Latin America and Caribbean

Empréstimos entre Bibliotecas do WorldShare

Com o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare você pode:

Bandeiras do mundo

Compartilhe recursos com milhares de bibliotecas no mundo todo

Pessoa utilizando um computador com tela sensível ao toque

Disponibilize documentos eletrônicos facilmente e com segurança

E-reader

Simplifique o compartilhamento de recursos eletrônicos

Mouse

Automatize muitos aspectos do processo do ILL

Bibliotecário

Economize dinheiro enquanto consolida o gerenciamento de taxas do ILL

Ilustração de gráfico de barras

Analise padrões para tomar emprestado e para emprestar


Compartilhe recursos com milhares de bibliotecas no mundo todo

Mais de 9.000bibliotecas em 49países usam a rede WorldShare ILL para tomar emprestado e para emprestar materiais entre si. Isso permite o acesso de usuários a uma coleção enorme de recursos bibliográficos. Também fornece à sua biblioteca um serviço integrado para todos os tipos de materiais, incluindo itens físicos, eletrônicos e digitais. O WorldShare ILL obtém dados de itens em coleções bibliográficas de mais de328 milhões itens e 2 bilhãoacervos no WorldCat®. Para obter dados de artigos, a base de conhecimento do WorldCat fornece informações sobre 12.000as coleções de conteúdo.

Bandeiras do mundo

Disponibilize documentos facilmente e com segurança

O Article Exchange fornece uma localização simples e segura onde as bibliotecas no mundo todo que oferecem empréstimo podem inserir artigos digitalizados ou capítulos de livros obtidos através do ILL para que os solicitantes possam recuperá-los facilmente. Os arquivos ficam disponíveis por 30 dias ou para até 5 downloads e são apagados automaticamente depois disso. Completamente integrado dentro do WorldShare ILL e incluído sem custo adicional, o Article Exchange agrega conveniência e segurança para o compartilhamento de artigos através do empréstimo entre bibliotecas.

Incluído na assinatura de compartilhamento de recursos da OCLC sem custo adicional, os usuários podem fazer o upload de até 1.000 arquivos por dia, por autorização. Não há limite para o número de documentos que um usuário de biblioteca pode recuperar diariamente. Arquivos de até 60 MB, inclusive documentos em alta resolução, podem ser colocados no site para que os usuários possam retirá-los.

O Article Exchange elimina os problemas com a segurança frequentemente encontrados quando os documentos são transmitidos por e-mail, não querer o download de nenhum software ou acordos especiais para acessá-lo através de um firewall e fornece acesso independente à plataforma a partir de PCs, MACs ou outros sistemas operacionais.

"A principal razão pela qual nós usamos o Article Exchange é que é realmente fácil implementá-lo dentro de nosso fluxo de trabalho. (Ele também) permite que nós compartilhemos mais a nossa coleção porque temos a possibilidade de emprestar mais periódicos, o que antes nós tínhamos que recusar. Nós aumentamos nosso número de empréstimos em cerca de 30%, o que é realmente ótimo".

Joanne McIntyre
Gerente do empréstimo entre bibliotecas na Levy Library

Aprenda como o Article Exchange é usado na Biblioteca Levy da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai.

Uma versão personalizada da ferramenta Article Exchange também está disponível. Ela fornece uma personalização local aumentada, incluindo opções de logomarca e cores, as quais ajudam a reforçar a marca da biblioteca e a disponibilidade do serviço.

A versão personalizada suporta arquivos de até 120 MB (comparados a 60 MB da versão básica). O suporte a arquivos maiores é particularmente para documentos maiores como recursos médicos cheios de imagens. A versão personalizada também transmite documentos nos formados .doc e .docx que usuários com deficiência visual podem acessar através de leitores de tela e dispositivos relacionados.

Uma lista de documentos compatíveis com o Article Exchange está disponível aqui.

Solicite a versão personalizada do Article Exchange.

Alunos usando computadores com tela sensível ao toque

Simplifique o compartilhamento de recursos eletrônicos

O compartilhamento de artigos aportado pela base de conhecimento do WorldCat simplifica a maneira que sua biblioteca compartilha recursos eletrônicos, tais como artigos de jornais e e-books. Bibliotecas fornecedoras de empréstimo recebem pedidos com links diretos para artigos que elas possuem e que são licenciadas para fornecimento. A equipe da ILL pode recuperar rapidamente itens necessários sem ter que consultar manualmente os sites para determinar a localização do item. Assim como com materiais físicos, você também pode configurar os perfis que definem os critérios que determinam se as solicitações devem ser processadas manualmente ou enviadas automaticamente para um emprestador qualificado e se podem ser feitas solicitações de itens que sua biblioteca já possui.

