Latin America and Caribbean

A diferença do WorldCat: conecte-se e aproveite nosso catálogo compartilhado

O WorldCat, um recurso exclusivo, é a base de dados de bibliotecas on-line mais abrangente do mundo. A base de dados abrange centenas de idiomas e todos os formatos, inclusive os inúmeros recursos eletrônicos e objetos digitais que não param de crescer. Altas taxas de acesso, metadados com controle de qualidade e a aplicação de princípios FRBR a registros significam que seus usuários e sua equipe localizarão o recurso correto rapidamente. O WorldCat espalha dados sobre coleções de bibliotecas pela Web por meio de parcerias estratégicas. Com suas informações de acervo no WorldCat,

  • Sua biblioteca pode pertencer à rede de Compartilhamento de Recursos do WorldCat com mais de 10.000 bibliotecas que podem proporcionar satisfação sem igual aos clientes
  • Pesquisadores de informações se vinculam ao seu catálogo por meio de mecanismos de busca, barras de ferramentas de navegadores, site de destino do WorldCat.org e muito mais.

O WorldCat representa o melhor do que é possível alcançar por meio de cooperação e é um tributo ao espírito colaborativo de bibliotecas e bibliotecários. Como resultados dos esforços da OCLC e das bibliotecas-membro, o WorldCat é muito mais do que um catálogo de metadados de bibliotecas. É uma central por meio da qual descoberta de informações, compartilhamento de recursos, fornecimento, automação e pesquisa, assim como gerenciamento de sistemas de coleções e bibliotecas, ocorrem.

Fontes de registros no WorldCat

Bibliotecas de todo o mundo utilizam os registros do WorldCat para atualizar e manter seus próprios catálogos. Para muitas bibliotecas, a maioria dos registros encontrados em um catálogo local vêm da catalogação de cópias de registros originalmente criados palas instituições membro da OCLC. Embora registros cheguem ao WorldCat de várias fontes, o trabalho contínuo de catalogadores dedicados membros da OCLC ainda fornece os dados mais valiosos usados para manter as informações da coleção precisas e tornar as coleções compartilháveis, visíveis e úteis para pesquisadores. Por outro lado, isso reduz significativamente a necessidade de catalogação original na biblioteca de um membro, economizando tempo e liberando a equipe para outros trabalhos importantes.

Os vários recursos de registro do WorldCat também continuam a crescer. A diversidade de métodos para contribuição com o WorldCat garante que mais tipos de bibliotecas e outras instituições possam contribuir com a cooperativa e deixar suas coleções altamente visíveis para um público mundial. Isso, por sua vez, significa mais registros, menos custo e mais visibilidade e compartilhamento de recursos. Os registros chegam ao WorldCat de catalogação e processamento em lotes on-line, das menores bibliotecas públicas às maiores bibliotecas nacionais no mundo, de arquivos, museus e instituições de pesquisa, de editoras e de um número crescente de parceiros que se beneficiam de poder acessar uma única fonte abrangente de dados bibliotecários.

Fontes de registros no WorldCat em julho de 2012: 73,89% de bibliotecas-membro da OCLC, 3,75% da Biblioteca do Congresso (EUA), 20,92% de outras bibliotecas nacionais e 1,44% de fornecedores e editoras.

Descoberta de informações

O WorldCat é o catálogo combinado global de mais de 10.000 bibliotecas em todo o mundo. Usuários de bibliotecas podem encontrar materiais em qualquer uma dessas bibliotecas na Internet por meio do site público do WorldCat.

Compartilhamento de recursos

Bibliotecas com informações de acervos no WorldCat podem participar da rede compartilhamento de recursos, que é composta por mais de 10.000 bibliotecas em todo o mundo. As dezenas de milhões de registros do WorldCat representam recursos de propriedade de bibliotecas, físicos e digitais, que englobam todos os tipos de assuntos, idiomas, culturas e singularidades. As bibliotecas participantes representam 95% ou mais das solicitações, reforçando a percepção de que elas são fornecedoras completas de serviços essenciais.

