Latin America and Caribbean

Anet e OCLC assinam o primeiro contrato de grupo do WorldCat na Bélgica

20 Belgian libraries to add 2 million records to WorldCat

DUBLIN, Ohio, 18 de julho de 2014 - A Anet, um consórcio de 20 bibliotecas especiais e acadêmicas da Bélgica, incluindo a Universidade da Antuérpia e a Biblioteca do Patrimônio da Cidade da Antuérpia, assinou um contrato com a OCLC para acrescentar cerca de dois milhões de registros ao WorldCat.

A Anet é o primeiro consórcio de bibliotecas da Bélgica a fornecer registros ao WorldCat, o conjunto de bancos de dados que, em conjunto, compõe a rede global mais abrangente de dados sobre coleções e serviços bibliotecários. Os dados do WorldCat são alimentados, mantidos e compartilhados por bibliotecas ao redor do mundo. Ele é gerenciado e alimentado pela OCLC. Os dados do WorldCat suportam uma variedade de serviços da OCLC e de parceiros, levando eficiência em gerenciamento de bibliotecas, melhorando a descoberta de coleções bibliográficas e aumentando a visibilidade de bibliotecas na Web.

Os membros do consórcio Anet vêm catalogando e gerenciando suas próprias coleções, coletivamente, desde 1985, utilizando uma tecnologia proprietária desenvolvida e hospedada pela Universidade da Antuérpia. De acordo com os membros da Anet, a necessidade de aumentar a visibilidade de suas coleções na internet inspirou a decisão de fornecer registros ao WorldCat. As pessoas que buscam informações frequentemente começam suas pesquisas em sites como Yahoo! e Google. O programa de distribuição da OCLC permite que dados do WorldCat sejam disponibilizados por meio desses provedores de serviço ao consumidor para aumentar a visibilidade, a eficiência e o uso de bibliotecas, suas coleções e serviços.

"Embora a maioria das coleções das bibliotecas da Anet sejam de natureza geral e atendam a diversas comunidades de educação e pesquisas, algumas delas - especialmente de livros antigos e raros - são bastante únicas", disse Trudi Noordermeer, diretora da biblioteca da Universidade da Antuérpia. "Queremos que pesquisadores do mundo inteiro estejam cientes de nossos materiais e queremos que eles sejam acessados a uma comunidade de pesquisa global. Nós vemos a oportunidade de fornecer nossos metadados ao WorldCat coo uma ótima maneira de realizar essa missão."

"A estratégia de dados vinculados da OCLC, em conjunto como nossa participação no WorldCat, apresenta grandes oportunidades de desenvolver novos serviços de pesquisa e descoberta em biblioteca usando conjuntos de dados vinculados da OCLC como o VIAF e o WorldCat Works", acrescentou Noordermeer.

"Este anúncio foi muito importante para a criação de uma colaboração mais estreita com as bibliotecas belgas", disse Eric van Lubeek, diretor executivo da OCLC EMEA. "Como uma cooperativa, é uma de nossas paixões aumentar a visibilidade das bibliotecas onde seus usuários se encontram, normalmente na internet. Estamos entusiasmados para trabalhar com a Anet e expor suas coleções para usuários do mundo inteiro."

Bibliotecas de cerca de 170 países e territórios contribuíram com acervos para o WorldCat, e mais de 485 idiomas e dialetos são representados no banco de dados.

Mais informações sobre o WorldCat estão disponíveis no site da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviços bibliotecários por computador de associação e sem fins lucrativos, dedicada aos objetivos públicos de facilitar o acesso às informações do mundo e reduzir os custos de bibliotecas. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, WorldCate WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136