Depois de adicionar os dados de sua base de conhecimentos à base de conhecimentos do WorldCat e implementar a funcionalidade, sua biblioteca pode aproveitar as vantagens aumentar a exibição dos empréstimos de artigos eletrônicos. Se um emprestador selecionado possuir o artigo eletrônico e puder emprestá-lo, o serviço exibirá um link direto do artigo para a biblioteca que fará o empréstimo. Os funcionários dessa biblioteca usam o link para acessar diretamente o artigo na íntegra. O emprestador pode, em seguida seguir as instruções (se fornecidas) e fornecer um PDF para a instituição que tomará o empréstimo via ILLiad®, Odyssey, ARIEL ou outro método.

Quando a biblioteca que pede o empréstimo e a que concede, ambas usuárias do Direct Request (Solicitação direta), carregaram suas bases de conhecimentos locais à base de conhecimentos do WorldCat, o sistema identifica as bibliotecas que fazem empréstimos com mais exatidão e passa o URL do item necessário diretamente à biblioteca que faz o empréstimo na solicitação de ILL. Isso elimina as entediantes etapas manuais de consultar diversas interfaces de serviços para localizar um item necessário e, em seguida, consultar uma fonte separada para determinar as políticas de empréstimos definidas pelos provedores de conteúdo. Também reduz solicitações de empréstimo de itens que sua biblioteca possui.

Desde abril de 2014, 714 bibliotecas têm aumentado o compartilhamento de conteúdo eletrônico utilizando a base de conhecimento do WorldCat. À medida que mais bibliotecas adicionem seus dados locais e ativem o compartilhamento de artigos, as bibliotecas que emprestam receberão um número crescente de solicitações de empréstimos com links diretos para artigos eletrônicos de suas coleções que elas têm licença para emprestar.

Você pode ver uma lista das coleções da base de conhecimentos WorldCat para as quais pelo menos seis bibliotecas configuraram termos de licença de empréstimo entre bibliotecas e mais de 75% das bibliotecas concordam com a configuração Sim/Não de empréstimo entre bibliotecas. O número em porcentagem indica o percentual de bibliotecas que têm os acervos configurados para uma coleção que indicaram que os termos de licença permitem o empréstimo entre bibliotecas dos conteúdos daquela coleção.

Veja uma lista de coleções liberadas para empréstimo entre bibliotecas »
(Arquivo Excel)

Continuaremos a atualizar essas informações à medida que mais bibliotecas adotem o uso da base de conhecimentos WorldCat para dar suporte ao compartilhamento de recursos eletrônicos por meio do Empréstimo entre bibliotecas do WorldCat e do ILLiad.

Saiba como começar a usar a base de conhecimentos do WorldCat hoje.

E-reader visualizando um artigo

Automatize muitos aspectos do processo do ILL

O WorldShare ILL substitui muitos processos manuais tradicionalmente exigidos para selecionar emprestadores, determinar a disponibilidade de itens necessários antes de solicitá-los e identificar a taxas dos emprestadores. A inserção manual de dados para elementos tais como endereços de bibliotecas e mensagens usadas com frequência é eliminada virtualmente pelos elementos de dados configurados e mantidos dentro do serviço.

Como emprestadora, sua biblioteca pode definir políticas dentro do Diretório de políticas da OCLC para declinar automaticamente solicitações do ILL com base em critérios como:

  • tipo de serviço da solicitação (cópia/empréstimo),
  • associação de grupo,
  • custo,
  • idade do material,
  • tipo de formato e
  • grupo de acervos personalizados.

O resultado é um menor número de solicitações para sua equipe considerar que sua biblioteca não pode assumir. Essas solicitações são direcionadas aos emprestadores adequados, a fim de que os usuários recebam rapidamente seus itens solicitados.

O recurso de dados constantes do WorldShare ILL economiza tempo tanto para tomadores de empréstimo quanto para emprestadores. Com ele, uma biblioteca pode criar registros de dados que simplificam e otimizam a entrada de dados nas solicitações e formulários de empréstimos. A equipe do ILL pode criar registros de dados constantes que se adaptem a qualquer tomada de empréstimo de rotina. Por exemplo:

  • Se você processa todas as transações de ILL em sua biblioteca principal, mas quer que os emprestadores enviem os materiais diretamente para as filiais quando for adequado, você pode criar um registro de dados constantes diferente para cada uma de suas filiais. Isto elimina a necessidade de completar este dado manualmente em cada solicitação.
  • Se você preferia o método de entrega por cópias, como o Article Exchange, você pode criar um registro de dados constantes para evitar ter que indicar isso manualmente em todas as novas solicitações que criar.

