Latin America and Caribbean

  • Registrar para eventos futuros
  • Visualizar apresentações recentes

Perguntas frequentes

General information

Por que a OCLC pretende substituir o Compartilhamento de recursos do WorldCat pelo Empréstimo entre bibliotecas do OCLC WorldShare?

O novo serviço de compartilhamento de recursos reúne as vantagens da Plataforma do OCLC WorldShare™ e uma nova tecnologia que não estava disponível quando o serviço atual foi criado.

A Plataforma WorldShare suporta operações entre diferentes recursos relacionados ao compartilhamento de conteúdo, como o Diretório de políticas da OCLC e sistemas integrados de bibliotecas (ILSs). No futuro, ela também funcionará com outros aplicativos da própria plataforma, como o Circulation (Circulação) e Acquisitions (Aquisições). Além disso, os funcionários de bibliotecas e outras organizações prestadoras de serviços também poderão usar futuros serviços da Web e APIs na plataforma para desenvolver e compartilhar aplicativos novos e inovadores que permitirão conectar aplicativos de compartilhamento de dados e recursos da OCLC com outras ferramentas importantes para funcionários e usuários das bibliotecas.

Todos os usuários do Compartilhamento de recursos do WorldCat terão que migrar para o novo serviço de Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare?

Sim. O Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare substituirá o Compartilhamento de recursos do WorldCat, do mesmo modo que atual serviço de Compartilhamento de recursos do WorldCat substituiu o antigo serviço de empréstimo entre bibliotecas da OCLC há mais de 10 anos. O acesso ao Compartilhamento de recursos do WorldCat será suspenso em 31 de dezembro de 2013.

Há um custo para usar esse novo serviço?

Não. O acesso ao novo serviço de Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare e aos treinamentos associados a ele está incluído em sua assinatura atual do Compartilhamento de recursos do WorldCat.

Quais são as principais diferenças que iremos perceber entre o Compartilhamento de recursos do WorldCat e o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare?

O Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare será acessado a partir de uma nova interface – a mesma que suporta todos os aplicativos dos Serviços de gerenciamento do OCLC WorldShare. Isso significa que o serviço está sendo desenvolvido para se comunicar com esses outros aplicativos em um ambiente baseado na tecnologia de nuvem.

Como usuários experientes de serviços de empréstimo entre bibliotecas, vocês certamente terão muita facilidade para migrar para o novo serviço. Na verdade, acreditamos que as melhorias e os novos recursos deixarão o serviço ainda mais fácil de usar que o Compartilhamento de recursos do WorldCat.

Assim como o atual serviço de Compartilhamento de recursos do WorldCat, o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare é feito através da Web e, portanto, não requer a instalação ou manutenção de nenhum software em seus computadores locais. Todas as atualizações feitas pela OCLC serão automaticamente disponibilizadas a todos os usuários do serviço.

Quais são os planos da OCLC para serviços de entrega nos próximos anos?

A estratégia da OCLC para futuro desenvolvimento de seus serviços de entrega é abordada no artigo técnico, "Meeting the Delivery Challenge" (Como superar ao desafio da entrega).

Eu precisarei de uma nova autorização para acessar a interface?

Sim. Você precisará criar uma nova conta de usuário do Serviços da OCLC a fim de acessar o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. Informações sobre as contas de novos usuários estão disponíveis nos seguintes recursos:

Nós poderemos criar listas de emprestadores personalizados (por exemplo, "bibliotecas muito interessadas em compartilhar" em nossa região)?

Sim. Acervos personalizados continuarão sendo suportados no Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare. Os grupos de Acervos personalizados que você tiver criado no módulo de Serviços administrativos do WorldCat permanecerão disponíveis no Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare, e você poderá usá-los para personalizar a exibição de seus acervos.

Para saber mais sobre como configurar e gerenciar acervos personalizados, consulte o tutorial.

Nós conseguiremos ver se um item está disponível para empréstimo em outras bibliotecas?

Se possuir o WorldCat Local e um sistema integrado de bibliotecas que se comunique com o WorldCat Local, poderá ver a localização, o status e o número de identificação do item no Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare.

Relationship with other ILL services

Como esta mudança afeta as bibliotecas que usam o ILLiad?

