Latin America and Caribbean

Programa de gerenciamento de impressão compartilhada da OCLC ajuda bibliotecas a compartilharem recursos e gerenciarem coleções usando o WorldCat

DUBLIN, Ohio, 22 de janeiro de 2013—O novo Programa de gerenciamento de impressão compartilhada da OCLC foi desenvolvido para ajudar bibliotecas a registrarem acervos de coleções impressas compartilhadas no WorldCat, permitindo maior colaboração entre elas para que possam gerenciar e compartilhar essas coleções com mais eficácia.

É cada vez maior o número de iniciativas regionais promovidas para consolidar e preservar coleções impressas entre várias bibliotecas, em resposta à ampla disponibilidade de recursos digitais e maior pressão por espaço em prédios de bibliotecas universitárias.

"As bibliotecas associadas à OCLC têm manifestado grande interesse em reduzir sua estrutura física por meio de colaboração", explicou Chip Nilges, vice-presidente de Desenvolvimento de negócios da OCLC. "Acreditamos que a colaboração envolve uma rede de parceiros que inclui desde organizações nacionais, como o CRL (Centro de Bibliotecas de Pesquisa) e a HathiTrust, até consórcios e empresas regionais, como a Sustainable Collection Services (SCS), que oferece serviços complementares. Temos uma abordagem colaborativa com relação à impressão compartilhada, que visa complementar e integrar as contribuições de um grande número de provedores de serviços."

O Programa de gerenciamento de impressão compartilhada da OCLC foi criado a partir do Projeto piloto de abertura de arquivos impressos da OCLC, concluído em março de 2012. Os participantes do projeto, que incluíam várias grandes bibliotecas de pesquisa dos Estados Unidos, desenvolveram Diretrizes sobre metadados de arquivos de impressão para que as bibliotecas pudessem trabalhar alinhadas aos mesmos padrões de registro e compartilhamento de termos de compromisso de preservação de recursos de impressão. Durante o projeto piloto, os participantes testaram a implementação dessas diretrizes, registrando termos de compromisso de arquivamento de recursos de impressão no WorldCat e documentando o impacto dos mesmos nos fluxos de trabalho locais de catalogação e compartilhamento de recursos. Até o momento, milhares de termos de compromisso de arquivamento de recursos de impressão foram registrados no WorldCat.

A OCLC Research estuda como a atual transição do modelo de estoque impresso gerenciado localmente para o modelo de coleções impressas e digitais gerenciadas colaborativamente tem transformado as operações bibliotecárias.

"O aumento do interesse no gerenciamento de impressões compartilhadas entre as bibliotecas associadas à OCLC reflete uma maior conscientização acerca da possibilidade de realizar coletivamente o longo processo de preservação de registros impressos, permitindo que cada biblioteca reinvista seus recursos locais em iniciativas alinhadas a novas prioridades institucionais", explicou Constance Malpas, gerente de programa da OCLC Research, que coordenou um trabalho aprofundado de pesquisa sobre a abordagem colaborativa no gerenciamento de impressões compartilhadas.

A consultora de impressão compartilhada Lizanne Payne, que trabalha como gerente de projeto para o Western Regional Storage Trust (WEST) e consultora de planejamento para o Research Collections and Preservation Consortium (ReCAP), ajudou a OCLC a identificar as necessidades de bibliotecas e consórcios que estão estabelecendo parcerias para o gerenciamento de impressões compartilhadas.

"As coleções compartilhadas já são uma realidade e irão mudar o modo como as bibliotecas descrevem e fornecem acesso a seus acervos", observou Payne. "Acredito que as bibliotecas apreciarão o envolvimento ativo da OCLC na consolidação deste modelo cada vez mais importante para as coleções bibliotecárias."

"A OCLC está pronta para ajudar bibliotecas e consórcios a estabelecerem os processos necessários para o registro de acervos de impressão compartilhada no WorldCat", informou Bill Carney, gerente de conteúdo da OCLC, que tem atuado como coordenador da comunidade de impressão compartilhada para auxiliar as bibliotecas em seus programas de impressão compartilhada. "Trabalharemos em conjunto com as bibliotecas para identificar outras demandas e serviços que possam fortalecer o gerenciamento colaborativo de coleções impressas."

As bibliotecas e os grupos interessados em registrar sua coleção de impressão compartilhada no WorldCat podem começar entrando em contato com Bill Carney, coordenador da comunidade de impressão compartilhada da OCLC, pelo e-mail sharedprint@oclc.org.

Visite o site da OCLC para obter mais informações sobre o Programa de gerenciamento de impressão compartilhada.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países já usaram os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136