Latin America and Caribbean

RDA e OCLC

Declaração de política do RDA da OCLC

Em vigor a partir de 31 de março de 2013

As bibliotecas membro da OCLC podem contribuir com novos registros exclusivos no WorldCat formulados de acordo com qualquer código de catalogação que estejam utilizando no momento. A OCLC não exigirá que as bibliotecas utilizem o RDA. As bibliotecas poderão alternar para RDA para catalogação original de acordo com o próprio cronograma caso optem por alternar. As bibliotecas poderão continuar a contribuir com registros para o WorldCat formulados de acordo com AACR2 caso queiram.

O WorldCat continua a ser uma base de dados de registros-mestre. Isso significa um registro-mestre presente no WorldCat por manifestação por idioma de catalogação. Registros duplicados são contrários à politica do WorldCat e retardam o trabalho da cooperativa. Não são permitidos registros diferentes para a mesma manifestação inserida com códigos de catalogação diferentes.

As políticas e a manipulação planejada de registros antigos do WorldCat descritas abaixo destinam-se a posicionar o WorldCat para uma transição ideal para uma estrutura de metadados pós-MARC no futuro. Elas também tentam balancear os papéis duplos do WorldCat como catálogo e como repositório de dados bibliográficos.

Esta declaração de política saiu do artigo de discussões, Incorporação de Práticas do RDA ao WorldCat, e muitos comentários foram recebidos de bibliotecas membro em resposta ao artigo. A equipe da OCLC agradece por esses comentários. A OCLC também reconhece o trabalho de vários grupos de tarefa do Programa de Catalogação Cooperativa, cujas discussões sobre as práticas do RDA também influenciaram esta declaração de política.

Catalogação original

Ao adicionar um novo registro exclusivo ao WorldCat, os registros podem ser codificados para RDA (Desc: i ou c, 040 e rda), AACR2 (Desc: a) ou qualquer outros código de catalogação reconhecido. Ao criar um novo registro com inglês como idioma de catalogação, consulte o catálogo de autoridade LC/NACO e utilize as formas de pontos de acesso encontradas nele, independente de estarem codificados ou não para RDA. O arquivo NACO continuará a ser fonte de nome autorizado e pontos de acesso de títulos para todos os registros catalogados em inglês no WorldCat. Por favor, controle todos os cabeçalhos controláveis para facilitar a atualização conforme registros de autoridade forem atualizados para ficarem em conformidade com o RDA.

Para obter assistência sobre controle, por favor, assista ao Seminário on-line Atualização do controle de cabeçalhos disponível gratuitamente em https://oclc.webex.com/oclc/lsr.php?AT=pb&SP=EC&rID=49938657&rKey=0450e9b5b69ef673.

Ordem de subcampos 040

A ordem preferencial para subcampos 040 é: a, b, e, c, d. Isso move os identificadores importantes do idioma de catalogação (b) e código de catalogação (e) mais próximo do início da cadeia 040 como um local consistente para identificação fácil por outros catalogadores.

Catalogação copiada

As bibliotecas podem optar por utilizar registros existentes como estão ou os editar localmente conforme necessário. Catalogadores não precisam atualizar registros-mestre para alterá-los de códigos não RDA para RDA. Não altere os registros-mestre do RDA para estarem em conformidade com um código de catalogação anterior.

Atualização/aprimoramento de registros existentes

Ao utilizar um registro para catalogação copiada, os catalogadores têm a opção de aprimorar ou atualizar o registro. Sempre foi permitido a catalogadores que "atualizassem" registros-mestre anteriores a AACR2 para AACR2. A partir de 31 de março de 2013, os catalogadores poderão alterar/atualizar registros-mestre catalogados de acordo com um código não RDA para RDA. Faça isso apenas com o "item em mãos" para que todas as informações necessárias estejam disponíveis. Ao catalogar novamente para RDA, o registro inteiro precisará ser examinado e ajustado conforme necessário antes de recodificar o registro como RDA.

Os catalogadores poderão continuar a enriquecer os registros existentes com adição de campos, como números de chamada, conteúdo e observações de resumo, cabeçalhos de assunto, etc., sem ajustar a codificação do registro para RDA. Não altere um registro-mestre do RDA para estar em conformidade com um código de catalogação anterior.

Para obter mais informações sobre a edição de registros, por favor, consulte a documentação do Connexion:

  • Cliente Connexion, Seção 3, "Substituir registros-mestre bibliográficos"
  • Connexion Browser, na Seção 1, "Resumo de ações de registro"

Registros híbridos

Ao editar e substituir registros-mestre no WorldCat, catalogadores podem optar por adicionar alguns elementos RDA a registros não RDA existentes sem catalogar novamente todo o registro de acordo com o RDA. Essa edição pode ser realizada com os seguintes pontos, mas sem se limitar a eles:

  • Adicionar termos de relação a pontos de acessos
  • Escrever por extenso abreviações não transcritas
  • Adicionar certificados de responsabilidade completos em 245 (no lugar de "[et al.]")
  • Adicionar campos 336/337/338

Ao adicionar ou editar um ou mais de tais elementos no registro-mestre sem recatalogar o registro para RDA, não codifique o registro como RDA. A OCLC irá aderir em geral às Diretrizes de PCC sobre Registros Bibliográficos Híbridos e espera que bibliotecas membro editando registros existentes adicionem elementos selecionados do RDA para seguir essas diretrizes.