Por enquanto, a introdução do Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare não requer nenhuma mudança por parte dos usuários do ILLiad. Começando com o lançamento do ILLiad versão 8.4, os usuários do ILLiad começarão a ver alguns aprimoramentos que estão chegando como resultado da transição do Compartilhamento de Recursos do WorldCat para o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. Um exemplo é a sequência de emprestadores com 15 emprestadores.

Os usuários do ILLiad que consultam o Compartilhamento de Recursos do WorldCat para algum trabalho de empréstimos entre bibliotecas - por exemplo, para pesquisar no WorldCat por meio do Compartilhamento de Recursos do WorldCat - precisarão mudar esta pesquisa para o WorldShare ILL até o final do ano civil de 2013. Pretendemos nos comunicar diretamente com os usuários do ILLiad sobre como fazer essa mudança em junho de 2013.

O Clio continuará funcionando?

Os aprimoramentos contínuos nos serviços de compartilhamento de recursos da OCLC também são aprimoramentos nos serviços da Web da OCLC usados pelo Clio e outros parceiros para conectarem seus serviços à OCLC. E, à medida que novos serviços da Web forem lançados, as versões anteriores serão descontinuadas a fim de garantir a melhor experiência possível para os usuários desses serviços.

As versões 6.7.1 ou superiores do Clio funcionam com o serviço mais recente da Web de compartilhamento de recursos da OCLC para fornecer novas funcionalidades, que incluem um campo de Alerta e uma formatação atualizada de endereços para enviar etiquetas por correio. Veja mais detalhes:

  • O campo Alerta foi adicionado para suportar o Article Exchange e outros links de URL sensíveis ao tempo que uma biblioteca que toma empréstimo precisa conhecer e que requeiram uma ação dela.
  • Os campos de endereço "Ship To" (Endereço de envio), "Bill To" (Endereço de cobrança) e "Return To" (Endereço de retorno) foram substituídos por etiquetas de endereço individuais para suportar o recurso de impressão de etiquetas no novo serviço Empréstimos entre bibliotecas do OCLC WorldShare.

Em 1º de julho de 2013 todos os usuários do Clio devem estar usando a versão 6.7.1 ou superior do Clio a fim de manter a interação com o compartilhamento de recursos da OCLC como parte dos seus fluxos de trabalho de ILL. Todas as bibliotecas que estiverem usando versões inferiores à 6.7.1 devem fazer atualização até 30 de junho de 2013 para obter acesso ininterrupto a essa funcionalidade. Não atualizar resultará na incapacidade de seu software Clio de se conectar aos serviços de compartilhamento de recursos da OCLC.

Os usuários do Clio devem entrar em contato com o suporte técnico do Clio pelo e-mail support@cliosoftware.com ou 1-817-716-3475 ou visitando o site do Clio para obter ajuda com suas atualizações.

A funcionalidade de solicitação direta de ILL estará disponível no Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare?

Sim. A funcionalidade de solicitação direta será suportada pelo novo serviço. A administração de perfis de solicitação direta de sua biblioteca agora é gerenciada pelo Configuração de serviço da OCLC.

Um novo formulário de solicitação de usuário funcionará junto com os perfis de solicitação direta e com a nova experiência de usuário do FirstSearch, prevista para estar disponível em meados de 2013.

Durante as transições do ILL e do FirstSearch neste ano, o formulário de solicitação do FirstSearch e a solicitação direta para usuários por meio do FirstSearch e do WorldCat Local continuarão funcionando como previsto, e as solicitações poderão ser processadas pelo Compartilhamento de Recursos do WorldCat ou pelo WorldShare ILL.

A interface de pesquisa para ILL mudará no Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare?

Sim. A pesquisa será diferente daquela usada nos últimos anos, quando tanto os funcionários quanto os usuários da biblioteca pesquisavam a base de dados do WorldCat por meio da interface do FirstSearch.

A nova experiência de usuário do FirstSearch suportará a pesquisa de usuários e funcionários da biblioteca de atendimento ao público que não trabalham diretamente com o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. A equipe do ILL usará uma interface do WorldShare ILL que fornece suporte a seus fluxos de trabalho do ILL.

Independentemente da interface pesquisada, todas as pesquisas recuperarão informações da mesma base de dados do WorldCat que fornecem uma base para os serviços de compartilhamento de recursos da OCLC.

O padrão ISO ILL continuará funcionando com solicitações do Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare?

Sim, o serviço oferece suporte ao ISO ILL, e nós continuaremos usando esse padrão enquanto ele for reconhecido pelo setor bibliotecário. O WorldCat Navigator e o VDX continuarão usando o padrão ISO ILL para poderem se comunicar com o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare.

Preparation and planning

Há alguma coisa que meus funcionários podem ir fazendo para se prepararem para usar o novo serviço?

Há várias coisas que você pode ir fazendo para se preparar para usar o novo serviço. Eles incluem:

O novo serviço precisa ser usado com um navegador específico ou versão específica de um navegador?

O Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare deve ser usado com um dos seguintes navegadores

  • Mozilla Firefox® 21.0 (recomendado)
  • Google Chrome versão 27.0.1453.94 m
  • Microsoft® Internet Explorer, versões 8.0 ou 9.0*
    Observação: O Microsoft® Internet Explorer versão 7 não oferece suporte a nenhum recurso do Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare. A versão 10 do Microsoft Internet Explorer não é suportada atualmente.

OBSERVE: Os recursos do Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare são atualizados a cada trimestre, nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. Durante essas atualizações, o serviço é testado com versões específicas de navegadores para confirmar se ele funciona corretamente com diferentes navegadores. Os navegadores e as versões listados aqui são os que foram testados na última atualização do serviço de Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare.

É necessário usar as versões mais recentes dos navegadores para ter acesso aos recursos novos e expandidos do Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare. O novo serviço não funcionará com outros navegadores ou versões. Você certamente irá perceber que essas versões mais novas e mais seguras dos navegadores também melhoram a experiência dos funcionários e usuários da biblioteca com outros sites e serviços da Web.

Como preparação para a transição para o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare em 2013, você deve atualizar os navegadores de sua biblioteca para um dos navegadores compatíveis listados acima. Se não tiver certeza de qual navegador é usado em sua biblioteca, consulte http://www.thismachine.info.

* Consulte o documento informativo sobre o ciclo de vida do Microsoft Windows.

Nossa instituição poderá participar da migração mesmo se estiver usando uma versão do Microsoft© Internet Explorer anterior à versão 8?

O novo serviço de Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare precisa ser usado com um dos navegadores recomendados na lista acima. É necessário usar as versões mais recentes dos navegadores, pois as versões anteriores não oferecem suporte aos recursos novos e expandidos do serviço.

Moving to the new service

Poderemos escolher a data de migração de acordo com o período mais conveniente para nós?

O WorldShare ILL está disponível nos Estados Unidos desde março de 2013 e estará disponível mundialmente em junho de 2013. Você pode escolher o período mais conveniente para a transição da sua biblioteca ao novo serviço, desde que conclua a transição até dezembro de 2013, quando o acesso ao Compartilhamento de Recursos do WorldCat terminará.

As solicitações pendentes do Compartilhamento de recursos do WorldCat serão transferidas para o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare em dezembro de 2013?

Sim. As solicitações pendentes do Compartilhamento de recursos do WorldCat serão transferidas para o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare em dezembro, portanto, você poderá continuar trabalhando nelas depois que o acesso ao Compartilhamento de recursos do WorldCat for suspenso, em 31 de dezembro de 2013. Porém, você só poderá fazer novas solicitações no Compartilhamento de recursos do WorldCat até novembro de 2013. Nesse período, você poderá acessar todas as suas solicitações existentes nas duas interfaces do usuário e poderá concluir as transações ativas no novo serviço. Todas as novas solicitações deverão ser criadas no Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare.

Quanto tempo meus funcionários terão que dedicar à migração?

Estimamos que sua equipe precisará dedicar de 3 a 6 horas para realizar a migração se tiver participado de todas as sessões de treinamento.

O que preciso fazer para começar a usar o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare?

A primeira etapa para usar o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare é nos informar que você está pronto para começar. Visite a área Getting Started (Introdução) do Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare e siga as etapas lá descritas.

Como posso obter mais informações sobre como usar o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare? Há recursos de treinamento disponíveis?

Após seu registro, você pode consultar vários recursos de treinamento e documentação disponíveis para ajudá-lo a se familiarizar com o novo serviço.

Recomendamos que comece com os materiais individualizados que permitem aprender no seu próprio ritmo e cronograma. Para um treinamento mais pessoal, considere se registrar em uma sessão de treinamento virtual ao vivo.

Com quem devo entrar em contato se tiver dúvidas sobre o Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare?

Entre em contato com o Suporte ao cliente regional da OCLC se tiver dúvidas sobre o serviço.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »