Latin America and Caribbean

Parceria entre OCLC e FamilySearch combinará recursos para melhorar a pesquisa genealógica

DUBLIN, Ohio, 31 de janeiro de 2013—A OCLC e a FamilySearch International, a maior organização de recursos genealógicos do mundo, assinaram um acordo que beneficiará o WorldCat e os serviços do FamilySearch com dados de ambas as organizações, ampliando a oferta de recursos e tornando a experiência de pesquisa genealógica dos usuários ainda melhor.

Com esta nova parceria, a OCLC incorporará dados do catálogo de materiais genealógicos do FamilySearch ao WorldCat, e o FamilySearch usará os serviços de catalogação da OCLC para continuar catalogando suas coleções no WorldCat. O FamilySearch também usará a API de pesquisa do WorldCat para incorporar os resultados do WorldCat aos resultados de pesquisa retornados pelos serviços de pesquisa genealógica do FamilySearch.

"Estamos felizes em ver que informações sobre os acervos do FamilySearch estão tendo maior circulação e também em comunicar aos nossos usuários que os acervos genealógicos estão disponíveis fora de nossa rede", declarou Jake Gehring, diretor de operações de dados do FamilySearch.

"Esta combinação de recursos genealógicos e bibliográficos trará grandes benefícios a bibliotecários, usuários de bibliotecas e genealogistas", destacou Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "A OCLC e a FamilySearch são organizações com objetivos semelhantes – conectar pessoas a conhecimento e informação por meio de iniciativas colaborativas. Será um grande prazer trabalhar com a FamilySearch."

A FamilySearch, historicamente conhecida como a Sociedade genealógica de Utah, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à descoberta e preservação de históricos e histórias de família, que possibilita que as pessoas conheçam seus antepassados fornecendo amplo acesso aos seus registros e trabalhando em conjunto com outras pessoas e instituições que compartilham essa mesma visão.

As coleções da FamilySearch incluem documentos históricos de valor genealógico, como certidões de registro civil, registros de igrejas, dados de inventários, censos, escrituras de imóveis, declarações fiscais e registros militares. A coleção também contém fontes compiladas, como históricos familiares, genealogias de clãs e linhagens, relatos de ascendência e histórias locais transmitidos oralmente. A FamilySearch também foi pioneira no uso de tecnologias e processos de captura de imagens, conversão digital, preservação, indexação on-line e acesso via Internet. Desde 1996, a FamilySearch usa o sistema de gerenciamento de bibliotecas OLIB da OCLC para gerenciar o enorme volume de metadados de seu catálogo.

A FamilySearch oferece um serviço ímpar a usuários do mundo todo por meio de sua rede de mais de 4.600 centros de história da família. Em todos os centros, voluntários treinados da FamilySearch fornecem atendimento individualizado a usuários de recursos de história da família que desejam acessar registros e as informações neles contidas.

O WorldCat é o banco de dados de materiais de biblioteca mais completo do mundo. Com uma média de atualizações de quase um novo registro por segundo, o WorldCat é um catálogo criado colaborativamente e que inclui itens mantidos por milhares de instituições ao redor do mundo, entre elas bibliotecas públicas, acadêmicas, estaduais e nacionais, arquivos e sociedades históricas. Essas instituições catalogaram suas coleções regulares e também várias coleções especiais, inclusive materiais digitalizados, referentes à história local. Por isso, o WorldCat é uma ferramenta indispensável para a pesquisa genealógica.

Saiba mais sobre o FamilySearch ou pesquise seus recursos on-line em FamilySearch.org. Mais informações sobre o WorldCat estão disponíveis no site da OCLC. Navegue pelo WorldCat.org na Web em www.worldcat.org.

Sobre a FamilySearch
A FamilySearch é maior organização genealógica do mundo. É uma organização sem fins lucrativos, baseada em trabalho voluntário e mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Milhões de pessoas usam os registros, recursos e serviços da FamilySearch para conhecer melhor a história de sua família. Para contribuir com esta importante descoberta de nossas origens, a FamilySearch e seus antecessores coletam, preservam e compartilham ativamente registros genealógicos no mundo todo há mais de 100 anos. Os usuários podem acessar gratuitamente os serviços e recursos da FamilySearch no site FamilySearch.org ou através dos mais de 4.600 centros de história da família espalhados por 132 países, sendo a Biblioteca de história da família, localizada em Salt Lake City, Utah, o principal deles.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países já usaram os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »