Latin America and Caribbean

320 milhões de registros do ProQuest® Central agora são descobríveis através dos Serviços de descoberta do WorldCat

ProQuest and OCLC continue collaboration to offer improved discovery, access to popular full-text content

DUBLIN, Ohio, e ANN ARBOR, Michigan, 3 de fevereiro de 2014—Mais de 320 milhões de registros de 88 coleções no premiado banco de dados ProQuest® Central são agora descobríveis, e o texto completo associado com esses registros está agora acessível para assinantes mútuos através dos Serviços de descoberta do WorldCat da OCLC.

A nova experiência de descoberta é possível através de um acordo de troca de dados assinado em 2013 pela OCLC e a ProQuest para aprimorar a descoberta de biblioteca por usuários dos Serviços de descoberta do WorldCat e do banco de dados de texto integral ProQuest Central. O programa compartilha metadados de algumas das coleções bibliográficas mais amplamente usadas no mundo, enriquecendo o conteúdo e criando conexões para usuários do ProQuest Central e do WorldCat Discovery.

"O foco da ProQuest é dar suporte a bibliotecas desenvolvendo experiências de pesquisa ininterruptas para seus usuários", disse Kurt Sanford, diretor geral da ProQuest. "Estamos trabalhado dentro da ProQuest para fazer isso acontecer e também trabalhamos com organizações fora da ProQuest. Esta colaboração com a OCLC é um ótimo exemplo".

"Os membros de bibliotecas da OCLC que assinam esses banco de dados populares da ProQuest podem agora acessar facilmente o texto integral desse conteúdo através do serviço de descoberta de sua escolha", disse Skip Prichard, presidente e diretor geral da OCLC. "A OCLC e a ProQuest estão comprometidas em encontrar novos meios de colaborar para beneficiar bibliotecas e seus usuários".

Em novembro de 2013, a OCLC e a ProQuest anunciaram uma colaboração para facilitar a automação do processo de manter acervos de e-books da ebrary e da EBL – Ebook Library atualizados no WorldCat e em catálogos bibliográficos, e oferecer links atuais para usuários de bibliotecas para um acesso fácil a esses títulos.

O ProQuest Central é o maior banco de dados multidisciplinar de texto integral disponível atualmente no mercado. O acordo entre a ProQuest e a OCLC fornecerá acesso ao banco de dados ProQuest principal e 88 de seus bancos de dados mais amplamente usados. Com um conteúdo de periódicos, de jornais e acadêmico sobre mais de 160 assuntos, ele é considerado como o recurso de pesquisa único mais amplo no mundo. Agora, as bibliotecas podem escolher acessar seus conteúdos de assinante ProQuest Central através dos Serviços de descoberta do WorldCat assim como pelo serviço ProQuest Summon.

Os Serviços de descoberta do WorldCat é um novo pacote de aplicativos baseados em nuvem que une os serviços FirstSearch e WorldCat Local. Marcado para ser lançado em março, o novo pacote fornecerá aos usuários de bibliotecas um acesso aumentado a mais de 1,3 bilhões de registros representando as coleções de conteúdo eletrônico mais amplamente usadas em bibliotecas.

Os Serviços de descoberta do WorldCat estarão disponíveis para todos os 18 mil assinantes do OCLC FirstSearch em março. O FirstSearch operará em paralelo durante a transição de um ano para que as bibliotecas possam escolher quando migrar para o novo serviço. As bibliotecas WorldCat Local também se mudarão para os Serviços de descoberta do WorldCat nos próximos 18 meses. A transição começará em março com um período beta quando os assinantes do WorldCat Local podem começar a utilizar o serviço e a planejar as atividades de transição.

Sobre a ProQuest

A ProQuest conecta pessoas com informações precisas e confiáveis. Fundamental para serviços sérios de busca, há 70 anos a empresa vem construindo sua reputação como uma porta de entrada para o conhecimento global, oferecendo desde dissertações, arquivos governamentais e culturais, até informações jornalísticas – em todos os formatos. Seu papel é crucial para bibliotecas e outras organizações cuja missão depende do fornecimento de informações precisas e confiáveis. Uma organização energética e de rápido crescimento, a ProQuest inclui as unidades ProQuest®, Bowker®, Dialog®, ebrary®, e Serials Solutions® e notáveis ferramentas de pesquisa como os serviços RefWorks®, e Pivot assim como seu serviço de descoberta pela web Summon® . A empresa possui sede em Ann Arbor, Michigan, e escritórios em vários países. Mais informações sobre o ProQuest estão disponíveis em www.proquest.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136