Latin America and Caribbean

Breve histórico

  • Em abril de 1998, a Library of Congress (LC) dos Estados Unidos, a Deutsche Nationalbibliothek (DNB) e a OCLC deram início a um projeto piloto para testar a vinculação de seus Registros de autoridade de nomes pessoais.
  • O Consórcio VIAF foi estabelecido por meio de um acordo assinado pela LC, a DNB e a OCLC em agosto de 2003. O acordo foi assinado na 69 ª Conferência geral da IFLA, realizada em Berlim.
  • A Bibliothèque nationale de France (BnF) juntou-se ao consórcio por meio de um acordo com início em 5 de outubro de 2007.
  • Essas quatro organizações — LC, DNB, BnF e OCLC — assumiram o papel de diretores do consórcio, tendo responsabilidade conjunta pelo VIAF, com a OCLC fornecendo hospedagem e o software para o VIAF e as instituições participantes fornecendo o conteúdo de dados de autoridade e bibliográficos. Outras organizações se uniram ao consórcio mais tarde como colaboradoras, fornecendo catálogos e experiência para aprimorar o VIAF.
  • Depois do sucesso da validação de conceito do VIAF, os diretores começaram a discutir, em 2010, um acordo organizacional de longo prazo adequado para o VIAF. Após considerarem diversas opções, os diretores e colaboradores concordaram em fazer a transição do VIAF para um serviço da OCLC. Em 2011, detalhes da transição foram discutidos e definidos. Em 2012, a transição teve início.