Latin America and Caribbean

OCLC e ProQuest trabalham em conjunto para automatizar gestão de coleção de livros eletrônicos

Collaboration will help library staff keep e-book information current, offer library users quick and easy access to e-books from ebrary and EBL

DUBLIN, Ohio, 4 de novembro de 2013- Uma nova colaboração entre a OCLC e a ProQuest automatiza o processo de manter os acervos de livros eletrônicos da ebrary e da EBL – Ebook Library atualizado em catálogos de biblioteca e do WorldCat, além de oferecer links atuais para que os usuários das bibliotecas acessem esses títulos. A iniciativa dá prosseguimento ao trabalho da OCLC como setor de livros eletrônicos da ProQuest para oferecer suporte ao fluxo de trabalho de aquisições derivadas de demanda e ao acesso a livros eletrônicos.

Agora, as bibliotecas podem solicitar que a ebrary e a EBL forneçam à OCLC os dados de acervos relativos às coleções adquiridas e aos repositórios de DDA. Os dados serão carregados na base de conhecimentos da WorldCat, que combina informações sobre os recursos eletrônicos de uma biblioteca e recursos de link que permitem o acesso ao conteúdo. Os acervos e o acesso aos livros eletrônicos será mantido atualizado automaticamente para as bibliotecas de catálogos da OCLC, sem a necessidade de a equipe da biblioteca intervir manualmente.

“A OCLC está trabalhando com parceiros como a ProQuest para automatizar o maior número possível de etapas na cadeia de comando, de modo a reduzir a carga de trabalho dos bibliotecários para manter as informações sobre recursos eletrônicos atualizadas", afirmou Chip Nilges, vice-presidente de Desenvolvimento comercial da OCLC. "Este processo automatizado foi criado para eliminar a difícil e lenta tarefa de catalogar e manter as informações sobre os acervos, para que os links e coleções de livros eletrônicos permaneçam atualizados. Esse trabalho no nível da cadeia de suprimentos resultará no acesso rápido, fácil e confiável a essas coleções eletrônicas por parte dos usuários das bibliotecas."

“Essa relação com a OCLC representa os pontos altos da ProQuest com relação a nossos setores combinados de livros eletrônicos: acesso integrado e suporte para o fluxo de trabalho", afirmou Kathy Masnik, vice-presidente de gerenciamento de produtos da ProQuest para livros eletrônicos. Masnik está liderando a integração, realizada pela ProQuest, da ebrary e da EBL, que criará uma plataforma conjunta para livros eletrônicos, integrando os atuais sistemas e processos de bibliotecas para agregar valor. "Temos o prazer de estabelecer esta parceria no desenvolvimento de um importante passo à frente na integração do trabalho que cerca os livros eletrônicos."

As bibliotecas interessadas em implementar esse novo programa sevem entrar em contato com o atendimento ao cliente da ebrary e da EBL com seu símbolo da OCLC em support@ebrary.com e support@eblib.com.

Sobre a ProQuest

A ProQuest conecta pessoas com informações precisas e confiáveis. Fundamentais para a realização de pesquisas sérias, os produtos da empresa são um modo de acesso ao conhecimento do mundo, incluindo dissertações, arquivos culturais e governamentais, notícias, coleções históricas e livros eletrônicos. As tecnologias da ProQuest atendem a usuários nos principais pontos da pesquisa, ajudando-os a descobrir, acessar, compartilhar, criar e gerenciar informações.

As tecnologias baseadas em nuvem da empresa oferecem soluções flexíveis para bibliotecários, estudantes e pesquisadores por meio das unidades ProQuest®, Bowker®, Dialog®, ebrary®, EBL® e Serials Solutions® – e de notáveis ferramentas de pesquisa, como o serviço de descobertas Summon®, RefWorks Flow™, Pivot™ e Intota®, uma nova plataforma de serviços de biblioteca.

Em cooperação com clientes e parceiros, a ebrary, unidade de livros eletrônicos da ProQuest, e a EBL-Ebook Library estão sendo integradas para criar uma solução sem paralelos para livros eletrônicos que oferece a mais robusta seleção de conteúdo, em conjunto com os mais flexíveis modelos de aquisição, para oferecer aos bibliotecários escolhas quanto ao que melhor se encaixa em seu atual fluxo de trabalho, para que possam otimizar seu orçamento e atender com eficácia os usuários finais.

A ProQuest é sediada em Ann Arbor, Michigan, e possui escritórios em vários países.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136