Da mesma forma, bibliotecas que emprestam via ILL podem criar um registro de dados constantes que se adapte a qualquer empréstimo de rotina. Por exemplo, você pode criar um registro de dados constantes para todos as informações do perfil "devolver a" em solicitações de empréstimo para que você não tenha que incluir essa informação manualmente em cada solicitação.

Mouse

Economize dinheiro enquanto consolida o gerenciamento de taxas do ILL

Uma exclusividade da OCLC, o recurso de Taxa de gerenciamento (IFM) do Empréstimos entre bibliotecas ILL permite ajustar os custos e os pagamentos do compartilhamento de recursos em sua fatura mensal da OCLC. As bibliotecas participantes têm informado uma economia média de mais de U$45 em cada solicitação através da eliminação de faturas e de emissão de cheques para transações individuais.

Para bibliotecas que tomam empréstimo, é fácil utilizar o recurso clicando em uma caixa de seleção e inserindo o custo máximo que você está disposto a pagar por um item no formulário da ILL. Sua fatura mensal da OCLC incluirá as seguintes linhas de itens adicionais, mostrando:

  • débito da tomada de empréstimo entre bibliotecas IFM,
  • cobrança de débitos da sua biblioteca na tomada de empréstimo de itens,
  • crédito do empréstimo entre bibliotecas IFM,
  • créditos que sua biblioteca recebe pelo fornecimento de itens e
  • cobranças da transação do IFM.

Futuras melhorias no Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare permitirão usar a IFM para pagar materiais de provedores de conteúdo, além de bibliotecas que fazem empréstimos.

OBSERVAÇÃO: A partir de 1º de julho de 2014, uma taxa de U$0,25 será adicionada para cada solicitação de empréstimo preenchida através do IFM. Esta pequena taxa ajuda os investimentos da OCLC em expandir o uso do IFM pelos membros da ILL da OCLC. Esta informação foi incluída na mensagem de renovação de assinatura anual da ILL, enviada na segunda quinzena de abril de 2014.

Bibliotecários utilizando um computador

Analise padrões para tomar emprestado e para emprestar

Uma variedade de relatórios podem ajudá-lo a analisar seu fluxo de compartilhamento de recursos ou padrões de empréstimo. É possível compartilhar dados significativos com sua equipe de desenvolvimento de coleções, administradores e entidades de financiamento.

  • Gerenciamento de taxas: Os relatórios detalhados mensais enumeram os débitos e créditos de cada biblioteca em sua fatura da OCLC. O relatório é gerado automaticamente para bibliotecas que usam o Gerenciamento de taxas.
  • Razões para recusar: Os relatórios mensais sobre atividades de empréstimo ajudam os emprestadores a avaliar os índices de atendimento de solicitações, além de ajudar os usuários que fazem empréstimos a refinar seus grupos de acervos personalizados. Relatórios fornecidos em formatos delimitados por aspas ou vírgula.
  • Reciprocidade: Use as estatísticas do Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare para gerar relatórios sobre as atividades de empréstimo de sua biblioteca com bibliotecas de sua escolha. Estes dados podem ser usados para gerenciar as parcerias de empréstimo entre bibliotecas, como acordos de empréstimo recíproco. Obtenha este relatório na seção "Avaliação" no site Estatísticas de uso da OCLC .
  • Relatórios de emprestadores: Crie relatórios para rastrear informações sobre emprestadores como índices de atendimento de solicitações e tempo médio de resposta para o período que você especificar.
  • Atividade mensal: Imprima um relatório sobre a relação entre empréstimos, solicitações atendidas e não atendidas, tempo médio de resposta mensal para o recebimento de itens e muito mais.
  • Estatísticas de gerenciamento do compartilhamento de recursos: Personalize os dados gerais mensais sobre a atividade do Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare usando sua própria planilha ou programa de banco de dados.

Esses relatórios estão disponíveis como parte da assinatura do ILL da OCLC.

Gráfico de barras

Compartilhamento feito sob medida para grupos de bibliotecas

Os grupos de bibliotecas e os consórcios podem atingir um conjunto eficiente e econômico de coleções com o Compartilhamento de Recursos do WorldCat. A configuração é simples, principalmente se os participantes já forem instituições-membro da OCLC. As bibliotecas do grupo conseguem adicionar seus acervos facilmente ao WorldCat, para que fiquem visíveis aos usuários durante pesquisas no WorldShare.

