Latin America and Caribbean

Nova API de metadados do WorldCat permitirá que membros e parceiros da OCLC criem novos aplicativos para bibliotecas catalogarem no WorldCat

DUBLIN, Ohio, 19 de junho de 2013— A OCLC lançou a nova API de metadados do WorldCat, que permitirá que bibliotecas-membro e parceiros criem e compartilhem aplicativos na Plataforma WorldShare da OCLC para que bibliotecas cataloguem suas coleções no WorldCat.

A API de metadados do WorldCat oferece suporte a várias funcionalidades de catalogação para que bibliotecas cataloguem suas coleções no WorldCat. As bibliotecas poderão criar aplicativos com a nova API para adicionar novos registros bibliográficos e enriquecer os existentes no WorldCat, bem como manter dados bibliográficos de acervos de instituições e locais do WorldCat.

As bibliotecas podem continuar catalogando suas coleções no WorldCat usando os aplicativos integrados da OCLC, como o Connexion e o WorldShare Metadata Record Manager, que será lançado em breve, ou podem criar novos aplicativos usando a API de metadados do WorldCat para gerenciar os fluxos de trabalho de catalogação.

"O ecossistema de informações definido pela Web exige acesso a dados, serviços, aplicativos e parcerias para se obter sucesso e atender às demandas de quem busca informações hoje", disse Kathryn Harnish, diretora da OCLC Network Experience. "O lançamento da API de metadados do WorldCat ajudará as equipes de bibliotecas e parceiros a criar aplicativos que possam se integrar com os serviços que eles escolherem, para otimizar seus fluxos de trabalho e obter o máximo de seus serviços e parceiros de serviço."

A API de metadados do WorldCat é a mais recente de uma série de APIs lançadas pela OCLC em sua Plataforma WorldShare, uma arquitetura da Web global interconectada que suporta os serviços e aplicativos baseados na nuvem da OCLC, bem como fornece acesso flexível aos dados das bibliotecas por meio de APIs e outros serviços da Web. Bibliotecários e desenvolvedores podem usar essas ferramentas para inovarem juntos, criando e compartilhando soluções para bibliotecas otimizarem e aprimorarem os fluxos de trabalhos de bibliotecas.

A API de metadados do WorldCat complementa a API de pesquisa do WorldCat. Esses serviços da Web fornecem acesso de leitura e gravação aos dados de acervos e bibliográficos das bibliotecas. Diversos aplicativos criados por bibliotecas e parceiros já usam a API de pesquisa do WorldCat e foram bem recebidos pelos membros da OCLC.

Visite a OCLC Developer Network para saber como as bibliotecas podem começar a usar a nova API de metadados do WorldCat.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »