Latin America and Caribbean

  • Português

Visão geral

O encontro da tecnologia com a oportunidade: A resolução cooperativa dos problemas de serviços de gerenciamento

Os membros da OCLC já deixaram claro: as bibliotecas precisam lidar com poucos recursos, sistemas incompatíveis e problemas de manutenção local. A demanda de serviços bibliotecários nunca foi tão alta, e respostas novas e inovadoras são necessárias para enfrentar esses desafios. Os objetivos dos Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC são economizar tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, simplificar os fluxos de trabalho das bibliotecas. Um Conselho Consultivo, bibliotecas piloto, os primeiros adeptos e a comunidade de usuários dos Serviços de gerenciamento WorldShare estão todos comprometidos em desenvolver esses serviços para atender a essas necessidades.

Membros que utilizam os serviços de catalogação e compartilhamento de recursos do WorldCat já são beneficiados pelo trabalho de outras bibliotecas. Da mesma forma, compartilhar mais elementos de dados, processos e novos aplicativos será de grande utilidade para a comunidade global de bibliotecas. Essencialmente, os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC fornecem um ambiente para novas oportunidades de compartilhamento.

Compartilhamento de dados, aplicativos e melhorias no fluxo de trabalho

Com os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC, a OCLC transferirá para a Web funções corriqueiras, porém fundamentais das bibliotecas, incluindo aquisições, circulação, assinatura e gerenciamento de licenças. Isso melhorará o custo-benefício para as bibliotecas e um aproveitamento que não seria possível utilizando sistemas especializados e incompatíveis.

Trabalhando juntas, as bibliotecas podem compartilhar dados, aplicativos e melhorias no fluxo de trabalho com instituições semelhantes, usuários finais e parceiros. E como os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC são construídos em uma plataforma aberta e colaborativa, as bibliotecas podem adicionar recursos e funções que contemplem as necessidades específicas de suas comunidades. Aquelas que não tiverem recursos de desenvolvimento podem aproveitar os aplicativos desenvolvidos por outros membros da comunidade bibliotecária.

Os resultados para você e seus usuários? Você poderá concentrar um número maior dos seus recursos em necessidades mais urgentes da sua comunidade e na inovação local. Quando os serviços básicos forem menos caros, mais coesos e fáceis de usar, você terá mais tempo livre para cuidar do que for mais importante para seus usuários e sua comunidade.

Qual é o diferencial dos Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC?

Destacando-se dos serviços de gerenciamento de bibliotecas convencionais, os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC são verdadeiramente revolucionários. Eles têm as vantagens de:

  • Aproveitar o tamanho e escopo do WorldCat, o maior catálogo de bibliotecas do mundo, e a cooperativa OCLC;
  • Permitir que dados sobre serviços de back-office sejam compartilhados;
  • Funcionar inteiramente na Web, eliminando muitos problemas de suporte;
  • Integrar-se a funções de descoberta e fornecimento e
  • Fornecer dados, ferramentas e serviços que programadores e desenvolvedores de qualquer organização, independentemente do tamanho, podem usar para criar aplicativos e compartilhar ideias.

Segundo nossos membros, os custos dos "negócios de sempre" são inaceitavelmente altos. Transferir os serviços de gerenciamentos para a Web é a próxima e lógica etapa.

Requisitos dos serviços de gerenciamento na Web

Estamos projetando e desenvolvendo sistemas Web que forneçam:

  • Segurança: Proteções para hardware e software que garantam a segurança das operações.
  • Privacidade: Dados privados são dados privados. Isso vale para aplicativos e sistemas locais, e também para informações associadas que ficam na Web (consulte o Compromisso da OCLC com a segurança dos serviços bibliotecários).
  • Escalabilidade: Uma solução que atende às necessidades de membros da cooperativa de todos os portes, bibliotecas independentes, grupos e consórcios regionais.
  • Disponibilidade: Rigorosos padrões técnicos se traduzem em disponibilidade de serviços e sistema. O tempo de inatividade para bibliotecas participantes será completamente minimizado.

Entre em contato conosco para solucionar dúvidas sobre os Serviços de gerenciamento WorldShare ou

solicitar uma sessão on-line informativa para sua biblioteca.