Latin America and Caribbean

OCLC e ProQuest estabelecem parceria para melhorar a descoberta de recursos bibliotecários

Leading library organizations will exchange data to enrich discovery for users of WorldCat Local, Summon, ProQuest Central, and ebrary e-books

ANN ARBOR, Michigan, e DUBLIN, Ohio, EUA, 28 de fevereiro de 2013 – A ProQuest e a OCLC estão lançando um programa de intercâmbio de dados de longo alcance. Esse programa irá melhorar a experiência de descoberta de recursos bibliotecários para usuários do serviço WorldCat Local da OCLC, do serviço Summon® da ProQuest, dos materiais de texto integral do ProQuest Central e de e-books da ebrary. O programa reúne metadados de alguns dos recursos bibliotecários mais usados no mundo todo, aumentando o potencial de descoberta e a abrangência de todos os serviços.

Quando o intercâmbio de dados estiver completo, as bibliotecas que forem assinantes do WorldCat Local e do ProQuest Central ou que tiverem algum conteúdo na ebrary poderão localizar registros da ProQuest e acessar conteúdos associados a partir da interface do WorldCat Local. O intercâmbio também aumentará o potencial de descoberta de registros de catálogo no serviço Summon, possibilitando que as bibliotecas acessem informações de acervos disponibilizados por outras instituições no WorldCat enquanto navegam pelo Summon.

"Esta parceria melhora a experiência do usuário porque otimiza o processo de busca e aumenta a abrangência das buscas", explicou Kurt Sanford, CEO da ProQuest. "O mundo da informação está cada dia mais complexo e, na nossa opinião, as inovações direcionadas aos usuários terão que contar com parcerias entre os provedores de serviços bibliotecários. É um grande prazer trabalhar com a OCLC na construção dessa realidade."

"As bibliotecas associadas à OCLC continuam usufruindo dos benefícios gerados por nossa longa parceria com a ProQuest", declarou Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Estamos muito contentes com os novos benefícios que este contrato de intercâmbio de dados trará. Agora, as bibliotecas associadas à OCLC terão maior acesso aos serviços da ProQuest enquanto navegam pelo WorldCat Local, e as bibliotecas que escolherem o serviço Summon terão acesso direto ao WorldCat e ao programa de Compartilhamento de recursos da OCLC. Os serviços de descoberta e fornecimento de recursos aos usuários ficarão muito melhores."

O ProQuest Central é o maior banco de dados multidisciplinar de texto integral disponível atualmente no mercado. Este recurso fornece acesso a 27 dos bancos de dados mais usados da ProQuest, que incluem uma variedade de conteúdos relacionados a mais de 160 assuntos, sendo, portanto, o recurso individual de buscas mais abrangente do mundo.

O WorldCat é o maior banco de dados de informações bibliográficas do mundo, sendo ampliado continuamente pela OCLC e por bibliotecas de todas as partes do mundo desde 1971. Cada registro no banco de dados WorldCat contém uma descrição bibliográfica referente a um único item ou obra e uma lista das instituições que contêm o item. As instituições compartilham esses registros, usando-os para criar catálogos locais, efetuar empréstimos entre bibliotecas e realizar trabalhos de coleta de referência. Desde 1971, mais de 280 milhões de registros foram adicionados ao WorldCat, abrangendo mais de 6.000 anos de conhecimento registrado.

Sobre a ProQuest
A ProQuest conecta pessoas com informações precisas e confiáveis. Fundamental para serviços sérios de busca, há 70 anos a empresa vem construindo sua reputação como uma porta de entrada para o conhecimento global, oferecendo desde dissertações, arquivos governamentais e culturais, até informações jornalísticas – em todos os formatos. Seu papel é crucial para bibliotecas e outras organizações cuja missão depende do fornecimento de informações precisas e confiáveis. Dinâmica e em franca expansão, a ProQuest inclui as unidades ProQuest®, Bowker®, Dialog®, ebrary® e Serials Solutions®, além de excelentes ferramentas de busca, como os serviços RefWorks® e Pivot™, e o serviço Summon® de descoberta de conteúdos em toda a Web. A empresa possui sede em Ann Arbor, Michigan, e escritórios em vários países. Para saber mais sobre a ProQuest, visite www.proquest.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »