Latin America and Caribbean

  • Português

Visão geral

"Temos uma coleção muito rica em nossas bibliotecas, e estamos satisfeitos em ver que as pessoas estão nos encontrando por meio do WorldCat.org".

—Isabel Stirling, bibliotecária assistente da Universidade & Diretora de Serviços Públicos, Universidade da Califórnia em Berkeley

A Internet é a primeira opção para a maioria dos pesquisadores de informações. Com seus acervos e outros metadados contribuindo para o WorldCat, o WorldCat.org torna os recursos de sua biblioteca mais visíveis para um maior número de pessoas na web. Suas informações verificadas e confiáveis e a assistência pessoal – as características inconfundíveis da experiência de biblioteca – ganham maior exposição, credibilidade e uso entre pessoas de sua comunidade e ao redor do mundo. E você atende melhor às necessidades dos usuários experientes da Internet que não estão mais preocupados em onde as informações "estão" ou quem as forneceu, apenas querem obter essas informações de forma rápida.

Faz-se um árduo trabalho para que os dados, abertos para a web, atraiam usuários

O WorldCat.org é o ponto central de uma plataforma para a "descoberta em escala na web" de materiais de biblioteca que fazem com que os pesquisadores de informações se movam de amplas localidades da Internet para a interface de busca simples correspondente, e direto para coleções e serviços locais. Os dados dos acervos do WorldCat tornam-se abertos e acessíveis aos sites que as pessoas realmente estão utilizando, e também para as tecnologias da web que permitem que eles interajam com eles e contribuam para eles.

Integração com os principais sites de busca da web

Em parceria com a OCLC, Google, Yahoo! e muitos outros sites indexam registros do WorldCat para milhões de itens populares, bem como itens exclusivos mantidos por instituições individuais. Entre seus resultados de busca por conteúdo regular da web, um usuário da web localiza links para informações do WorldCat.org sobre materiais de biblioteca, com base em palavras-chave em suas buscas de origem.

Um site de destino que pode ser adicionado à matriz dos usuários de espaços de trabalho na web

Links de sites parceiros levam a uma página de registro de itens do WorldCat.org, em que muitos usuários encontram primeiro as ferramentas que permitem a eles julgar os méritos de um recurso, localizar bibliotecas regionais ou locais que pertencem a ele e começar a incorporar "bibliotecas" em seus processos de busca da web.

Apenas informações suficientes para se tomar uma decisão

A parte superior de um registro detalhado do WorldCat.org mostra as informações básicas para avaliação de um item descoberto, tais como autor(es), formato, idioma, editora, resumo, classificação e arte de capa. Visualizações são incluídas, quando disponíveis.

Ilustra ç ã o: P á gina do registro detalhado

Página de registro detalhado do WorldCat.org

Visualização fácil de bibliotecas do acervo

Role para baixo para uma lista das bibliotecas participantes do WorldCat próximas a você que possuem o item. A listagem de sua biblioteca mostra a distância do local informado pelo usuário, com links para um mapa do Google. Ela conecta os usuários à sua página de informações sobre a biblioteca no WorldCat.org, assim como aos seus serviços de referência virtual do tipo "Pergunte a um Bibliotecário" e à página de informações gerais de seu site, que traz locais, horário de funcionamento e números de telefone.

Ilustra ç ã o: Acervo da biblioteca

As listagens do WorldCat.org tornam mais fácil visualizar quais bibliotecas estão mais próximas do usuário. Qualquer biblioteca marcada como favorita pelo usuário aparece em primeiro lugar nas listagens, marcada com um coração vermelho, não importando sua localização.

Fácil acesso a seu catálogo, serviços e conteúdo

O link mais importante na listagem, o nome de sua biblioteca, leva o usuário diretamente ao registro de itens no catálogo on-line. Dependendo dos recursos de seu catálogo, um usuário pode ser capaz de visualizar a disponibilidade do item e, depois de se autenticar como um membro da biblioteca, executar qualquer número de atividades de circulação, incluindo a inclusão de uma reserva, a retirada remota ou a visualização direta de conteúdo eletrônico.

Busca completa do WorldCat, incluindo artigos

Os usuários da web que chegam ao WorldCat.org por mecanismos de busca parceiros e iniciam uma nova busca recebem resultados do completo banco de dados do WorldCat – não apenas do subconjunto de materiais populares indexados por parceiros. Além disso, o WorldCat inclui mais de 130 milhões de citações de artigos de muitos bancos de dados populares, tais como:

  • OAIster
  • Arquivos do JSTOR
  • Metadados da Elsevier
  • Medline
  • ERIC
  • Séries British Library Inside
  • ArticleFIrst

Os usuários reconhecidos por acessar a sua rede de bibliotecas por autenticação IP também veem opções de integralização vinculadas que você pode oferecer para um artigo específico, como texto completo, resolvedor de OpenURL ou serviço de entrega de artigos.

Maneiras de expandir e explorar

Se um pesquisador da web decidir que deseja investigar outros recursos, poderá usar "facetas" para refinar por autor, formato ou data, ou seguir links de assuntos relacionados para ver mais itens de biblioteca no mesmo tópico. Pode também ver mais informações "Sobre o Autor" nas páginas do WorldCat Identities, ler classificações e resenhas do WorldCat, weRead, GoodReads, Amazon e muito mais.

Ferramentas sociais e de personalização que trazem bibliotecas para o espaço de trabalho da web

O WorldCat.org também oferece esses recursos projetados para atrair uma nova geração de pesquisadores de informações, mantendo-os engajados e construindo uma identidade centralizada em bibliotecas. Os usuários podem:

  • Manter um perfil público que pode listar opcionalmente interesses, ocupação, sites da web pessoais e endereços eletrônicos
  • Criar suas próprias listas personalizadas de livros, vídeos e outros itens pertencentes à biblioteca; as listas podem ser públicas ou privadas, e as listas públicas podem ser pesquisadas e compartilhadas com amigos
  • Incluir suas próprias classificações, resenhas e etiquetas a um item e adicionar notas contextuais
  • Criar citações automáticas em um dentre cinco estilos padrão (APA, MLA, Harvard, Chicago e Turabian)
  • Compartilhar materiais de biblioteca com suas redes sociais em sites como Digg, Del.icio.us, Twitter e Facebook
  • Instalar um dos diversos widgets e plug-ins de busca para acesso sempre presente a resultados do WorldCat por meio de uma barra de ferramentas do navegador ou de uma página da web personalizada
Ilustra ç ã o: Lista do WorldCat

Depois de criarem uma conta de usuário do WorldCat, as pessoas podem marcar uma biblioteca como favorita, criar listas personalizadas de itens de biblioteca (públicas ou privadas), acompanhar as listas de outras pessoas, salvar buscas complexas, escrever resenhas e etiquetar itens.

O WorldCat vai até onde estão os usuários: Eles podem adicionar dois aplicativos do WorldCat – WorldCat e CiteMe – ao seu perfil do Facebook, depois se tornarem fãs do WorldCat no Facebook.

As contas de usuário do WorldCat exigem apenas um registro simples composto por nome de usuário, senha e endereço de e-mail, de forma que as pessoas possam criar suas identidades rapidamente e seguir adiante em uma atividade escolhida.

Outros recursos para usuários autenticados

Se o usuário for autenticado remota ou internamente em sua rede, ele também verá opções adicionais de atendimento que você pode oferecer, como texto completo, compartilhamento de recursos ou entrega de documentos, em relação ao item exibido.

Abordagem aberta divulga informações do WorldCat

O melhor de tudo: como é um sistema aberto, o WorldCat torna seus recursos disponíveis para mais pessoas: Os dados sobre seus acervos e links para seus serviços são distribuídos de forma mais abrangente na web em um único local agregado para a "biblioteca", onde são descobertos por novos públicos. Além disso, qualquer pessoa, empresa ou organização pode misturar dados do WorldCat em seus próprios sites e ambientes habilitados para web, como cursos de e-learning, catálogos de biblioteca e aplicativos móveis, por meio de mash-ups com os serviço da Web da OCLC, tais como a API de pesquisa do WorldCat e a API básica do WorldCat. Você só precisa se tornar um Afiliado do WorldCat para usar essas ferramentas de desenvolvedor.

Estrutura simples de links

Um guia simples para links mostra como é fácil criar links para itens específicos – usando permalink, números padrão como ISBN e ISSN – ou pesquisar resultados usando indicadores de consulta abreviados e palavras-chave incorporadas. Incorpore links em suas próprias aplicações web para gerar dinamicamente links para os registros de item ou resultados do WorldCat.org.

Widgets gratuitos do WorldCat

No WorldCat.org, qualquer pessoa pode obter código HTML para uma versão modular e gratuita de widgets do WorldCat, como um widget de lista, um widget de busca pelo teclado e um widget de busca (a "caixa" de busca), que permite que os visitantes de seu site busquem recursos de biblioteca.

Ilustra ç ã o: Caixa de busca modular do WorldCat

 Os widgets do WorldCat podem ser colocados em qualquer site; um usuário pode publicá-los em seu blog ou página de rede social personalizada.

WorldCat Registry para metadados institucionais

Da mesma maneira que as informações sobre seus acervos são armazenadas e redistribuídas do principal banco de dados bibliográficos do WorldCat, as informações sobre sua identidade institucional e serviços são gerenciadas e disseminadas pelo WorldCat Registry gratuito. O perfil de sua biblioteca no Registry controla os links de aprofundamento ao OPAC, como sua biblioteca é exibida no piloto do WorldCat Mobile, nas páginas de informação de sua biblioteca, funções de "busca de biblioteca" no WorldCat.org e os serviços on-line exibidos nos resultados do WorldCat.org.