Latin America and Caribbean

A OCLC lança o WorldCat Works como link de dados

DUBLIN, Ohio, 28 de abril de 2014—A OCLC criou 197 milhões de descrições de obras bibliográficas —a WorldCat Works — disponível em links de dados, um formato natural para a web que aperfeiçoará a descoberta de coleções de bibliotecas através de uma variedade de sites e de serviços de web disponíveis.

O lançamento destes dados marca um novo passo em direção ao fornecimento de visualizações de links de dados interconectados do WorldCat. Tornando este link disponível, as coleções de bibliotecas podem ser expostas a uma comunidade web mais ampla, integrando essas coleções e tornando-as mais fáceis de serem descobertas através de sites e serviços que usuários de bibliotecas visitam diariamente, tais como Google, Wikipédia e redes sociais.

"Dados bibliográficos armazenados em formatos tradicionais chegaram ao seu limite de eficiência e utilidade", disse Richard Wallis, evangelista de tecnologia da OCLC "Novas tecnologias, influenciadas pela web, agora nos permitem avançar em direção ao gerenciamento dos dados do WorldCat como entidades — tais como 'Obras', 'Pessoas', 'Locais' e muito mais — como parte dos dados globais da web".

A OCLC criou descrições autênticas de obras para os recursos bibliográficos encontrados no WorldCat, trazendo consigo múltiplas manifestações de uma obra em uma entidade autêntica e lógica. O lançamento da "WorldCat Works" é o primeiro passo no fornecimento de visualização de links de dados das importantes entidades da WorldCat. Outras entidades descritivas da WorldCat serão criadas e lançadas com o tempo.

"Com o lançamento do WorldCat Works, a OCLC está criando uma contribuição significativa e prática para a discussão mais ampla da comunidade sobre como migrar dos catálogos bibliográficos tradicionais institucionalizados para recursos e serviços populares da web usando links de dados de bibliotecas", disse Neil Wilson, chefe de serviços de metadados na Biblioteca Britânica. "Este lançamento fornece à comunidade da informação uma valiosa oportunidade de avaliar como os benefícios de uma abordagem baseada no trabalho pode impactar a nova geração de serviços de bibliotecas".

Como cooperativa mundial de bibliotecas, a OCLC está na vanguarda da atividade de links de dados. A OCLC está projetando e implementando novas abordagens que recriam, expõem e compartilham os dados do WorldCat para aumentar a visibilidade das coleções de bibliotecas pelo mundo todo através da web.

O projeto para lançar o link de dados do WorldCat Works envolveu as equipes de Pesquisa, Serviços de dados e de Engenharia da OCLC no mundo todo.

Visite o site da OCLC para ver mais sobre a estratégia de dados da OCLC, veja um exemplo do WorldCat Works, e obtenha os dados técnicos sobre o WorldCat Works.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, WorldCate WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136