Designadores de material gerais (GMDs)

Conforme recomendado nas Diretrizes PCC sobre Registros Bibliográficos Híbridos, a OCLC reterá 245 h GMD por um período de 3 anos nos registros do WorldCat onde existe atualmente. É solicitado a catalogadores que estejam editando registros não RDA existentes que deixem GMDs anteriormente válidos presentes nos registros até 31 de março de 2016. Entretanto, remova o GMD ao catalogar novamente (e recodificar) um registro como RDA.

Pontuação e uso de maiúsculas e minúsculas

Catalogadores podem inserir dados em registros do RDA com ou sem pontuação ISBD. Utilize o código "c" em "Desc:" (Leader/18) quando a pontuação ISBD tiver sido omitida. Utilize o código "i" em "Desc:" quando a pontuação ISBN tiver sido incluída. Os cabeçalhos devem ser inseridos com pontuação em todos os casos. Caso a pontuação ISBD tenha sido omitida, fique à vontade para adicionar a pontuação ISBD a todo o registro-mestre e atualizar "Desc:" para o código "i." Entretanto, não remova a pontuação ISBD de registros-mestre (exceto ao realizar edições locais).

Catalogadores podem inserir dados de acordo com as instruções de uso de maiúsculas e minúsculas do Apêndice A do RDA ou de acordo com as instruções alternativas do Apêndice A.1 do RDA e o LC-PCC PS relacionado. Uma entrada de maiúsculas e minúsculas de acordo com o Apêndice A do RDA é preferida pelo WorldCat. Caso os dados tenham sido inseridos em um registro de acordo com as instruções alternativas (por exemplo, todas as letras em caixa alta ou com as primeiras letras de cada palavra em caixa alta), fique à vontade para alterá-los de acordo com o RDA Apêndice A. Entretanto, não altere o uso de maiúsculas e minúsculas em registros-mestre para que estejam em conformidade com as instruções alternativas (exceto ao realizar edições locais).

Registros paralelos

A permissão de registros paralelos para diferentes idiomas de catalogação continua uma política no WorldCat. Consulte Registros Paralelos para Idioma de Catalogação. Apenas um registro-mestre por idioma de catalogação por manifestação é permitido pela política no WorldCat. Vários registros diferentes para diferentes códigos de catalogação não são permitidos pela política. Sinta-se à vontade para informar sobre registros duplicados que não estejam de acordo com essas políticas em bibchange@oclc.org.

Treinamento no RDA

Por favor, consulte a seção "Recursos do RDA" em Sobre RDA para obter links de treinamento da Library of Congress, ALCTS, do portal de treinamento da OCLC e outros.

Manipulação por máquinas de registros existentes do WorldCat

A OCLC começará a alterar registros existentes antigos do WorldCat após 31 de março de 2013 para incorporar várias práticas úteis de RDA. Registros antigos (não RDA) precisam se tornar tão funcionais quanto possível no ambiente RDA futuro, de forma a beneficiar catalogadores, sistemas e usuários finais de catálogos. Conforme um futuro pós-MARC se tornar realidade nos próximos anos, a maior consistência da prática presente em registros existentes do WorldCat permitirá uma migração mais fácil para outro formato de metadados.

A OCLC irá se concentrar inicialmente em registros de catalogação no idioma inglês. Registros para outros idiomas de catalogação provavelmente serão alterados de modo similar uma data futura apropriada. Alguns registros representando materiais para os quais as práticas do RDA ainda não foram finalizadas (incluindo, por exemplo, registros criados de acordo com Descriptive Cataloging of Rare Materials (DCRM) e seus predecessores e Describing Archives: A Content Standard (DACS)) serão excluídos do processamento. A OCLC anunciará alterações com algum detalhe conforme forem realizadas pela lista OCLC-CAT e em uma página do site da OCLC (link para essa página será adicionado a este artigo quando a lista for iniciada).

As alterações previstas incluem, mas sem limitação:

  • Adicionar campos 336, 337, 338
  • Escrever por extenso abreviações não transcritas em 255, 300, 500, 504 e em outros campos
  • Converter abreviações em latim em equivalentes em inglês em 245, 260 e em outros campos
  • Converter observações de dissertação no campo 502 para vários subcampos
  • Remover GMDs (após 31 de março de 2016)
  • Alterações em cabeçalhos de acordo com o RDA

Alterações em cabeçalhos são previstas para que sejam escritas por extenso cabeçalhos como "Dept." e para alterar cabeçalhos da Bíblia e do Alcorão de acordo com a prática do RDA.

Mais informações sobre alterações em cabeçalhos podem ser encontradas em PCC Task Group on AACR2 & RDA Acceptable Heading Categories Final Report, Agosto de 2011.

A OCLC também continua o projeto de controle de cabeçalhos.

Perguntas são bem-vindas

Perguntas sobre esta política podem ser enviadas para rdapolicy@oclc.org.

Por favor, lembre-se de que essas políticas e a manipulação planejada de registros antigos do WorldCat destinam-se a posicionar o WorldCat para uma transição ideal para uma estrutura de metadados pós-MARC no futuro.

Para obter mais informações, por favor, consulte Formatos e Padrões Bibliográficos da OCLC Cap. 5 e Autoridades da OCLC: Formatação e Índices.

2 de janeiro de 2013