Latin America and Caribbean

Parceria da OCLC com a Plum Analytics utiliza WorldCat para medir o impacto de pesquisas

DUBLIN, Ohio, 19 de setembro de 2013—A OCLC estabeleceu uma parceria com a Plum Analytics, uma organização de métricas alternativas que desenvolve ferramentas analíticas para acadêmicos e pesquisadores, para utilizar dados do WorldCat para ajudar os pesquisadores a analisar e medir melhor o impacto de seu trabalho.

A Plum Analytics fornece um conjunto de ferramentas e serviços que capturam, agregam e sintetizam os dados conhecidos como big data que são criados a partir dos recursos, incluindo artigos em periódicos, livros, vídeos, apresentações e conjuntos de dados, para caracterizar como a pesquisa é usada e mencionada em diversas comunidades.

A Plum Analytics integrou a API de pesquisa do WorldCat ao seu painel de análise PlumX para obter informações agregadas de acervos de bibliotecas no banco de dados WorldCat, a maior coleção de dados bibliográficos do mundo. O acesso a esses dados é possibilitado pelos aplicativos WorldShare da OCLC, que expõem serviços e dados da web para utilização e reutilização por parceiros terceirizados. Agora, os acadêmicos poderão verificar o quanto seus trabalhos publicados estão incluídos nos acervos de bibliotecas globalmente, para ajudar a mensurar o impacto de sua pesquisa.

Essa parceria demonstra o compromisso da OCLC de oferecer vasto acesso aos dados do WorldCat para uma ampla gama de usos criativos. A OCLC fornece a organizações de análise dados do WorldCat para ajudar a definir como os acervos estão sendo utilizados e para oferecer aos pesquisadores e às bibliotecas uma ampla gama de aplicativos que aproveitam os mesmos dados principais.

As informações bibliográficas no WorldCat são atualizadas continuamente por milhares de bibliotecas membro da OCLC no mundo inteiro. O WorldCat representa mais de 300 milhões de diferentes itens e mais de 2 bilhões de acervos de bibliotecas de mais de 170 países.

“Um papel fundamental dos bibliotecários de pesquisa acadêmica é ajudar as entidades de pesquisa a compreenderem e mensurarem o impacto de seus trabalhos", afirmou Mike Buschman, cofundador da Plum Analytics. “Dar acesso a dados de acervos de bibliotecas com este objetivo irá expandir o universo dessa medição, especialmente em disciplinas nas quais livros e capítulos de livros representam uma proporção significativa dos resultados de pesquisa.”

“A OCLC está comprometida com o compartilhamento do valor do WorldCat para aplicações inovadoras, como é o caso da Plum Analytics”, afirmou Chip Nilges, vice-presidente de desenvolvimento comercial da OCLC. "Parcerias como essa atendem às necessidades das bibliotecas da OCLC e de seus usuários, o que é um componente importante da participação em nossa cooperativa."

Para saber mais sobre a PlumAnalyics e o aplicativo PlumX, consulte o site da Plum Analytics no endereço www.plumanalytics.com.

Para saber mais sobre a API de pesquisa do WorldCat e os programas de parceria do WorldCat.org, visite o site da OCLC.

 

Sobre a Plum Analytics

A Plum Analytics ajuda a responder perguntas sobre o impacto de pesquisas, para que patrocinadores, pesquisadores, bibliotecários, editores e outras pessoas tenham acesso a informações amplas e atualizadas. Quer você esteja realizando, financiando ou monitorando pesquisas, a Plum fornece informações precisas e atuais por meio de seu produto PlumX. Para obter mais informações, visite http://www.plumanalytics.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136