Latin America and Caribbean

Administração

O Programa VIAF é uma atividade administrada pela OCLC como suporte ao Catálogo de autoridade internacional virtual (VIAF). Os colaboradores do VIAF que participam do Programa VIAF fornecem dados bibliográficos e de autoridade como suporte ao Catálogo de autoridade internacional virtual, em conformidade com as políticas e práticas estabelecidas para o VIAF.

O VIAF é também uma iniciativa colaborativa de compartilhamento de dados entre os colaboradores. Os colaboradores do VIAF são incentivados a colaborar com o Programa VIAF fornecendo consultoria operacional, promovendo o uso do VIAF e participando do processo formal consultivo, contribuindo inclusive com o desenvolvimento e implementação de políticas relacionadas ao VIAF. Assim como o WorldCat e outras atividades colaborativas da OCLC, o VIAF e o Programa VIAF estão automaticamente subordinados à autoridade do Conselho de Administração da OCLC.

O Conselho do VIAF (VIAFC) é estabelecido sob a égide do Programa VIAF. A principal finalidade do VIAFC é fornecer orientação sobre as políticas, práticas e o funcionamento do VIAF e do Programa VIAF.

Especificamente, é responsabilidade do VIAFC:

  • contribuir para o desenvolvimento de políticas, práticas e o funcionamento do VIAF e do Programa VIAF, assim como com políticas relacionadas à elegibilidade e seleção de novos colaboradores do VIAF;
  • fornecer consultoria sobre recursos e serviços e formatos de dados suportados pelo VIAF;
  • fornecer consultoria sobre maneiras de promover o uso adequado e eficaz do VIAF;
  • executar determinadas funções administrativas (por exemplo, a eleição do presidente do VIAFC) do VIAFC conforme necessário;
  • nomear um presidente do VIAFC.

O VIAFC é composto por membros votantes e um membro coordenador da OCLC. Todas as organizações colaboradoras do VIAF podem nomear um membro votante para representá-las no VIAFC. O coordenador que representará a OCLC no VIAFC é nomeado pela OCLC.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »