo de catalogação e agora fui informado de que se trata de apenas um passo, realizado rapidamente, o que a torna muito mais simples."

John Wilson, bibliotecário responsável pela tecnologia da Universidade Freed-Hardeman
["No ar" com os Serviços de gerenciamento WorldShare desde agosto de 2012.]

 

WorldShare Acquisitions: Unifica o gerenciamento de suas coleções físicas e eletrônicas

Todas as funções de aquisição estão disponíveis em um único serviço. Não há necessidade de entrar e sair de vários sistemas para diferentes formatos e atividades relacionadas.

Com acesso integrado aos registros do WorldCat e dados de fornecedores, o WorldShare Acquisitions simplifica os processos de seleção e aquisição. Dados de serviços antes incompatíveis são armazenados em um único sistema para reutilização eficiente.

Alguns aspectos adicionais exclusivos dos dados e aplicativo do WorldShare Acquisitions incluem:

  • Dados compartilhados em tempo real permitem o desenvolvimento de coleções cooperativas.
  • O arquivo compartilhado de informações do fornecedor é atualizado globalmente e personalizável localmente.
  • Envio automatizado de dados de pedidos de sistemas externos simplifica ainda mais os fluxos de trabalho.
  • Acervos são criados automaticamente para os recursos físicos e eletrônicos adquiridos.
  • Um centro de informações de fornecedores centralizadas torna os serviços de encomenda e faturamento eletrônico mais eficientes e cooperativos.
  • A integração com a base de conhecimentos do WorldCat simplifica como os recursos eletrônicos são gerenciados e distribuídos.
Captura de tela de aquisições dos Serviços de gerenciamento WorldShareWith WorldShare Acquisitions, you can search for a title, purchase it and process the order —all in one seamless workflow. You can see immediately whether or not there are any outstanding requests, copies selected or copies ordered.

WorldShare License Manager: Gerencia seus recursos eletrônicos e licenciados

O WorldShare License Manager reúne os dois principais recursos de gerenciamento de recursos eletrônicos: conhecimento das licenças que regem sua aquisição e uso e tecnologia de vinculação que conecta os usuários ao conteúdo necessário em um único lugar.

Para bibliotecas do WMS, o License Manager está disponível como um serviço complementar assinado e ajuda equipes de bibliotecas a gerenciar com mais eficiência contratos de licença, direitos, acesso e resolução de textos integrais a partir da mesma interface, eliminando a necessidade de soluções provisórias para conectar sistemas incompatíveis.

Os destaques incluem:

  • “Modelos de licença” para o gerenciamento global de termos de licenciamento públicos e compartilhados pelas equipes de todas as bibliotecas participantes.
  • A integração com o WorldShare Acquisitions simplifica os fluxos de trabalho para todo o ciclo de vida de materiais licenciados.
Com o License Manager, você economiza tempo gerenciando o acesso a todos os materiais da biblioteca no mesmo local: o banco de dados do WorldCat. Os acervos da base de conhecimentos do WorldCat que alimentam a funcionalidade de links do License Manager sincronizam-se automaticamente com o WorldCat. Assim que os dados locais da sua biblioteca vão para a base de conhecimentos do WorldCat, eles atualizam automaticamente os registros correspondentes no WorldCat. Como uma biblioteca do WMS, isso significa que não é preciso ficar mais enviando ou sincronizando recursos licenciados nos catálogos locais, além de livre acesso aos recursos licenciados para o usuário.
 

Saiba mais sobre o Gerenciador de licenças do WorldShare

WorldShare Circulation: Alinha tarefas em uma interface baseada na web

Todas as funções de gerenciamento de circulação e usuários são processadas centralmente utilizando a interface simples do WorldShare Circulation, que é baseada na web. Essa interface de usuário intuitiva facilita as tarefas e reduz os esforços de treinamento de voluntários, estudantes e mensageiros de bibliotecas.

Ela oferece funções de gerenciamento de contas de fácil utilização, incluindo devoluções, retiradas e renovações, bem como o gerenciamento integrado de permanência e multas. Ele também monitora a disponibilidade e reserva em tempo real, permitindo que você gere uma lista de retiradas sob demanda.

Captura de tela do WMS CirculationWorldShare Circulation.

WorldShare Interlibrary Loan: Transformando o empréstimo tradicional entre bibliotecas em uma solução de atendimento verdadeiramente integrada.

O WorldShare Interlibrary Loan da OCLC é um novo serviço que substituirá o WorldCat Resource Sharing. O serviço:

  • Centraliza fluxos de trabalho que agora são gerenciados em diversos sistemas,
  • Oferece novas funcionalidades que propiciam o atendimento mais rápido de solicitações de empréstimo entre bibliotecas e
  • Economiza o tempo de seus funcionários e usuários.

