Latin America and Caribbean

Recursos do WorldCat.org

O WorldCat.org ajuda os usuários da Web de todos os lugares a encontrar e vincular conteúdo e serviços de bibliotecas. Alguns dos melhores recursos:

Refinar pesquisas com facetas

Um painel à esquerda de “pesquisa facetada” permite que os usuários refinem seus resultados por categorias (“facetas”) que incluem autor, conteúdo (assunto), formato, idioma e ano de publicação. Essa navegação dinâmica explora os metadados estruturados do WorldCat e ajuda os usuários a restringir um grande conjunto de resultados ao apresentar opções de refinamento fáceis de entender.

Os usuários podem se mover entre a pesquisa e a navegação com facilidade e fazer “buscas detalhadas” confortavelmente em níveis mais profundos de especificidade. (Links de trilha de navegação na parte superior da página permitem reverter a direção, voltando para uma série de facetas). Somente as facetas preenchidas são exibidas — para que um usuário nunca termine em um conjunto de resultados vazio — e a contagem de resultados mostra ao usuário o número de opções em cada faceta.

Conteúdo de avaliação bem no topo

As informações de identificação básica na visualização de um registro detalhado do WorldCat ajudam o usuário a julgar se encontrou o item certo. As informações exibidas podem incluir arte de capa; título; autores, atores, diretores ou outros criativos principais; editor; idioma e formato; nome da revista ou periódico (para artigos); um resumo e classificação.

Itens com diversas edições ou formatos disponíveis no WorldCat (como impressões em letras grandes, audiolivros ou traduções) incluem um aviso para ver uma visualização de FRBR com edições e formatos adicionais.

Quando um usuário sabe que está em um registro detalhado interessante, ele pode rolar a página para baixo para:

  • Encontrar uma cópia do material em uma biblioteca (classificado pela localização geográfica mais próxima por meio do reconhecimento de IP)
  • Comprar o item de varejistas on-line
  • Obter detalhes adicionais sobre o trabalho como ISBN e informações de identidade do autor
  • Consultar resenhas de parceiros comerciais de tráfego do WorldCat.org, como weRead, GoodReads, Amazon e outros
  • Visualizar itens similares por meio do cabeçalho de assunto e o painel “outras pessoas que leram este livro também leram”

Citações

Um registro do WorldCat inclui a capacidade de gerar citações bibliográficas para o trabalho exibido. Um link “Cite/Export” (Citar/Exportar) na barra de menu horizontal inicia uma janela pop-up com citações nos cinco estilos de citação mais comuns (APA, Chicago, Harvard, MLA e Turabian) que os usuários podem copiar e colar em um documento ou e-mail. Uma citação também pode ser exportada, seja para um arquivo formatado para o software bibliográfico EndNote ou diretamente para o serviço bibliográfico on-line RefWorks.

Outras ações disponíveis para um registro detalhado incluem a capacidade de Imprimir, Enviar por e-mail, Compartilhar pelo serviço AddThis ou ver o Permalink. Saiba mais sobre como vincular ao WorldCat.org.

Detalhes de listagem de biblioteca individual, graças ao WorldCat Registry

A listagem de uma biblioteca inclui um link direto ao seu registro local OPAC para o item exibido se você configurou a vinculação ao seu OPAC no WorldCat Registry. Também fornece um link “Search at this library” (Pesquisar nesta biblioteca) para sua implementação do WorldCat Local, e o link “Library info” (Informações da biblioteca) conecta-se ao seu perfil de biblioteca no WorldCat, com endereço, mapas, telefones e informações da filial por meio das informações de perfil do WorldCat Registry.

Personalização e ferramentas de redes sociais

O WorldCat.org oferece diversas ferramentas de personalização e redes sociais interessantes e úteis a fim de tornar a experiência de pesquisa e descoberta mais informativa e atraente. As ferramentas sociais do WorldCat incluem:

  • Perfis: O recurso Perfis permite que os usuários criem um retrato único de si mesmos para os outros membros do WorldCat verem. Na página “My Profile” (Meu perfil), os usuários podem adicionar uma fotografia, ajustar suas configurações de privacidade, fornecer informações de contato (nome, endereço, e-mail, ocupação), escrever uma descrição pessoal, mencionar os sites da Web favoritos e escrever sobre “O que gosto”.
  • Criação e manutenção de listas: Usuários conectados à sua conta do WorldCat podem salvar listas personalizadas de itens de biblioteca diretamente a partir dos resultados de pesquisa. O usuário seleciona uma caixa ao lado do item e salva-o em uma nova lista, uma das várias listas padrão ou uma lista criada anteriormente.
  • Listas do que estou assistindo: Os usuários podem manter uma coleção de suas listas favoritas criadas por outros usuários e podem ser notificados quando informações adicionais forem acrescentadas a ela. Perfeito para grupos especializados que queiram manter os membros informados sobre as novas informações.
  • Resenhas: Escrever resenhas permite que os usuários compartilhem suas opiniões sobre os itens encontrados no WorldCat. Eles também podem ler as resenhas e recomendações de outros membros do WorldCat.org.
  • Classificações: Um sistema de classificação de uma a cinco estrelas oferece aos usuários a oportunidade de dizer aos outros o que eles acham de um trabalho.
  • Etiquetas: Colocar etiquetas permite aos usuários categorizar os itens com uma palavra-chave ou termo associado àquele item. Por exemplo, uma biografia sobre a lenda do beisebol Babe Ruth poderia ser marcada com as etiquetas “beisebol”, “biografia”, “Yankees”, “Bambino”, “celebridade” ou qualquer outro descritor que o usuário considerar aplicável. Quando outro usuário do WorldCat realizar uma pesquisa usando uma dessas etiquetas, a biografia de Babe Ruth será um dos itens que aparecerão nos seus resultados de pesquisa.
  • Pesquisas salvas: Quando um usuário cria uma pesquisa, ele pode salvá-la para realizá-la novamente no futuro. Especialmente útil para genealogistas, estudantes/professores universitários ou pesquisadores de assuntos específicos, o recurso de pesquisas salvas pode economizar horas ao eliminar a necessidade de reconstruir parâmetros de pesquisa particularmente complicados.
  • Bibliotecas favoritas: Os usuários podem criar listas de suas bibliotecas favoritas com links para os respectivos sites. Em seguida, quando os resultados de pesquisa forem retornados, os resultados das bibliotecas “favoritas” serão sempre priorizados no topo com um coração vermelho ao lado deles.

Há ferramentas de rede sociais adicionais para o WorldCat.org em sites externos (de terceiros), como o Facebook e o Twitter. Saiba mais sobre esses aplicativos e ferramentas.

Links imediatos para materiais on-line e digitalizados

Os usuários podem chegar rapidamente a conteúdo digitalizado por meio de links para o conteúdo integral quando disponível no HathiTrust, OAIster, CONTENTdm, Internet Archive, Google Livros, conteúdo de bibliotecas digitalizados no Amazon.com, Kirtas e outros fornecedores de conteúdo eletrônico.

Diversas opções de idioma na interface

Um usuário pode alternar a interface entre diversas opções de idiomas. (A seleção não afeta/limita o conjunto de resultados de pesquisas, nem a exibição de bibliotecas que possuem um item específico).

Encontre trabalhos adicionais pelo WorldCat Identities

Encontrado na seção “Details” (Detalhes) da exibição detalhada de registro, o menu suspenso “Find more information about” (Encontre mais informações sobre) conecta-se a uma página de perfil biográfico baseada em informações bibliográficas e associações armazenadas no WorldCat. Um perfil do Identities fornece uma página de referência exclusiva que, como um registro de item, pode ser vinculada a uma página social ou outro site de referência na Web e fornece mais uma porta para a experiência do WorldCat.org.

As pessoas retratadas podem ser autores, músicos, atores, diretores, personagens e muito mais. Um perfil do Identities normalmente inclui:

  • Uma visão geral com o número total de títulos publicados, idiomas nos quais esses títulos foram publicados, gêneros da história e funções que a pessoa assumiu (autor, intérprete, narrador, etc.).
  • Uma linha do tempo, que exibe por ano o número de publicações criadas por ou sobre a pessoa retratada.
  • Uma lista de títulos que as bibliotecas do WorldCat possuem, com breves descrições e arte de capa selecionada.
  • Indicador de nível de público
  • Uma “nuvem de etiquetas” de cabeçalhos de assunto de bibliotecas associados.
  • Links para outras identidades relacionadas, comumente associadas ao perfil atual.

Muitos elementos de um perfil do Identities — como linha do tempo e nuvem de etiquetas — fornecem um link para voltar aos respectivos registros de item do WorldCat.org ou resultados de pesquisa.

Transição fácil dos usuários ao WorldCat Local

O WorldCat.org serve como um conjunto de recursos base para o WorldCat Local para que os usuários possam se sentir à vontade em mudar de uma biblioteca individual para um consórcio e para exibições mundiais - além de mudar de uma biblioteca universitária para uma pública depois da formatura, por exemplo. Na verdade, o WorldCat.org pode seguir seus usuários em suas mudanças de cargo, aposentadoria, passagem do ensino médio para a faculdade e a vida adulta com seus recursos de interface comuns e aparência durante toda sua experiência de uso de biblioteca.