Veja uma lista de grupos de compartilhamento de recursos »

Organizações GAC (Capacidade de acesso de grupo), associações de bibliotecas unidas por assunto, localização ou outro atributo também podem usar o Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare. Todos os membros têm acesso aos registros bibliográficos, localizações e resumo do acervo dos demais. O maior desses grupos é o Libraries Very Interested in Sharing (LVIS - Bibliotecas muito interessadas em compartilhar).

A OCLC criou sua própria organização GAC de compartilhamento global para facilitar os empréstimo entre países.

Saiba como sua instituição pode fazer parte dela »

Futuras funcionalidades do WorldShare ILL

O Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare está constantemente aprimorando-se com novas funcionalidades. A tabela abaixo lista as melhorias recentes e planejadas do Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare. Detalhes adicionais sobre os recursos adicionados recentemente ao serviço são fornecidos nas Notas de versão do WorldShare ILL.

Navegadores testados com o WorldShare ILL em agosto de 2014 são:

  • Chrome versão 35.0.1916.153 m
  • Firefox 30
  • Microsoft Internet Explorer, versões 9 e 10

Recursos lançados recentemente e melhorias planejadas

Recurso Dados de disponibilidade
Atualização do manual para emprestadores que considerem substituir a auto-atualização Disponível
Atualização do manual para tomadores de empréstimo não-revisado a revisado para substituir a auto-atualização Disponível
Reimpressão pelo solicitante de tiras de livros e etiquetas de remessa Disponível
Reimpressão pelo cedente de tiras de livros, etiquetas de remessa e adesivos de livros Disponível
Link direto para os usuários que solicitam e cedem os empréstimos para entradas do Diretório de políticas Disponível
Os usuários que solicitam empréstimo podem devolver itens anteriormente marcados como Perdidos (recebidos mas desaparecidos)
Disponível
Prazo adicionado à tira de livro do cedente
Disponível
Dados adicionais são exibidos no painel de solicitações do cedente
Disponível
Dados de referência incluídos no impresso das solicitações do cedente Disponível
Preenchimento automático dos 10 endereços de e-mail mais recentes nos formulários de e-mail
Disponível
As solicitações encerradas exibem o prazo, a data de recebimento e a data de envio
Disponível
Atualização do cedente para o Article Exchange depois de responder Sim a uma solicitação
Disponível
Seletor rolante de dados constantes Disponível
Feche todas as janelas de busca simultaneamente Disponível
Exibição do cedente de solicitações de artigos mostra apenas os campos que contêm dados
Disponível
15 cedentes inseridos automaticamente às solicitações feitas por clientes através da solicitação direta da ILL
Disponível
Melhorias para tela de busca avançada
Disponível

Campos adicionais mostram os resultados de "descubra itens"

  • Data de publicação serial (MARC 362)
  • Gênero/forma (MARC 655, cabeçalhos de gênero, 648 e 653)
Disponível
O mostrador Default All Holdings inclui 100 bibliotecas Disponível
Iniciação de solicitação pela equipe no ILL a partir do WorldCat Discovery
Agosto de 2014
Formulário personalizável de solicitação de usuário no WorldCat Discovery Agosto de 2014
Suporte de impressão em A4 Setembro de 2014
Limpar todos os fluxos de impressão
Setembro de 2014
Atualizações opcionais quando imprimir lote Tomador de empréstimo: Não revisado a Revisado e Cedente: Novo - Considerando
Setembro de 2014
Dias do diretório de políticas para responder o indicador por 24 ou 48 horas A determinar
Limpando todos os fluxos de impressão A determinar
Copyright Clearance Center Obtenha Agora a integração com o WorldShare ILL A determinar
Formulário de solicitação OpenURL A determinar
Fluxos de trabalho de reembolsos e materiais perdidos do IFM A determinar
Acionamento do IFM do Shipped A determinar

 

Outras melhorias recentes do WorldShare ILL incluem:

  • Limpa todas as pesquisas anteriores do WorldCat
  • Adiciona campo de verificação de descrição física
  • Exibição de detalhes bibliográficos adicionais:

- Títulos anteriores e posteriores

- 856 URLs

- Notas do conteúdo com subcampos adicionais

Veja uma lista dos problemas conhecidos do serviço Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare.

Saiba mais

Logomarca dos Serviços de gerenciamento do WorldShare

O Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare está disponível como serviço autônomo ou como parte do pacote dos Serviços de gerenciamento do WorldShare.

Saiba mais sobre os Serviços de gerenciamento do WorldShare »

Notícias recentes