Latin America and Caribbean

Normas comunitárias

Você navegou até esta página porque está interessado em utilizar um conjunto de dados que contém dados bibliográficos da base de dados do WorldCat mantida pela OCLC. Agradecemos por seu tempo e esforço para saber mais sobre nossas normas comunitárias.

As instituições-membro da OCLC solicitam que o uso dos dados bibliográficos seja consistente com as normas comunitárias da cooperativa OCLC estipuladas em Direitos e Responsabilidades do WorldCat perante a Cooperativa OCLC (as "Normas comunitárias"). As mais de 26.000 bibliotecas-membro da cooperativa OCLC trabalharam muito por mais de 40 anos para criar o WorldCat. Seguir as Normas comunitárias ajuda a oferecer suporte à OCLC e tem impacto direto em nossa capacidade de continuar a fornecer dados.

Como a OCLC recomendou e muitos membros da OCLC optaram por utilizar a licença Open Data Commons Attribution (uma licença aberta) para seus conjuntos de dados com informações bibliográficas, solicitamos que você também cumpra Normas comunitárias ao utilizar dados bibliográficos na base de dados. As Normas comunitárias são resultado de um longo processo colaborativo com bibliotecas-membro da OCLC, incluindo muitas das principais instituições de empréstimo no mundo, que pensaram em como manter os serviços da OCLC sustentáveis e de alta qualidade. A OCLC fornece infraestrutura importante e serviços necessários à comunidade global de bibliotecas e, consequentemente, solicitamos que você revise as normas comunitárias e siga-as caso esteja utilizando dados bibliográficos na base de dados para outros fins que não estudo ou pesquisa.

As Normas comunitárias permitem aos usuários de dados bibliográficos na base de dados:

  1. "Carreguem ou incorporem tais dados em seus catálogos de bibliotecas, ou em seus sistemas de descoberta ou compartilhamento de recursos e em outros serviços intrainstitucionais.
  2. Usem tais dados para fins de suporte a descoberta de coleções e compartilhamento de recursos, verificação bibliográfica, estudo privado, aprendizado e ensino, e pesquisas acadêmicas e científicas.
  3. Transfiram ou disponibilizem tais dados a acadêmicos individuais para suas pesquisas ou estudos acadêmicos ou científicos, a consórcios de bibliotecas ou agências públicas que trabalham em nome de bibliotecas, ou a outras instituições bibliotecárias, educacionais, culturais ou acadêmicas (por exemplo, museus, arquivos, sociedades históricas, institutos de pesquisa), sejam essas instituições membros ou não da OCLC, para fins de reutilização institucional ou colaborativa dessas organizações.

    Nesses casos, a transferência ou disponibilização de dados do WorldCat e seus usos subsequentes (incluindo cópia, exibição, publicação, modificação, reformatação e/ou criação de obras ou serviços) devem ser realizados seguindo as Normas comunitárias de membros da OCLC, a finalidade pública da OCLC e a intenção de sua política.

  4. Transfiram ou disponibilizem os dados do WorldCat que representem seus próprios acervos a agentes contratados para realizar serviços em seu nome que beneficiem diretamente o membro da OCLC (por exemplo, compartilhamento de recursos com pares ou consórcios, controle de autoridade automatizado, aumento de visibilidade de coleções).
    1. Nesses casos, membros da OCLC devem se assegurar de que haja um acordo por escrito com todo o agente que limite o uso por parte do agente de dados do WorldCat para realizar os serviços contratados pelo membro da OCLC. Uma amostra de redação para tais acordos entre membros e seus agentes pode ser encontrada em Apêndice 1 do documento Direitos e Responsabilidades do WorldCat.
    2. Caso também beneficiem a cooperativa OCLC, serão incentivados outros usos, transferências ou agregações de dados do WorldCat que representam os acervos de um membro que sirva os fins de negócios de um agente de um membro da OCLC, sujeitos aos termos e condições de um acordo separado mutuamente aceito entre o agente e a OCLC. Uma descrição geral dos termos e condições atuais de tais acordos pode ser encontrada no Apêndice 2 do documento Direitos e Responsabilidades do WorldCat.

A OCLC possui acordos existentes vigentes com muitos agentes e continuará a criá-los conforme surgirem necessidades de membros."

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »