Latin America and Caribbean

Michael Panzer é nomeado editor-chefe do sistema de Classificação decimal de Dewey

Joan Mitchell retires after 20 years

DUBLIN, Ohio, 24 de janeiro de 2013 – Michael Panzer, ex-editor assistente, é nomeado o 10º editor -chefe do sistema de Classificação Decimal de Dewey (DDC).

Michael Panzer, o primeiro editor-chefe do DDC cuja nacionalidade não é norte-americana, chega como sucessor de Joan S. Mitchell, que se aposentou após ocupar esta posição com louvor desde 1993.

Michael Panzer iniciou sua carreira na OCLC em maio de 2007 como gerente global de produtos do setor de Serviços de taxonomia e foi nomeado editor assistente do DDC em março de 2009. De 2002 a 2005, ele gerenciou a equipe técnica responsável pela tradução do sistema Dewey para o alemão. Ele foi o primeiro membro de uma equipe de tradução do sistema Dewey a ser nomeado editor assistente.

"Michael Panzer é muito reconhecido e respeitado nas comunidades globais de sistema Dewey e Web semântica", comentou Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Esperamos que ele deixe o sistema DDC ainda mais eficaz e, parafraseando Melvil Dewey, das formas mais inovadoras e criativas."

Michael Panzer fez parte do Library Linked Data Incubator Group (Grupo incubador de dados vinculados de bibliotecas) do consórcio W3C e participa atualmente do Provenance Working Group (Grupo de trabalho de procedência) do consórcio W3C.

Antes de entrar para a OCLC, Michael Panzer trabalhou na Cologne University of Applied Sciences (Universidade de ciências aplicadas de Colônia, na Alemanha), onde liderou a equipe do CrissCross, um projeto de pesquisa financiado pela German Research Foundation (Fundação alemã de pesquisas) cujo foco era o mapeamento dos sistemas SWD, DDC, RAMEAU e LCSH. É bacharel em Literatura alemã pela Heinrich Heine University (Düsseldorf), com especialização em Ciência da informação. Ele também participou como bolsista de um programa de pesquisa com duração de quatro meses na Universidade da Califórnia, em Davis.

Joan Mitchell aposentou-se oficialmente como editora-chefe do sistema Dewey em 18 de janeiro. Seu trabalho esteve intimamente ligado ao DDC desde 1985, quando ela se tornou membro do Comitê de políticas editoriais para classificação decimal. Ela presidiu o comitê de 1992 a 1993, quando foi indicada ao cargo de editora do sistema Dewey. Antes de entrar para a OCLC em 1993, ela ocupou os postos de Diretora de tecnologia educacional na Carnegie Mellon University e Professora adjunta na Faculdade de ciências da informação da Universidade de Pittsburgh. Ela também ocupou várias posições em bibliotecas acadêmicas e especiais.

Sob a supervisão de Joan, a OCLC publicou as seguintes edições do DDC: 21ª em 1996, 22ª em 2003 e 23ª em 2011. Joan também expandiu as publicações eletrônicas do DDC, adicionando os recursos Dewey for Windows (Dewey para Windows) e WebDewey (Dewey via Web), um produto executado na Web a partir de um script genérico de interface do usuário que suporta o acesso a dados Dewey em diferentes idiomas. Mais recentemente, o DDC foi lançado no formato de dados vinculados.

Joan Mitchell também supervisionou a tradução de várias versões do DDC para 18 idiomas e desenvolveu diversos mapeamentos e crosswalks (correspondências entre diferentes padrões) para o sistema. Ela visitou 30 países nos seis continentes em função de seu trabalho com o sistema Dewey. Durante sua carreira na OCLC, ela escreveu dois livros em coautoria, escreveu 30 artigos acadêmicos para publicação e realizou mais de 120 apresentações em diversos locais ao redor do mundo.

Em 2005, a Associação americana de bibliotecas concedeu à Joan Mitchell a medalha Melvil Dewey, em reconhecimento à sua notória contribuição para a biblioteconomia.

"Durante o período em que Joan esteve à frente do DDC, a equipe de editoração esteve sempre preocupada em atualizar o formato, o conteúdo e o uso do DDC com tecnologias novas e emergentes, destacou Michael Jordan. "Ela trouxe enormes contribuições para o mundo da biblioteconomia. Foi um grande privilégio trabalhar com Joan, e a talentosa equipe que ela compôs continuará contribuindo para a comunidade bibliotecária global por muitos anos ainda."

Sobre o sistema de Classificação Decimal de Dewey
Em 1876, Melvil Dewey publicou a primeira versão do seu inovador sistema de classificação. Em 1911, ele fundou a Forest Press para poder editar, publicar e distribuir o sistema. Desde então, o sistema de Classificação Decimal de Dewey tem sido continuamente atualizado para refletir o sempre dinâmico mundo do conhecimento humano. Hoje, ele é o sistema de classificação bibliotecária mais usado em todo o mundo, com mais de 200.000 bibliotecas usuárias em diversos países.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países já usaram os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »