Latin America and Caribbean

Base de conhecimentos do ® WorldCat

Torne seu conteúdo eletrônico mais fácil de encontrar, usar e gerenciar

A base de conhecimentos do WorldCat combina dados sobre os recursos eletrônicos da sua biblioteca e recursos de conexão que possibilitam o acesso ao conteúdo e ajudam você a gerenciar os fluxos de trabalho relacionados a esses materiais. Diferentemente dos dados de uma base de conhecimentos tradicional, os dados da base de conhecimentos do WorldCat não estão vinculados a um aplicativo específico. Os dados da base de conhecimentos são adicionados e mantidos em um único lugar para uso por um número crescente de serviços da OCLC (e no futuro, também por serviços que não são da OCLC).

A funcionalidade da base de conhecimentos do WorldCat está incluída na sua assinatura da Catalogação da OCLC sem custos adicionais.

Usos da base de conhecimentos do WorldCat nos serviços da OCLC:

Resolução de links integrada em uma solução de gerenciamento de licença plena

A resolução OpenURL no novo serviço de Gerenciador de licenças OCLC é acionada pela base de conhecimentos do WorldCat. O Gerenciador de licenças vai além da resolução de links para fornecer um local central de gerenciamento das informações de contato de fornecedores dos termos de licença necessários para o gerenciamento de recursos eletrônicos. Ele inclui um centro de informações de fornecedores mantido globalmente e modelos para o gerenciamento global de termos de licenciamento públicos e compartilhados.

Resolução OpenURL no WorldCat Local

A base de conhecimentos do WorldCat permite links internos e externos do OpenURL e uma lista de periódicos de A a Z no serviço WorldCat Local.

Acesso com um clique a recursos eletrônicos dos resultados de buscas WorldCat Local

Usuários do WorldCat Local podem acessar conteúdo eletrônico como artigos completos e livros eletrônicos a partir dos resultados de uma busca com apenas um clique, quando os dados do acervo de uma biblioteca estão na base de conhecimentos do WorldCat. O link "View Now" (Exibir agora) conecta os usuários diretamente aos artigos completos, livros eletrônicos e objetos de acesso livre. Novo recurso:

  • Elimina os vários cliques que antes eram necessários para obter artigos on-line
  • Simplifica o acesso a itens disponíveis por meio de assinaturas de bancos de dados de bibliotecas e presentes em coleções digitais populares
  • Melhora o fluxo de trabalho do usuário e, em última instância, leva mais tráfego aos seus recursos eletrônicos

A funcionalidade do WorldCat Local habilitada para a base de conhecimentos do WorldCat está disponível sem custos adicionais para bibliotecas que utilizam o WorldCat Local, após elas terem carregado dados locais na base de conhecimentos.

Compartilhamento rápido e simples dos recursos de seu conteúdo eletrônico

Assinantes do Compartilhamento de recursos do WorldCat e do ILLiad se beneficiam da utilização da base de conhecimentos do WorldCat com:

  • Entrega rápida e simples de artigos on-line de suas coleções.
  • Compartilhamento rápido de recursos eletrônicos sem necessidade de localizar manualmente e recuperar os itens necessários, economizando tempo dos funcionários e reduzindo o tempo de resposta para os usuários de dias para minutos.
  • Reduz solicitações de empréstimo de itens que sua biblioteca possui.

Quando os dados locais da sua biblioteca estão presentes na base de conhecimentos do WorldCat, você aumenta a eficiência do modo como gerencia as solicitações de artigos e livros eletrônicos:

  • As bibliotecas que fazem empréstimos são identificadas com maior precisão e os URLS dos itens são passados diretamente às bibliotecas que fazem os empréstimos nas solicitações de ILL. Em muitos casos, os funcionários podem concluir uma transação de empréstimo em poucos minutos, sem mesmo sair de suas mesas.
  • Quando um usuário envia uma solicitação de empréstimo de um item que a biblioteca já possui, o recurso de Direct Request de artigos envia para você um link para o item com uma observação indicando que sua biblioteca possui o item. Esse recurso ajuda os funcionários a processarem com mais eficiência as solicitações recebidas de artigos eletrônicos que você possui.

A funcionalidade está disponível sem custo adicional para bibliotecas que usam o Compartilhamento de recursos do WorldCat ou o ILLiad, após terem carregado dados na base de conhecimentos do WorldCat.

Como funciona

Libraries load/add their knowledge base subscription details. Content providers supply details for every electronic resource collection they provide. End users get the shortest path to the full text to which their library subscribes. (Click to enlarge.)

Visão geral da base de conhecimentos do WorldCat. (Clique para aumentar.)