Fornecimento

A rede global de compartilhamento de recursos criada com base no WorldCat proporciona a usuários de bibliotecas em todo o mundo as informações bibliográficas, de resumos e de textos integrais quando e onde forem necessárias. Os serviços de fornecimento da OCLC proporcionam às bibliotecas a capacidade inigualável de satisfazerem seus usuários com mais de 2 bilhão de acervos, físicos e eletrônicos, no WorldCat.

Dados compartilhados

Para maximizar a visibilidade de bibliotecas e de coleções de bibliotecas, e também para enriquecer e informar o ambiente a respeito de informações de tantas maneiras quantas forem possíveis, a cooperativa OCLC compartilha e reutiliza os dados do WorldCat com muitos parceiros no setor de informações. Na última década, o alcance e o número de parcerias da OCLC cresceu significativamente: bibliotecas nacionais, fornecedores de conteúdo, editoras, fornecedores de materiais, mecanismos de busca, livreiros on-line, etc. Essas alianças promovem as bibliotecas e fornecem serviços e informações destas às pessoas por meio de vias que geralmente começam fora da biblioteca.

A OCLC também incentiva a utilização, reutilização e compartilhamento de dados do WorldCat em uma estrutura de cooperativa pelos membros. As bibliotecas-membro compartilham seus dados do WorldCat com acadêmicos, consórcios de bibliotecas, agências públicas, instituições culturais e acadêmicas e outros membros filiados ou não à OCLC.

Inovação

A seguir, algumas maneiras nas quais membros da OCLC estão aumentando o valor que recebem do WorldCat.

  • Bibliotecários e desenvolvedores voluntários estão incorporando sua criatividade e habilidades práticas a soluções de software por meio da OCLC Developer Network. Criada em 2008, a Developer Network desenvolve aplicativos máquina-para-máquina (serviços da Web) para pesquisa e recuperação do WorldCat, assim como protocolos para compartilhamento de dados e serviços. Até hoje, 70 desenvolvedores criaram mais de 60 aplicativos, que são compartilhados em todo o mundo. Esses aplicativos são acessados mais de 10 milhões de vezes por mês. Embora os membros sempre tenham estado muito envolvidos no desenvolvimento e nos testes de serviços da OCLC, a Developer Network agrega uma nova dimensão aos esforços de desenvolvimento que beneficiam todos os membros da cooperativa.
  • A OCLC Research cria protótipos e testa novas tecnologias para uso de dados do WorldCat, disponibilizando-os para a comunidade de bibliotecas em todo o mundo.
    • WorldCat Identities cria uma página de resumo para cerca de 25 milhões de autores pessoais e corporativos mencionados no WorldCat.
    • WorldCat Genre cria perfis para permitir que usuários procurem termos de gênero de centenas de títulos, autores, assuntos, personagens, lugares e muito mais, classificados por popularidade no WorldCat.
    • WorldCat Publisher Pages apresenta uma página para cada uma das mais de 1.800 editoras no WorldCat em todo o mundo.
    • FictionFinder é um protótipo com base no FRBR que fornece acesso a mais de 2,9 milhões de registros bibliográficos de livros de ficção, e-books e materiais de áudio descritos no WorldCat.
    • Nível de audiência explora usando dados de acervos de bibliotecas no WorldCat para calcular indicadores de nível de audiência de livros representados no WorldCat, com base nos tipos de bibliotecas que possuem os títulos.
    • Mapeamento de metadados transforma metadados de um formato em outro, como MARC em MODS (Metadata Objects Description Schema).

Por meio da cooperativa OCLC, a comunidade bibliotecária desenvolveu e manteve um serviço de criação e gerenciamento de metadados que tem sido notavelmente estável e útil há 40 anos. Por conta de esforços individuais de milhares de catalogadores e bibliotecários anônimos, o WorldCat nasce diariamente com novos conteúdos para atender acadêmicos, pesquisadores e buscadores de informações.


Encontre o serviço de catalogação certo para sua biblioteca