Latin America and Caribbean

Bibliotecas nos EUA, Reino Unido, Austrália e Espanha trabalhando com a OCLC para testar a nova funcionalidade de gestão de registros

   /  Comentários: 0  /  Avaliação: 
Ainda não há avaliações

DUBLIN, Ohio, EUA, 23 de maio de 2013— A OCLC está trabalhando com 13 bibliotecas em três continentes para fazer um teste beta do WorldShare Metadata Record Manager (Gerenciador de registros de metadados WorldShare), que oferece uma nova funcionalidade de gestão de registros que aprimora a capacidade da biblioteca de catalogar suas coleções, incluindo materiais eletrônicos, digitais e físicos.

A OCLC começou a trabalhar com um grupo de bibliotecas acadêmicas, públicas e especiais nos Estados Unidos no início deste ano para testar a funcionalidade do Record Manager. Bibliotecas no Reino Unido, Austrália e Espanha se uniram recentemente ao piloto. Os catalogadores das bibliotecas participantes estão utilizando o Record Manager para criar novos registros do WorldCat, enriquecer registros existentes, manter dados de acervo do WorldCat e personalizar dados bibliográficos locais. Isso traz uma flexibilidade e melhorias à maneira como as bibliotecas descrevem e analisam os recursos únicos que possuem.

"Como participante do programa piloto para o WorldShare Metadata Record Manager, pré-visualizei e teste a funcionalidade de catalogação, um acréscimo vital dentro da estrutura dos Serviços de gerenciamento da WorldShare (WMS)", disse Linda K. Thaler, Catalogação, Aquisições e Serviços de Metadados da Biblioteca Bertrand, Universidade Bucknell. "Acostumada à aparência e aspecto dos componentes de aquisição e circulação do WMS, descobri que o Record Manager é um ambiente familiar para executar tarefas de catalogação típicas. Saudei com certo entusiasmo a capacidade de visualizar, criar e editar diretamente os dados bibliográficos locais para preservar o que é singular em nossa coleção".

Em maio, os participantes piloto começaram a testar a funcionalidade de personalizar os registros de acervos locais.

"Os catalogadores se beneficiarão de funcionalidades futuras que utiliza e reutiliza dados unidos, dados constantes, terminologias e registros de autoridade para acelerar a criação de registros, melhorar a qualidade dos registros e aprimorar a descoberta do usuário", disse Claire Cocco, diretora dos serviços de coleção digital da OCLC. "Ao oferecer uma solução de gestão de metadados completa, a WorldShare Metadata melhorará significativamente a eficiência para operações de back office."

O WorldShare Metadataé uma parte essencial da estratégia da OCLC de fornecer soluções Webscale integradas para apoiar o fluxo de trabalho de gerenciamento completo de bibliotecas, incluindo seleção, aquisição, metadados, gerenciamento de licenças, descoberta, compartilhamento de recursos e dados de análises. A OCLC está desenvolvendo o Record Manager como complemento ao WorldShare Metadata Collection Manager, utilizado para atualizar automaticamente os metadados e os detalhes de acesso a coleções de recursos eletrônicos. Esses novos aplicativos WorldShare Metadata serão aprimorados em fases durante os próximos anos e fornecem uma solução de gestão de metadados completa para recursos licenciados, digitais e físicos em múltiplos formatos.

As bibliotecas participando nos pilotos incluem:

  • Auburn City Library, Auburn, New South Wales, Austrália
  • Universidade Bishop Grosseteste, Lincoln, Inglaterra
  • Universidade Bucknell, Lewisburg, Pensilvânia, EUA
  • Carnegie Library of Pittsburgh, Pittsburgh, Pensilvânia, EUA
  • Universidade Estadual de Connecticut Central, New Britain, Connecticut, EUA
  • Chartered Society of Physiotherapy, Londres, Inglaterra
  • Davidson College, Davidson, Carolina do Norte, EUA
  • Universidade de High Point, High Point, Carolina do Norte, EUA
  • Instituto Empresa, Madri, Espanha
  • Shore School, North Sydney, New South Wales, Austrália
  • Trinity Theological College, Perth, Austrália
  • Universidade de Essex, Colchester, Inglaterra
  • Universidade de Kansas, Lawrence, Kansas, EUA
  • Universidade do Tennessee, Chattanooga, Tennessee, EUA
  • Universidade de York St John, York, Inglaterra

O WorldShare Metadata Record Manager estará disponível a bibliotecas utilizando os Serviços de gerenciamento da WorldShare iniciando em setembro de 2013. Em 2014, o Record Manager estará disponível a todos os membros catalogadores da OCLC utilizando o WMS, serviços baseados em nuvem alternativos ou sistemas tradicionais de bibliotecas integradas.

Mais informações sobre o WorldShare Metadata Record Manager estão disponíveis no website da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para mais informações, visite www.oclc.org

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136