Latin America and Caribbean

LIBROS seleciona os serviços de gerenciamento do WorldShare da OCLC

Group of 16 academic libraries in New Mexico to take library management system to the cloud

DUBLIN, Ohio, 21 de janeiro de 2014—LIBROS, o consórcio que conecta 16 bibliotecas acadêmicas no Novo México, selecionou os serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC como seu novo sistema de gestão de bibliotecas baseado em nuvem.

Os serviços de gerenciamento WorldShare é um pacote integrado de aplicativos de gestão de biblioteca — desde a aquisição e circulação, à gestão de metadados e licença, compartilhamento e analítica de recursos — projetado para simplificar e facilitar os fluxos de trabalho, reduzir custos e agregar valor para bibliotecas e seus usuários.

LIBROS começou como consórcio em 1987, com três instituições: Universidade do Novo México - Campus principal, Universidade do Novo México - Escola de Direito, e Universidade de Tecnologia do Novo México. O grupo continuou a crescer, de um por um, com o passar dos anos. A biblioteca que se uniu mais recentemente é a doInstituto de Artes Índias Americanas, em 2010. Hoje, o LIBROS atua com 16 bibliotecas acadêmicas no Novo México.

Rebecca Lubas, diretora de Descoberta, Aquisições e Serviços de Consórcio na Universidade do Novo México, disse que os serviços de gerenciamento WorldShare oferece um ambiente que tornará possível para o sistema de gestão de bibliotecas crescer junto com o consórcio LIBROS.

"Como os serviços de gerenciamento WorldShare são baseados em nuvem, as aplicações são melhoradas continuamente pela OCLC de modo que não temos que fazer atualizações do sistema conforme crescemos", disse a senhora Lubas. "Com esse tipo de flexibilidade, esperamos que esta seja a última vez que temos que mudar os sistemas de gestão de bibliotecas".

A senhora Lubas disse que os serviços de gerenciamento WorldShare ajudarão o LIBROS a concentrar-se no aprimoramento dos serviços em lugar do aprimoramento do sistema. Ela disse que o grupo está particularmente interessado em melhorar sua capacidade de compartilhar recursos.

"LIBROS é o consórcio que dá suporte às bibliotecas de educação superior no Novo México", disse a senhora Lubas. "Nosso processo de compartilhamento de recursos não é tão fluido quanto gostaríamos que fosse. Uma vez que tenhamos uma capacidade de compartilhamento de recursos mais flexível, acredito que seremos capazes de fornecer mais serviços para mais bibliotecas dentro do estado".

Os serviços de gerenciamento WorldShare fornecem uma abordagem integrada para grupos de bibliotecas compartilharem recursos e inovações. Os serviços podem impulsionar as oportunidades que vêm com os dados, infraestrutura e comunidade compartilhados e, ao mesmo tempo, podem preservar as diferenças na autonomia, privacidade e políticas entre os membros do grupo.

"Foi muito importante que nossas bibliotecas conservem alguma independência enquanto colaboramos e compartilhamos nosso sistema e recursos", disse a senhora Lubas. "Acreditamos que os serviços de gerenciamento WorldShare nos ofereceram a capacidade de fazer as duas coisas".

"O modelo singular e 'consciente do grupo' dos serviços de gerenciamento WorldShare permite às bibliotecas compartilhar onde elas quiserem e manter a independência onde elas necessitam tê-la", disse Andrew K. Pace, diretor executivo dos Serviços de Bibliotecas em Rede da OCLC. "Ele permite a descoberta específica local, circulação compartilhada e gerenciamento cliente entre o grupo, com flexibilidade nas políticas de circulação e suspensão, e autonomia completa na gestão, pedido e recebimentos no orçamento".

LIBROS está atualmente trabalhando com a equipe da OCLC na fase de implementação para mudar-se aos serviços de gerenciamento WorldShare. A Universidade do Novo México está planejando lançar os serviços primeiramente, com o restante das bibliotecas LIBROS em seguida.

"Damos as boas-vindas ao LIBROS em nossa comunidade WorldShare, e ansiamos por trabalhar com cada biblioteca para garantir uma transição fluida para a nuvem", disse o sr. Pace.

Mais de 180 bibliotecas em três continentes (Austrália, Europa e América do Norte) estão atualmente usando os serviços de gerenciamento WorldShare, que foram liberados para disponibilidade geral em julho de 2011. Cem bibliotecas adicionais se comprometeram em usar os novos serviços.

Mais sobre os serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC pode ser encontrado no site da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136