Latin America and Caribbean

OCLC nomeia cinco bibliotecários para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan de 2014

2014 Fellows are from Bhutan, El Salvador, Nigeria, Philippines and Sri Lanka

DUBLIN, Ohio, 20 August 2013— A OCLC, em conjunto com a IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas), nomeou hoje os cinco bibliotecários escolhidos para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan para 2014.

Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2014 foram anunciados hoje por Skip Prichard, presidente e CEO da OCLC, em uma coletiva de imprensa durante o World Library and Information Congress (Congresso Mundial de Informações e Bibliotecas da IFLA): 79ª IFLA General Conference and Assembly (Conferência e Assembleia Geral) em Cingapura. Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2014 são:

  • Srta. Olufunmilayo Fati, programadora de sistemas, Biblioteca da Universidade de Jos, Jos, Nigéria
  • Sr. Franklin Flores Urrutia, bibliotecário, Consórcio de Bibliotecas Universitárias de El Salvador (Consorcio de Bibliotecas Universitarias de El Salvador - CBUES), San Salvador, El Salvador
  • Sr. W.M. Tharanga Dilruk Ranasinghe, bibliotecário assistente, Universidade de Kelaniya, Kelaniya, Sri Lanka
  • Srta. Leonila Reyes, bibliotecária chefe, Universidade Saint Louis, Cidade de Baguio, Filipinas
  • Sr. Sonam Wangdi, bibliotecário, Instituto Ugyen Wangchuck para Conservação e Meio-ambiente, Bumthang, Butão

O Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira Jay Jordan da IFLA/OCLC, nomeado em homenagem ao antigo presidente e CEO da OCLC Jay Jordan, apoia profissionais da ciência da informação e bibliotecária de países com economias em desenvolvimento. Ele oferece educação contínua avançada e exposição e uma ampla gama de questões nas áreas de tecnologias da informação, operações bibliotecárias e biblioteconomia cooperativa global. Com a seleção dos cinco bolsistas para a classe de 2014, o programa terá recebido 70 bibliotecários e profissionais das ciências da informação de 36 países.

"O programa de bolsa oferece a bibliotecários talentosos grandes oportunidades de crescimento profissional no início de suas carreiras", afirmou Prichard. "No curto prazo, os bolsistas aprendem sobre os mais recentes avanços da ciência da informação e bibliotecária. No longo prazo, sua experiência com a OCLC ajudará a prepará-los para lidar com os desafios do trabalho em bibliotecas em seus países de origem."

Durante o programa de quatro semanas, os participantes comparecerão a discussões com líderes de bibliotecas e ciência da informação, farão visitas a bibliotecas e participarão de atividades de desenvolvimento profissional. O programa será sediado na matriz da OCLC em Dublin, Ohio, EUA.

O programa também permite que os contemplados compartilhem seus costumes e culturas com outros participantes, com os colegas que encontrarem durante o programa e com seus anfitriões. Os bolsistas fazem apresentações formais e informais sobre seus países de origem e suas bibliotecas e sobre os desafios enfrentados por elas. Durante o período de conclusão do programa, os bolsistas traduzem suas experiências no programa em planos de desenvolvimento específicos para nortear seu crescimento contínuo e suas contribuições pessoais com as instituições nativas de seus países de origem.

“Após a experiência com a OCLC, eu sou uma pessoa nova e melhorada", afirmou Rozita Petrinska-Labudovikj, bolsista de 2013 da República da Macedônia. "Somos mais ricos em experiência profissional, contatos profissionais valiosos e belas memórias. A bolsa me ajudou não apenas a obter ideias para pesquisar e escrever, mas também me motivou a buscar mais trabalho e desenvolvimento".

O comitê de seleção do programa de bolsas de 2014 foi composto por: Fiona Bradley, IFLA; Sarah Kaddu, Biblioteca Nacional de Uganda; Hella Klauser, Associação de Bibliotecas da Alemanha; Janet Lees, OCLC; Nancy Lensenmayer, OCLC; Robert Moropa, Universidade de Pretória, África do Sul e and George Needham, OCLC.

Patrocínios de organizações interessadas são válidos. Para obter mais informações sobre como patrocinar o Programa de bolsa, entre em contato com George Needham, vice-presidente da OCLC nos Conselhos Globais e Regionais, pelo e-mail needhamg@oclc.org.

Informações sobre inscrições para o Programa de bolsa de 2015 estão disponíveis no site da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

Sobre a IFLA

A IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) é o principal órgão internacional que representa os interesses das bibliotecas, dos serviços de informações e de seus usuários. É a voz global da biblioteconomia e dos profissionais de informação. Fundada em Edimburgo, Escócia, em 1927 em uma conferência internacional, a IFLA agora tem 1.600 membros em aproximadamente 150 países do mundo todo. A IFLA foi registrada nos Países Baixos em 1971. A Biblioteca Real, a biblioteca nacional da Holanda, em Haia, fornece generosamente as instalações para a sede da IFLA. Mais informações estão disponíveis em www.ifla.org/

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »