Latin America and Caribbean

Relatórios para membros

  • Bibliotecas no Webscale: Um relatório da OCLC

Bibliotecas no Webscale

Capa: Relatório Bibliotecas no Webscale

Este documento de discussão, Bibliotecas no Webscale, explora o impacto da Web no panorama de informações que muda rapidamente e apresenta uma visão geral das oportunidades e dos desafios que a operação em um mundo conectado pela Web proporciona a bibliotecas e usuários de bibliotecas. O documento apresenta um caso para as oportunidades que o Webscale pode oferecer a bibliotecas e à cooperativa OCLC, e fornece contexto para estratégias da OCLC de apoiar bibliotecas no Webscale.

O documento examina algumas das maneiras em que a Web teve impacto na busca por informações e como novos serviços do Webscale com base na nuvem agora estão no centro as vidas educacional e de aprendizado de muitos usuários. Este documento contém opiniões de líderes de bibliotecas e percepções de analistas de tendências que escrevem sobre o futuro da Web.

Estão incluídos ensaios curtos que expressam as opiniões de:

  • Leslie Crutchfield, escritora, palestrante e autoridade líder em inovação social e filantropia de alto impacto
  • Thomas L. Friedman, repórter, colunista e autor de The World Is Flat and That Used to Be Us
  • Seth Godin, pioneiro do marketing na Internet e autor de We Are All Weird
  • Professora Ellen Hazelkorn, vice-presidente de Pesquisa e Empreendimento e reitora da Graduate Research School, do Dublin Institute of Technology (DIT), Irlanda
  • Steven Berlin Johnson, autor de Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation
  • Kevin Kelly, cofundador e "Senior Maverick" da revista Wired
  • James G. Neal, vice-presidente de Serviços de Informação e bibliotecário universitário da Universidade de Colúmbia
  • Descobertas da ERCIM (Comissão Europeia sobre Sociedade da Informação e Mídia) sobre como a computação na nuvem está afetando a Web
  • O Conselho Global da OCLC sobre os desafios e as oportunidades para bibliotecas atualmente e em 2016

Entrevistamos dezenas líderes de bibliotecas sobre o futuro das bibliotecas e os principais desafios e oportunidades enfrentados atualmente e em 2016. Suas ideias e citações são apresentadas e analisadas no relatório e fornecem pensamentos específicos quanto à necessidades de “cooperação radical” em serviços de bibliotecas. Bibliotecários de vários tipos de bibliotecas de todos os cantos do mundo foram consultados. Surpreendentemente, suas principais preocupações e aspirações frequentemente estavam de acordo, independentemente do tamanho, da localização e do tipo de biblioteca.

 

Os vídeos abaixo destacam o pensamento atual dos sete especialistas em tecnologia, educação, bibliotecas e marketing que escreveram artigos para o relatório. As tendências que esses especialistas identificam apontam para novas oportunidades de remodelamento e reformulação de como as informações podem ser fornecidas e como bibliotecas podem ampliar seu alcance, impacto e visibilidade.


Kevin Kelly
Cofounder and Senior Maverick of Wired magazine

file

Acesso é melhor que propriedade

Na Conferência NextWork de 2011, Kevin explica como as vantagens de propriedade estão diminuindo enquanto os benefícios de se ter acesso em um mundo sempre presente e conectado estão aumentando.

Ver vídeo (2:45)


file

Melhor do que livre: Como gerar valor em um mundo de cópias livres

Na Conferência O’Reilly TOC de 2011, Kevin fala sobre seis tendências que estão modelando o panorama das informações. Estamos nos tornando pessoas com telas em vez de pessoas com livros.

Ver vídeo (25:49)

Thomas Friedman
Reporter and columnist, and author of The World Is Flat and That Used to Be Us

file

Observações para a Reunião anual de 2011 da National Governors Association

Neste discurso para a National Governors Association, Thomas explica que a fórmula de sucesso em um mundo hiperconectado e nivelado é a inovação, sendo que o único motivador confiável de inovação é a educação.

Página do site da C-SPAN (59:42)

Seth Godin
Internet marketing pioneer and author of We Are All Weird

file

Este é o novo normal

Nesta entrevista, Seth fala sobre seu novo livro, We Are All Weird, o qual pergunta o que acontece com o que é normal quando nos conectamos a todos, personalizamos e otimizamos.

Ver vídeo no Vimeo (11:14)
Página do site de Michael Hyatt

James G. Neal
Vice President for Information Services and University Librarian at Columbia University

file

O que é uma coleção de biblioteca no Século XXI?

Jim responde a essa pergunta e explica as quatro forças que impulsionam o desenvolvimento de coleções: inovação primordial, desconstrução, colaboração radical e sobrevivência. Bibliotecas de todos os tipos permanecem concentradas nas necessidades de informações em suas diversas comunidades, mas algumas poderosas estratégias de coleções compartilhadas estão surgindo.

Ver vídeo (8:16)

Ellen Hazelkorn
Vice President of Research and Enterprise, and Dean of the Graduate Research School, Dublin Institute of Technology (DIT), Ireland

Steven Berlin Johnson
Author of Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation

file

De onde vêm as boas ideias

Steven descreve de onde ele imagina que as boas ideias vêm. Elas seriam resultado de intuições colidindo com outras intuições geradas por novos modelos de compartilhamento, conectividade e cooperação.

Ver vídeo (4:07)

Leslie Crutchfield
Author, speaker and leading authority on scaling social innovation and high-impact philanthropy

file

O que faz organizações sem fins lucrativos se sobressaírem

O autor de Forces for Good, The Six Practices of High Impact Nonprofits discute como organizações sem fins lucrativos podem criar um impacto sustentável trabalhando com e por meio de empresas, bem como com outras organizações sociais.

Ver vídeo (1:00)

 

Faça o download do relatório
(PDF - 4,0 MB)

Comentários

Diga à OCLC o que você acha do relatório e das questões que ele levanta