Latin America and Caribbean

Licença de dados aberta para registros derivados do WorldCat

As bibliotecas que desejarem disponibilizar seus dados bibliográficos gratuitamente na Internet podem liberar seus dados de catálogo como dados vinculados, por exemplo, MARC21 ou MARCxml. Esses conjuntos de dados frequentemente contêm dados derivados do WorldCat pelo uso por parte da instituição de sistemas e serviços da OCLC. No ambiente da Web semântica, é uma prática recomendada fornecer dados juntamente com uma licença que defina claramente os termos nos quais os dados estão sendo disponibilizados.

Membros da cooperativa OCLC solicitaram aconselhamento da OCLC devido à atualização da política de uso de registros da OCLC e à publicação de Direitos e Responsabilidades do WorldCat para a cooperativa OCLC, que é o documento que orienta o uso de dados do WorldCat.

No todo, o documento Direitos e Responsabilidades do WorldCat descreve expectativas de comportamento, mas não é um contrato em si nem vinculativo quanto aos comportamentos de instituições-membro em relação a seus dados. A OCLC também possui responsabilidades em seu relacionamento, que incluem "modificação, enriquecimento ou reformatação" de dados contribuídos por membros e, particularmente, por seus Princípios compromete-se com:

  • "Facilitar a participação de bibliotecas, arquivos e museus como usuários autorizados de sistemas e serviços da OCLC" e;
  • "Responder a alterações na tecnologia e nas metas, na organização e nos contratos cooperativos de membros, de acordo com a finalidade pública da OCLC."

Embora a OCLC reivindique os direitos autorais do catálogo de grupo de bibliotecas do WorldCat integralmente como uma compilação, ela não reivindica direitos autorais dos registros individuais no WorldCat. O Conselho Global da OCLC solicitou aos membros que seguissem as diretrizes de Direitos e Responsabilidades do WorldCat como um conjunto de normas comunitárias ao utilizar e transferir registros individuais do WorldCat e conjuntos agregados desses registros.

A maioria dos catálogos de bibliotecas será composto por registros bibliográficos de várias fontes com diferentes reivindicações de propriedade intelectual associadas a diferentes categorias de registros com base no relacionamento da biblioteca com a fonte de fornecimento. Uma liberação do catálogo inteiro de uma biblioteca também teria, portanto, que permitir o reconhecimento de todos esses direitos variáveis nos registros.

Sem uma licença, os usuários nunca estarão certos de seus direitos às informações e isso pode ter um efeito prejudicial em inovações. Portanto, membros da OCLC preocupados em seguir as melhores práticas e que desejam fornecer a seus usuários uma base firme para desenvolver novos aplicativos, realizar análises, criar novas ferramentas ou criar novas coisas utilizando as informações de suas bibliotecas, desejarão fornecer uma licença para seus dados.

Após muita análise e discussão, a membresia da OCLC endossou a recomendação da licença Open Data Commons Attribution (ODC-BY). Ela é adequada para os tipos de dados em catálogos de bibliotecas, contempla a atribuição e é compatível com as obrigações na Seção 3.B. 1. Dos Direitos e Responsabilidades do WorldCat, que solicita a membros da OCLC que garantam conscientização sobre a política. Além disso, a estrutura ODC permite que um conjunto de normas comunitárias (nesse caso, Direitos e Responsabilidades do WorldCat) seja vinculado à licença ODC-BY.

A OCLC utilizou e implementou um aviso da licença ODC-BY para seus próprios projetos e recomenda-a a membros da OCLC que desejam liberar seus catálogos de biblioteca nos termos da estrutura de licença de dados abertos consistente com Direitos e Responsabilidades do WorldCat.