Latin America and Caribbean

OCLC e Yelp aumentam a visibilidade de bibliotecas na web

OCLC library data now supplementing Yelp.com listings to improve public access to library information

DUBLIN, Ohio, 10 de dezembro de 2013— A OCLC, uma organização de pesquisa e serviço de bibliotecas computadorizadas sem fins lucrativos, está trabalhando com o Yelp, um site e aplicativo para celular líder que conecta os consumidores aos melhores estabelecimentos locais, para aumentar o acesso do público a informações de bibliotecas locais.

O Yelp está integrando informações do banco de dados de listagens de bibliotecas mantido por meio do programa Library Spotlight da OCLC para complementar listagens de bibliotecas existentes no Yelp.com. As informações fornecidas por meio da OCLC já foram adicionadas a mais de 1.400 listagens de bibliotecas no Yelp.com, garantindo que endereços, números de telefone, horários de funcionamento e outras informações precisas sejam disponibilizadas além das informações já listadas no Yelp.

O programa Library Spotlight da OCLC oferece um serviço gratuito de fácil utilização por meio do qual qualquer biblioteca pode adicionar, editar e atualizar seu próprio perfil que aparecerá, então, em sites de listagens on-line. O Yelp é o primeiro a trabalhar com a OCLC, que irá incorporar mais parceiro no futuro para conferir às bibliotecas mais visibilidade na web. As bibliotecas já podem solicitar sua conta gratuita e utilizar um conjunto de ferramentas do Yelp para estabelecimentos comerciais. O programa Library Spotlight aprimora o acesso a informações de bibliotecas on-line fornecendo uma maneira conveniente para que serviços da internet atualizem diversas listagens de bibliotecas, em grande escala.

“Após o perfil de uma biblioteca ser estabelecido no programa Library Spotlight, os dados podem ser compartilhados com parceiros estratégicos como o Yelp, levando o tráfego e o interesse à biblioteca local", afirmou Chip Nilges, vice-presidente de desenvolvimento comercial da OCLC. "O programa permite que as bibliotecas participantes se beneficiem da ampla rede de parcerias da OCLC. É rápido, fácil e gratuito participar do programa. E ele tem o potencial de, literalmente, colocar todas as bibliotecas no mapa."

O programa Library Spotlight também utiliza dados do WorldCat Registry para preencher previamente informações sobre milhares de bibliotecas. As bibliotecas podem usar o programa Library Spotlight para atualizar e aprimorar as informações ou para criar uma nova conta caso não haja nenhuma.

A parceria entre a OCLC e o Yelp foi anunciada em abril de 2013. O feed inicial de dados de bibliotecas já está disponível no Yelp. A OCLC fornecerá ao Yelp perfis e atualizações adicionais regularmente.

Uma breve tour em vídeo do programa Library Spotlight está no YouTube.

Mais informações sobre o programa Library Spotlight da OCLC estão disponíveis no site.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136