O WorldShare Interlibrary Loan vai além do empréstimo tradicional entre bibliotecas para fornecer uma solução de entrega verdadeiramente integrada. Ele faz a descoberta integrada e entrega de materiais eletrônicos, digitais e impressos em uma única interface. Ele também oferece recursos compatíveis com as constantes alterações nos fluxos de trabalho, entre eles a opção de comprar os itens desejados em vez de emprestá-los.

Com a capacidade de ser integrada a outros aplicativos, o WorldShare Interlibrary Loan oferece novos recursos, como exibição de custos de emprestadores no Diretório de políticas e a exibição da disponibilidade de um item no sistema integrado da biblioteca.

Saiba mais sobre o WorldShare Interlibrary Loan

Descoberta: Acesso por busca unificada a itens dos acervos da sua biblioteca e de bibliotecas do mundo todo

O WorldCat Local da OCLC atua como a interface de descoberta do usuário final para o WMS. Com o WorldCat Local, uma pesquisa fornece aos usuários acesso instantâneo aos materiais de sua biblioteca — e-books, bases de dados, periódicos eletrônicos, músicas, vídeos, livros e muito mais — além dos materiais em catálogos de grupos e consórcios e de milhares de bibliotecas no mundo todo.

A integração com os serviços de circulação e entrega ajuda seus usuários a encontrar E obter os recursos de que precisam — com um clique, os usuários podem visualizar uma cópia eletrônica, fazer uma reserva ou solicitação de compartilhamento de recursos.

Acesso ao conteúdo de bibliotecas. O WorldCat Local oferece uma pesquisa semelhante à do Google de mais de 1.298 itens de fontes de conteúdo controlado de coleções de sua biblioteca e de bibliotecas do mundo todo, que incluem diversos formatos de material, como e-books, artigos e periódicos. E devido à parceria da OCLC com fornecedores de conteúdo líderes e organizações como Google Livros, HathiTrust e JSTOR, todas as pesquisas oferecem resultados de uma extraordinária gama de coleções.

O WorldCat Local também inclui:

  • Funcionalidade completa de resolução de links do OpenURL. A resolução de OpenURL de chegada e saída com listas de A a Z utilizando a base de conhecimentos do WorldCat garante que os usuários de bibliotecas possam ser vinculados a conteúdos rapidamente.
  • Um índice central de conteúdo oferece acesso por pesquisa única e substitui pesquisas em múltiplos serviços e interfaces.
  • Conteúdo de avaliação. Os usuários podem ver mais de 48 milhões de conteúdo de avaliação como capas, sumários, resumos etc.
  • Móvel. O WorldCat Local oferece suporte para visualização otimizada para dispositivos móveis em uma ampla gama de aparelhos sem precisar de mais softwares, desenvolvimentos ou integrações.
  • Marca e localização. Você pode colocar sua marca na interface, como se fosse o catálogo de sua biblioteca local, acrescentando elementos como seu logotipo e cores.

Saiba mais sobre o WorldCat Local

"A descoberta de coleções impressas, de mídia e eletrônicas pelo WorldCat Local, juntamente com um único botão de acesso a empréstimos entre bibliotecas, faz dele uma ferramenta superior.”

Stefanie Wittenbach, bibliotecária universitária, Universidade Texas A&M – San Antonio
["No ar" com os Serviços de gerenciamento WorldShare desde abril de 2011.]

Analytics and reporting: Oferece acesso a dados para tomadas de decisões melhor informadas

Com o WMS, há uma variedade de relatórios predefinidos/parametrizados - baseados em dados locais - disponíveis para aquisições, catalogação e circulação, bem como um relatório de acervos locais. Embora sejam "predefinidos", esses relatórios foram criados para oferecer maior flexibilidade por meio de parâmetros especificados pelo usuário que afetam o resultado de tais relatórios.

No futuro, a OCLC introduzirá uma ampla suíte de ferramentas de análise e tomada de decisões que usam dados locais de cooperativos (agregados) de bibliotecas. Mais especificamente:

  • Um painel, disponível a partir da interface do WMS para a equipe, que representa uma visão geral dos principais indicadores de desempenho e informações sobre atividades de bibliotecas.
  • Uma ferramenta de autoria, que permite que a equipe da biblioteca acesse e manipule dados da biblioteca, locais e cooperativos, para dar suporte à tomada de decisões locais. Essa ferramenta é um criador de relatórios com interface de arrastar e soltar, baseada na web, que pode ser usada para criar relatórios baseados em referências cruzadas, tabelas e gráficos usando dados dos produtos nos quais a biblioteca está inscrita.