América Latina e Caribe

Como funciona a Plataforma OCLC WorldShare

A Plataforma OCLC WorldShare expõe os dados via serviços Web e APIs em uma forma consistente e estruturada para a reutilização, remix e recontextualização. Sistemas diferentes e fluxos de dados de diversos fornecedores podem ser unificados em um único espaço de trabalho neutro.

Os aplicativos podem ser criados pela OCLC, por bibliotecas e parceiros e então submetidos à App Gallery. Uma vez submetidos, o pessoal da OCLC garantirá que um aplicativo funcione como esperado e, então, torná-lo disponível através da WorldShare App Gallery, onde ele pode ser compartilhado com a comunidade. O pessoal da biblioteca e os usuários podem então instalar aplicativos no mesmo espaço usado para gerenciar coleções e fluxos de trabalho.

Quanto mais bibliotecas, desenvolvedores e parceiros participarem, mais útil a plataforma se torna.

Desenvolvedores, parceiros e a OCLC podem adicionar aplicativos e compartilhá-los na App Gallery. O pessoal da biblioteca pode ver os aplicativos e adicioná-los diretamente em seu espaço de trabalho atual.

Desenvolvedores, parceiros e a OCLC podem adicionar aplicativos e compartilhá-los na App Gallery. O pessoal da biblioteca pode ver os aplicativos e adicioná-los diretamente em seu espaço de trabalho atual.

Serviços Web que podem ser descobertos

A Plataforma OCLC WorldShare fornece acesso a uma ampla gama de serviços Web. Estes serviços de máquina para máquina, conhecidos como APIs, conectam as interfaces do usuário aos dados subjacentes e faz com que as pessoas possam cria valor para os membros da comunidade da biblioteca, ai criar aplicativos que trabalham dentro dos produtos OCLC e em outros ambientes.

Serviços de dados + serviços de lógica corporativa = Serviços web

Os APIs disponíveis através da OCLC WorldShare Platform são uma combinação de "serviços de dados" e de "serviços de lógica corporativa" (Coletivamente "Serviços Web") que podem ser usados pela OCLC e por aplicativos de terceiros. Os serviços de dados fornecem acesso de leitura e escrita direto aos dados centrais da biblioteca: WorldCat, base de conhecimento WorldCat e WorldCat Identities. Os serviços de lógica corporativa, enquanto isso, oferecem acesso à funções de serviços corporativos e transacionais, tais como circulação central, autenticação, aquisições e gerenciamento de licença.

A Plataforma OCLC WorldShare inclui serviços Web de leitura e leitura/escrita. Alguns serviços já estão disponíveis há algum tempo, tais como os serviços WorldCat Search API, xISBN e xISSN. Outros são novos, tais como o serviço NCIP que suporta check-in, check-out e mensagens de solicitação, diversos serviços relacionados à aquisição e o API base de conhecimento WorldCat.

Dados da biblioteca e canais de suprimento

Os dados da biblioteca disponíveis através do WorldCat e da WorldShare Platform incluem milhões de artigos, e-books, e materiais visuais, juntamente com mapas, partituras, gravações de som, folhetins, conferências, materiais de arquivo, recursos da internet, livros e mais. Daqui para frente, o WorldCat e a WorldShare Platform vão conectar ainda mais dados sobre as bibliotecas:

  • Mais dados sobre a "coleção coletiva" da biblioteca: materiais licenciados, coleções especiais, materiais de acesso aberto
  • Mais dados institucionais: registros de fornecedores, dados de clientes e informações da biblioteca, tais como horas abertas e políticas de crédito
  • Dados transacionais de fluxo de trabalho: dados de aquisição e circulação, resolvedor transações, operações da base de conhecimento, pesquisa e empréstimo entre as bibliotecas

Um ambiente para inovação coletiva

O OCLC WorldShare App Gallery oferece uma estrutura para a comunidade de desenvolvimento de bibliotecas e provedores de serviço de terceiros para fazer uso do OCLC Web e dos serviços de dados para criar e compartilhar aplicativos e integrá-los em seus fluxos de trabalho local. Para muitos aplicativos, uma opção de instalação simples e aponte-e-clique, permite que a equipe identifique um aplicativo de interesse e incorpore novas funcionalidades em uma interface de produtos existentes da OCLC. As bibliotecas podem aprimorar a funcionalidade de um produto ao adicionar um aplicativo diretamente em seu espaço de trabalho atual, no contexto de um fluxo de trabalho específico.

A Plataforma OCLC WorldShare usa a tecnologia OpenSocial com o Apache Shindig como os recipientes de software. Diversas organizações de grande porte, como Google, Yahoo!, Ning e Elsevier usam o OpenSocial, e está rapidamente se tornando a forma padrão da indústria para integrar aplicativos e dados.