Latin America and Caribbean

Programas de qualidade externos (não OCLC)

A OCLC também participa dos seguintes programas externos para melhorar da qualidade dos registros do WorldCat.

  • PCC (Programa de Catalogação Cooperativa)

    Este programa, coordenado em conjunto pela Biblioteca do Congresso (EUA) e pelos participantes do PCC, procura aumentar o número de registros de qualidade, aumentar o número de catalogadores e de instituições catalogadoras que contribuem com os registros de nível nacional e desenvolver e manter padrões para registros mutuamente aceitáveis.

    O PCC abrange outros programas cujos registros também são distribuídos diretamente ao WorldCat ou indiretamente por meio da base de dados do Arquivo de autoridade da OCLC: NACO para registros de autoridade de nomes, SACO para registros de autoridade de assunto, BIBCO para registros bibliográficos e CONSER para registros de seriais (ver próximo).
  • CONSER (Publicações em série cooperativas on-line)

    Os membros do programa CONSER adicionam, autenticam e atualizam informações de catalogação de seriais no WorldCat e fazem a manutenção contínua dos registros do catálogo de seriais.

    A membresia do programa CONSER inclui bibliotecas nacionais dos Estados Unidos e Canadá (e seus respectivos centros de ISSN (Número de série padrão internacional)); bibliotecas selecionadas de universidade, do governo, de pesquisa, especiais e públicas; participantes do USNP (Programa de jornais dos Estados Unidos); associações de bibliotecas selecionadas e agências de assinatura e serviços de indexação e resumos.
  • USNP (Programa de jornais dos EUA)

    Este programa melhora muito a quantidade e qualidade de registros de jornais no WorldCat. As bibliotecas de repositório de jornais fornecem informações de catalogação ao banco de dados do USNP, com descrições detalhadas sobre quais volumes e edições de determinado jornal a biblioteca mantém.

    A base de dados do USNP deve abranger, ao todo, mais de 300.000 títulos de jornais publicados na América do Norte desde 1690, oferecendo não somente informações bibliográficas e de localização, mas também a preservação de coleções importantes e risco de desaparecimento.