América Latina e Caribe

Por favor note que o conteúdo arquivado podem incluir detalhes ou links que são outdated ou já não precisa.

OCLC nomeia cinco bibliotecários para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan de 2014

2014 Fellows are from Bhutan, El Salvador, Nigeria, Philippines and Sri Lanka

DUBLIN, Ohio, 20 August 2013— A OCLC, em conjunto com a IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas), nomeou hoje os cinco bibliotecários escolhidos para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan para 2014.

Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2014 foram anunciados hoje por Skip Prichard, presidente e CEO da OCLC, em uma coletiva de imprensa durante o World Library and Information Congress (Congresso Mundial de Informações e Bibliotecas da IFLA): 79ª IFLA General Conference and Assembly (Conferência e Assembleia Geral) em Cingapura. Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2014 são:

  • Srta. Olufunmilayo Fati, programadora de sistemas, Biblioteca da Universidade de Jos, Jos, Nigéria
  • Sr. Franklin Flores Urrutia, bibliotecário, Consórcio de Bibliotecas Universitárias de El Salvador (Consorcio de Bibliotecas Universitarias de El Salvador - CBUES), San Salvador, El Salvador
  • Sr. W.M. Tharanga Dilruk Ranasinghe, bibliotecário assistente, Universidade de Kelaniya, Kelaniya, Sri Lanka
  • Srta. Leonila Reyes, bibliotecária chefe, Universidade Saint Louis, Cidade de Baguio, Filipinas
  • Sr. Sonam Wangdi, bibliotecário, Instituto Ugyen Wangchuck para Conservação e Meio-ambiente, Bumthang, Butão

O Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira Jay Jordan da IFLA/OCLC, nomeado em homenagem ao antigo presidente e CEO da OCLC Jay Jordan, apoia profissionais da ciência da informação e bibliotecária de países com economias em desenvolvimento. Ele oferece educação contínua avançada e exposição e uma ampla gama de questões nas áreas de tecnologias da informação, operações bibliotecárias e biblioteconomia cooperativa global. Com a seleção dos cinco bolsistas para a classe de 2014, o programa terá recebido 70 bibliotecários e profissionais das ciências da informação de 36 países.

"O programa de bolsa oferece a bibliotecários talentosos grandes oportunidades de crescimento profissional no início de suas carreiras", afirmou Prichard. "No curto prazo, os bolsistas aprendem sobre os mais recentes avanços da ciência da informação e bibliotecária. No longo prazo, sua experiência com a OCLC ajudará a prepará-los para lidar com os desafios do trabalho em bibliotecas em seus países de origem."

Durante o programa de quatro semanas, os participantes comparecerão a discussões com líderes de bibliotecas e ciência da informação, farão visitas a bibliotecas e participarão de atividades de desenvolvimento profissional. O programa será sediado na matriz da OCLC em Dublin, Ohio, EUA.

O programa também permite que os contemplados compartilhem seus costumes e culturas com outros participantes, com os colegas que encontrarem durante o programa e com seus anfitriões. Os bolsistas fazem apresentações formais e informais sobre seus países de origem e suas bibliotecas e sobre os desafios enfrentados por elas. Durante o período de conclusão do programa, os bolsistas traduzem suas experiências no programa em planos de desenvolvimento específicos para nortear seu crescimento contínuo e suas contribuições pessoais com as instituições nativas de seus países de origem.

“Após a experiência com a OCLC, eu sou uma pessoa nova e melhorada", afirmou Rozita Petrinska-Labudovikj, bolsista de 2013 da República da Macedônia. "Somos mais ricos em experiência profissional, contatos profissionais valiosos e belas memórias. A bolsa me ajudou não apenas a obter ideias para pesquisar e escrever, mas também me motivou a buscar mais trabalho e desenvolvimento".

O comitê de seleção do programa de bolsas de 2014 foi composto por: Fiona Bradley, IFLA; Sarah Kaddu, Biblioteca Nacional de Uganda; Hella Klauser, Associação de Bibliotecas da Alemanha; Janet Lees, OCLC; Nancy Lensenmayer, OCLC; Robert Moropa, Universidade de Pretória, África do Sul e and George Needham, OCLC.

Patrocínios de organizações interessadas são válidos. Para obter mais informações sobre como patrocinar o Programa de bolsa, entre em contato com George Needham, vice-presidente da OCLC nos Conselhos Globais e Regionais, pelo e-mail needhamg@oclc.org.

Informações sobre inscrições para o Programa de bolsa de 2015 estão disponíveis no site da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

Sobre a IFLA

A IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) é o principal órgão internacional que representa os interesses das bibliotecas, dos serviços de informações e de seus usuários. É a voz global da biblioteconomia e dos profissionais de informação. Fundada em Edimburgo, Escócia, em 1927 em uma conferência internacional, a IFLA agora tem 1.600 membros em aproximadamente 150 países do mundo todo. A IFLA foi registrada nos Países Baixos em 1971. A Biblioteca Real, a biblioteca nacional da Holanda, em Haia, fornece generosamente as instalações para a sede da IFLA. Mais informações estão disponíveis em www.ifla.org/

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136