Latin America and Caribbean

RDA e OCLC

O RDA (Resource Description and Access) é o novo padrão de catalogação que substituirá o AACR2.

Desenvolvido pelo Joint Steering Committee for the Development of RDA, essa ferramenta on-line com base na Web foi laçada em julho de 2010. Os editores são a Associação Americana de Bibliotecas, a Associação Canadense de Bibliotecas e o CILIP (Chartered Institute of Library and Information Professionals).

A OCLC participou ativamente do processo de criação do RDA por meio de nossa membresia extraoficial no Comitê de Catalogação da ALA: Descrição e acesso e através de nossa representação no Comitê Consultivo de MARC. Nossa equipe também está participando dos dois Grupos de Exemplos de RDA do Joint Steering Committee e Grupo de Trabalho do RDA/MARC, que está elaborando propostas para a alteração do formato MARC 21 em prol do RDA. Além disso, a OCLC é representada na Força-Tarefa de Implementação do RDA da ALA, que está planejando atividades de implementação nos EUA. A equipe da OCLC participou das sessões do programa patrocinadas pela Força-Tarefa. A equipe da OCLC também participou da equipe das três bibliotecas nacionais dos EUA em discussões e planejamento para o período de teste/avaliação que ocorreu de setembro a dezembro de 2010. A equipe de catalogação dos Serviços de Contrato de Metadados da OCLC participou do teste.

Nos últimos anos, a OCLC também adquiriu experiência na criação de conjuntos de obras do FRBRized com base em dados bibliográficos dos registros existentes e na criação de relações semelhantes com base nos ISBNs e ISSNs relacionados. Há também um trabalho contínuo que usa os dados com base em ONIX criados pelos editores como base para os registros que podem ser usados nos catálogos da biblioteca. Todas essas atividades têm relação com o RDA.

A equipe da OCLC também participa de discussões sobre catalogação na IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) e está envolvida na criação e manutenção de padrões de catalogação nessa organização, incluindo os formatos FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), FRAD (Functional Requirements for Authority Data), ISBD (International Standard Bibliographic Description) e UNIMARC.

A OCLC concluiu o trabalho de implementar as 21 alterações do MARC aprovadas pela MARBI em reuniões recentes (incluindo suas reuniões na Conferência Anual da ALA em julho de 2009 e janeiro de 2010). Essas alterações foram implementadas no contexto da catalogação existente da OCLC, compartilhamento de recursos e plataformas de descoberta. Consulte o Boletim Técnico 258 para obter mais detalhes.

Além disso, o Connexion agora inclui links para o RDA Toolkit. Assinantes do RDA Toolkit podem salvar sua autorização e senha no Connexion. Ao exibir um registro bibliográfico ou de autoridade, selecionar o link do RDA Toolkit resultará na abertura do RDA Toolkit em uma janela do navegador, efetuando o seu login no sistema e exibindo o conteúdo RDA associado ao campo MARC específico. Observe que é necessária uma assinatura do RDA Toolkit para utilizar esse recurso. Essa funcionalidade está disponível no cliente do Connexion versão 2.30 com base em Windows lançado em abril de 2011 e na interface de Connexion Browser com base na Web de 15 de maio de 2011.

RDA oferece o potencial de alterar significativamente como dados bibliográficos são criados e usados. Essas possibilidades futuras que a ferramenta on-line RDA pode facilitar serão consideradas como parte do desenvolvimento dos sistemas da próxima geração.

Consulte nossa página de recursos do RDA.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »