Latin America and Caribbean

Editoras do mundo inteiro estabelecem parcerias com a OCLC para aprimorar os fluxos de trabalho em bibliotecas para conteúdos eletrônicos

DUBLIN, Ohio, 10 de outubro de 2013 - A OCLC realizou acordos com provedores de conteúdo internacionais para acrescentar mais coleções eletrônicas ao banco de dados WorldCat, o mais abrangente catálogo on-line de recursos disponíveis em bibliotecas de todo o mundo.

Incorporar esses bancos de dados ao WorldCat e à base de conhecimentos WorldCat irá aprimorar o acesso a essas coleções e simplificar a administração para bibliotecas que utilizam os serviços OCLC WorldShare Metadata. Esses acordos também reduzirão o custo e o tempo gasto gerenciando atualizações dessas coleções on-line para bibliotecas que tiverem se inscrito na base de conhecimentos, e fornecerá acesso imediato para bibliotecas que se inscreverem ou que desejarem comprar essas coleções. O valor para as bibliotecas é que diversos aplicativos poderão acessar os metadados para simplificar fluxos de trabalho de gerenciamento de materiais eletrônicos.

Os novos acordos com editoras a seguir foram assinados desde junho de 2013. As coleções serão acrescentadas ao WorldCat ao longo dos próximos meses.

A Al Manhal, de Dubai, EAU, é o provedor líder de conteúdo eletrônico em árabe. Trata-se do único provedor do setor de bancos de dados eletrônicos pesquisáveis, em texto, de publicações árabes revisadas por pares e protegidas por direitos autorais. A Al Manhal combina experiência no setor de bibliotecas e publicação com as melhores tecnologias da classe, para permitir que acadêmicos, pesquisadores e usuários de bibliotecas descubram e acessem com facilidade milhares de publicações dos principais institutos de pesquisa e editoras do mundo árabe.

A Confidential Concepts, Inc., de Newark, Delaware, EUA, oferece centenas de títulos de belas artes sobre artistas, gêneros artísticos, fotografia e mais. Os livros contêm centenas de imagens de alta resolução e estão disponíveis em inglês, francês, alemão, espanhol, português e outros idiomas.

A Ecological Society of America (ESA), de Washington D.C., EUA, publica, com o intuito de disponibilizar amplamente, os resultados mais significativos de pesquisas ecológicas, especialmente os que aumentam a compreensão e a aplicação dos conceitos gerais da ecologia. A ESA publica diversos periódicos, nos formatos adequados, que tratam dos interesses de todos os leitores em questão, incluindo cientistas, estudantes, educadores, gerentes de recursos e outros usuários do conhecimento ecológico.

A Henry Stewart Talks Ltd, de Londres, Reino Unido, oferece acesso a seminários de nível mundial dos principais pensadores e autoridades do mundo, em apenas um recurso on-line - onde, quando e sempre que desejado - nas áreas de ciências biológicas e biomédicas e de marketing e administração.

A Internet Scientific Publications (ISPUB), de Sugar Land, Texas, EUA, é uma coleção de mais de 80 periódicos de acesso livre, revisados por pares, das áreas médica e científica, que abrangem uma ampla gama de temas, disciplinas e especialidades, com autorias provenientes do mundo inteiro. Artigos publicados recentemente estão no site da ISPUB e o acesso a artigos publicados anteriormente é disponibilizado por meio da biblioteca de periódicos arquivados da ISPUB.

A New York University Press, de Nova York, Nova York, EUA, está comprometida com a publicação nos formatos eletrônico e impresso. O programa de publicação da organização inclui livros comerciais ou de interesse geral, monografias acadêmicas, livros regionais, livros de referência, textos universitários, reimpressões em edições simples e textos eletrônicos. Atualmente, ela publica 110 novos livros por ano.

A SciELO, de São Paulo, Brasil, é conhecida e respeitada globalmente pela indexação e publicação de periódicos acadêmicos de acesso livre, revisados por pares e, mais recentemente, pela SciELO Livros, que promove o progresso da pesquisa por meio da facilitação da comunicação de seus resultados. A SciELO publica mais de 1.000 periódicos, com mais de 417.000 artigos de 17 países, principalmente das regiões da América Latina e Caribe e incluindo também Portugal, Espanha e África do Sul. A SciELO Livros é uma coleção de e-books de qualidade, revisados por pares, de acesso livre e comercial nas áreas de humanidades, ciências sociais e saúde pública de editoras universitárias selecionadas e de outras editoras acadêmicas do Brasil.

A ciando GmbH, de Munique, na Alemanha, é um dos maiores agregadores de e-books para bibliotecas acadêmicas da Alemanha. A biblioteca da ciando oferece a universidades mais de 250.000 livros, a maioria dos quais alemães, de 1.300 editoras, e incluem obras de literatura e não ficção de todas as disciplinas científicas relevantes: economia, administração, direito, computação, tecnologia, medicina, psicologia, educação, cultura, política, história, filosofia e religião.

O WorldCat e a base de conhecimentos WorldCat continuam crescendo com novos provedores e coleções. Para obter mais informações sobre as atuais listas de conteúdo, consulte as páginas do WorldCat Local e da base de conhecimentos WorldCat no OCLC.org.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136