Latin America and Caribbean

A PALNI é o primeiro grupo de bibliotecas acadêmicas a selecionar os Serviços de gerenciamento do WorldShare da OCLC.

DUBLIN, Ohio, 9 de janeiro de 2014—A Rede Particular de Bibliotecas Acadêmicas de Indiana (PALNI), que fornece serviços de automação de bibliotecas a 23 instituições, é o primeiro grupo acadêmico a selecionar os Serviços de gerenciamento do WorldShare da OCLC como seu sistema de gestão de bibliotecas baseado em nuvem.

Os serviços de gerenciamento WorldShare são um pacote integrado de aplicativos de gestão de biblioteca — desde a aquisição e circulação à gestão de metadados e licença, compartilhamento e analítica de recursos — projetados para simplificar e facilitar os fluxos de trabalho, reduzir custos e agregar valor para bibliotecas e seus usuários.

"Os Serviços de gerenciamento do WorldShare (WMS) se ajustam à direção estratégica de nossa organização", disse Kirsten Leonard, diretora executiva da PALNI. "Queremos reduzir os custos de gerenciar nossos sistemas e coleções de modo que possamos nos concentrar em fornecer suporte direto a nossos alunos e corpo docente, e em novos projetos como repositórios institucionais. Já estamos iniciando projetos com que estivemos sonhando, nossas 'listas de desejos'. Acreditamos que o WMS nos ajudará a melhorar os serviços a nossos usuários, com maior economia para nossas instituições".

"Dedicamos nosso esforço de desenvolvimento de nossos recursos consorciados a uma simples declaração de missão: Os Serviços de gerenciamento do WorldShare preserva e respeita as diferenças de autonomia, privacidade e políticas entre os membros de um grupo, enquanto, ao mesmo tempo, impulsiona as oportunidades que chegam com os dados, infraestrutura e comunidade compartilhados", disse Andrew K. Pace, diretor executivo dos Serviços de Biblioteca em Rede da OCLC.

A senhora Leonard disse que a PALNI tem considerado uma mudança para um novo sistema de gestão de bibliotecas por mais de dois anos. Diversas forças-tarefa foram formadas para determinar o melhor curso de ação, e após um cuidadoso estudo, a PALNI determinou que o WMS e a OCLC eram melhor equipados para dar-lhes o que eles queriam para seguir em frente.

"Este é um mundo totalmente novo, e o WMS nos dá a melhor oportunidade de colocar nossos objetivos estratégicos em ação", disse a senhora Leonard. "A OCLC está comprometida em desenvolver métodos de colaboração radical em nosso ambiente baseado na web, não apenas para compartilhar coleções, mas também processos e experiências da equipe. Também vemos que a OCLC está fortemente comprometida em expor os dados de bibliotecas na web e em garantir a relevância das bibliotecas no futuro".

A PALNI selecionou os Serviços de gerenciamento do WorldShare em setembro. Atualmente, eles estão na fase de implementação, que inclui a migração de dados, treinamento de equipe e configuração do produto. A PALNI espera lançar os serviços no verão de 2014.

"A partir do que vimos até agora, esses serviços são muito mais fáceis de usar que nossos atuais serviços", disse a senhora Leonard. "Nossa equipe tem sido agradavelmente surpreendida pela facilidade de uso".

Hoje, mais de 170 bibliotecas em três continentes (Austrália, Europa e América do Norte) estão usando os serviços de gerenciamento do WorldShare, que foram disponibilizados ao público geral em julho de 2011. Mais de 110 outras bibliotecas estão no processo de implementação de novos serviços. Outros grupos de bibliotecas estão utilizando os Serviços de gerenciamento do WorldShare; PALNI é o primeiro grupo acadêmico.

Mais informações sobre os serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC podem ser encontradas no site da OCLC.

Sobre a PALNI

A Rede Particular de Bibliotecas Acadêmicas de Indiana foi fundada em 1992 como uma das primeiras redes de compartilhamento de recursos automatizados em nível estadual para bibliotecas acadêmicas particulares. Os custos operacionais anuais são compartilhados entre as 23 bibliotecas de pequenas faculdades e seminários participantes por todo o estado de Indiana. O sistema inclui um catálogo de biblioteca on-line compartilhado, além de subsistemas, para dar suporte a cada controle de circulação de biblioteca, serviços técnicos e atividades de referência. As bibliotecas da Rede Particular de Bibliotecas Acadêmicas de Indiana (PALNI) colaboram para aprimorar as missões de ensino e aprendizado da educação superior particular em Indiana ao otimizar recursos e serviços, enquanto fortalecem o desenvolvimento de líderes e profissionais. Mais informações sobre a PALNI podem ser encontradas em www.palni.org.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos, quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136