A base de conhecimentos do WorldCat reúne dados sobre o conteúdo licenciado da sua biblioteca e recursos de vinculação que permitem acesso a esse conteúdo. A base de conhecimentos é composta por:

  • Dados da coleção—As bases de dados ou pacotes comprados pela sua biblioteca. Os provedores de conteúdo regularmente adicionam e alteram os metadados desses materiais, e a base de conhecimentos do WorldCat é atualizada para refletir as alterações.
  • Dados de títulos—Títulos que são parte de uma coleção, incluindo metadados descritivos e de identificação.
  • Dados de acervos—Um inventário dos títulos que a sua biblioteca ou consórcio assina. Inclui a cobertura de cada título e os períodos de embargo. Os dados são atualizados por sua biblioteca ou pelo programa de coleta da OCLC.

Lógica de vinculação—Os dados de citações e a afiliação de sua instituição são unidos à lógica de vinculação definida pela base de conhecimentos para criar um link para o texto na íntegra de um artigo ou para um título. A base de conhecimentos do WorldCat usa uma ferramenta de gerenciamento de licenças associada para se conectar aos dados de licenças da sua biblioteca. Ela permite a identificação das coleções que sua biblioteca pode emprestar para outras bibliotecas e inclui instruções de como fazer isso.

Crie suas próprias utilizações para a base de conhecimentos do WorldCat. Uma API da base de conhecimentos está disponível, permitindo que os membros criem suas próprias soluções exclusivas. Informações adicionais e suporte para a API estão disponíveis por meio da OCLC Developer Network.

Desde que March 2014 , a base de conhecimentos do WorldCat fornece acesso a 15.14 million rregistros de materiais eletrônicos de 5,720 provedores. A base de conhecimentos continuará crescendo por meio das contribuições dos provedores de conteúdo e bibliotecas-membro.

In the future

Futuramente, a base de conhecimentos do WorldCat será disponibilizada para uso de mais serviços da OCLC para os quais sua biblioteca possui uma assinatura e também de serviços que não são da OCLC. Planejamos com provedores de conteúdo para coletar dados diretamente para a base de conhecimentos do WorldCat, economizando tempo e esforço das bibliotecas.

Coloque a base de conhecimentos do WorldCat para trabalhar pela sua biblioteca

É necessário ter a assinatura completa da Catalogação da OCLC para usar a funcionalidade da base de conhecimentos do WorldCat. A base de conhecimentos do WorldCat está incluída na sua assinatura da Catalogação sem custos adicionais.

Para utilizar a base de conhecimentos do WorldCat, preencha um formulário de solicitação, da base de conhecimentos, adicione dados sobre suas coleções eletrônicas à base de conhecimentos e ative a funcionalidade a partir do módulo Configuração de serviço.

O parceiro da OCLC Pubget oferece um processo automatizado de carregamento de dados para a base de conhecimentos do WorldCat. Por meio deste processo, funcionários da biblioteca fornecem informações de logon e senha para os recursos eletrônicos que sua biblioteca assina. O Pubget recupera, então, informações atualizadas de acervos diretamente dos sites dos provedores de conteúdo e as fornece à OCLC para que sejam adicionadas à base de conhecimentos. Após o carregamento inicial, as atualizações do acervo são feita automaticamente. O processo como Pubget economiza tempo dos funcionários da biblioteca porque elimina a necessidade de transferir manualmente informações do acervo de um sistema local continuamente. Além disso, como o Pubget interage diretamente com os provedores de conteúdo, muitas bibliotecas concluíram que este processo lhes confere um acesso mais abrangente que os outros métodos de atualização ao conteúdo que elas licenciam.

Outras opções para adicionar os dados locais da sua biblioteca à base de conhecimentos são:

  • Adicione e mantenha seu acervo usando a interface de criação de perfil da base de conhecimentos.
  • Use um processo de carregamento de dados para carregar o conteúdo a partir de uma base de conhecimentos existente. O processo de carregamento de dados fornece à sua biblioteca a capacidade de usar sua base de conhecimentos atual junto com a base de conhecimentos do WorldCat.

As informações de acervo na base de conhecimentos do WorldCat são sincronizadas diariamente aos registros do banco de dados do WorldCat, para garantir que o WorldCat contenha informações atualizadas sobre os recursos eletrônicos disponíveis na sua biblioteca.

Envie o formulário de solicitação para dar início ao uso da base de conhecimentos do WorldCat. Um gerente de implementação da OCLC irá lhe oferecer consultoria para configurar seu uso da base de conhecimentos.

“Com a de conhecimentos do WorldCat e o Gerenciador de licenças, podemos fazer empréstimos diretos entre bibliotecas. Nós não precisamos ir até nosso resolvedor de links para ver se temos o item, podemos ver no sistema se o temos ou não. E nós podemos relacionar acervos ao conteúdo eletrônico diretamente no sistema com um clique.”

Elliot Polak, chefe de tecnologia bibliotecária da Universidade de Norwich

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »