Latin America and Caribbean

Banco de dados do WorldCat chega a 2 bilhões de acervos

University of Alberta adds 2 billionth holding to world's most comprehensive online library catalog

DUBLIN, Ohio, 7 de maio de 2013—O WorldCat, o banco de dados de recursos on-line mais abrangente disponível em bibliotecas do mundo todo, atingiu outro grande marco com a adição de seu 2º bilionésimo acervo.

Em 4 de maio, sábado, às 2:58 (MDT), o símbolo do acervo para as Bibliotecas da Universidade de Alberta, em Edmonton, foi definido por meio de um processo automatizado para o registro do WorldCat para o e-book, Evaluation of the City of Lakes Family Health Team Patient Portal Pilot Project: relatório final, publicado em 2012 pelo "Centre for Rural and Northern Health Research" (Centro de pesquisas de saúde do norte e de áreas rurais). Foi o 2º bilionésimo acervo adicionado ao WorldCat. O registro do catálogo do e-book foi criado pela Biblioteca canadense de livros eletrônicos, uma fornecedora de e-books do Canadá, e foi aprimorado pelo sistema de processamento de controle de autoridade automatizado da OCLC.

"A Universidade de Alberta tem muito orgulho de sua duradoura associação à comunidade global do WorldCat, assim, sua equipe da biblioteca está bastante animada por ter a sorte de poder fazer parte da grandiosa conquista da OCLC", afirmou Gerald Beasley, nomeado recentemente vice-reitor e bibliotecário-chefe na Universidade de Alberta.

O WorldCat é um banco de dados de informações bibliográficas criado e continuamente atualizado por algumas das 25.000 bibliotecas associadas à OCLC no mundo todo. Os registros do WorldCat descrevem trabalhos específicos e contêm uma lista com as instituições que possuem itens, chamados de "acervos". As instituições utilizam as informações sobre os acervos para criar catálogos locais, efetuar empréstimos entre bibliotecas e realizar trabalhos de coleta de referências.

"É impressionante que o número de acervos no WorldCat tenha dobrado em menos de oito anos", disse Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Esta é uma prova concreta do poder de uma colaboração global entre bibliotecas. Quero agradecer a Universidade de Alberta e os milhares de bibliotecários e catalogadores do mundo todo que estão trabalhando diariamente para criar este recurso único e valioso para aqueles que buscam conhecimento em todos os lugares."

O WorldCat foi criado em 1971 para que as bibliotecas pudessem compartilhar informações de catalogação a partir de um banco de dados central, aumentando a eficiência do fluxo de trabalho e a habilidade de localizar e emprestar materiais. A cooperativa da OCLC levou quase 34 anos, de 26 de agosto de 1971 a 11 de agosto de 2005, para adicionar 1 bilhão de acervos ao WorldCat. Foram precisos apenas sete anos e onze meses para adicionar o segundo bilhão de acervos.

O WorldCat reúne milênios em conhecimento registrado, desde aproximadamente 4.800 a.C. até a data atual. Ele abrange registros de livros, publicações em série, gravações de som, partituras, mapas, materiais audiovisuais, materiais mistos e arquivos de computador.

Nos últimos anos, a OCLC realizou uma série de avanços tecnológicos que possibilitou o processamento de milhões de registros e acervos por meio do processamento em lotes. A OCLC também fez um esforço conjunto para criar parcerias com bibliotecas nacionais, agências de bibliotecas, núcleos regionais de metadados e outros grupos. Essa ação resultou no carregamento de bibliografias nacionais e outras coleções importantes.

Pesquisadores acadêmicos e culturais valorizam o WorldCat tanto por sua profundidade e distinção, quanto pelo seu tamanho. Geralmente, as bibliotecas têm materiais exclusivos e significativos, incluindo mapas, músicas e artefatos. Esses e outros materiais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar. Em um mundo onde as referências gerais, conteúdos de notícias e entretenimento podem ser encontrados facilmente on-line, o WorldCat ajuda as bibliotecas a promoverem um conhecimento local e específico, muito além dos limites de qualquer instituição única.

Por exemplo, muitos genealogistas valorizam o WorldCat como uma fonte central para famílias únicas e registros históricos locais. Como o WorldCat representa itens de mais de 170 países em 470 idiomas, os estudantes utilizam o banco de dados para localizar e emprestar itens no mundo todo. Mais de 40 bibliotecas nacionais contribuem com o WorldCat, incluindo as adições recentes do Japão, Espanha, Israel e China. Além disso, mais de 60% dos registros no WorldCat são materiais em idiomas diferentes do inglês.

As instituições associadas à OCLC utilizam diversos serviços específicos para adicionar, aprimorar e acessar os registros do WorldCat, melhorando os fluxos de trabalho e ajudando as bibliotecas a economizarem tempo e dinheiro. Qualquer pessoa pode pesquisar essas coleções no site www.WorldCat.org. Os usuários do WorldCat.org podem encontrar bibliotecas próximas que tenham um item, construir listas personalizadas, criar citações e postar análises e classificações com facilidade.

Outras exibições públicas do WorldCat incluem as Identidades do WorldCat, que fornecem páginas de resumo para o nome de cada pessoa, organização e personagens fictícios no WorldCat (atualmente, cerca de 30 milhões); Gêneros do WorldCat, que permitem que os usuários busquem centenas de gêneros do WorldCat; e os WorldCat Kindred Works, um serviço baseado em conteúdo que ajuda os usuários a encontrarem materiais de interesses semelhantes. E além disso, o WorldCat Live! A API fornece uma transmissão em tempo real dos novos registros adicionados de coleções de bibliotecas e materiais publicados no WorldCat.

As informações do WorldCat também são distribuídas por meio das relações com parceiros como o Google, Goodreads e o EasyBib. Ao pesquisar por esse e outros serviços populares on-line, os caçadores de informações poderão se conectar às bibliotecas locais por meio dos links e serviços de dados do WorldCat.

Saiba mais sobre o WorldCat no site da OCLC e veja o WorldCat crescer à medida em que as bibliotecas ao redor do mundo contribuem com o banco de dados.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136