Latin America and Caribbean

Biblioteca da Universidade de Delaware entra para comunidade WorldShare da OCLC

DUBLIN, Ohio, EUA, 18 de janeiro de 2012—A Biblioteca da Universidade de Delaware selecionou os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC como sistema cooperativo de gerenciamento de bibliotecas baseado na Web para o gerenciamento de metadados, aquisições, circulação, descoberta, gerenciamento de licenças e aprimoramentos do fluxo de trabalho. A Biblioteca da Universidade de Delaware é o primeiro membro da ARL (Associação de Bibliotecas de Pesquisa) a entrar para a comunidade dos Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC.

A Biblioteca da Universidade de Delaware vai implantar os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC, inclusive o Gerenciador de licenças WorldShare da OCLC, até o meio do ano de 2013. Para a universidade, o novo sistema “em nuvem” trará mais eficácia e deverá melhorar o aproveitamento do vasto material da biblioteca.

Em 2008, a biblioteca foi uma das primeiras instituições a implantar o WorldCat Local, o serviço de descoberta e fornecimento da OCLC. Desde então, 29 bibliotecas da ARL já aderiram ao WorldCat Local.

"A OCLC tem uma longa e notável história de apoio às bibliotecas em seu papel de levar a informação aos usuários", diz Susan Brynteson, pró-reitora e diretora de Bibliotecas "May Morris", que vem trabalhando com a cooperativa OCLC há muitos anos. "É uma imensa satisfação para a Biblioteca da Universidade de Delaware estar à frente dessa vanguarda de serviços bibliotecários."

"A solução Webscale da OCLC é uma verdadeira revolução", diz Gregg A. Silvis, diretor assistente de Sistemas de Informações de Biblioteca da Universidade de Delaware. "Faz anos que as bibliotecas estão trabalhando para desenvolver esse tipo de solução. Levar as funções mais comuns das bibliotecas para a nuvem reduzirá a redundância de carregar os registros localmente e dispensará a manutenção de sistemas locais. Além disso, por ser a primeira biblioteca de pesquisa acadêmica dos Estados Unidos a adotar os Serviços de gerenciamento WorldShare, a biblioteca tem a oportunidade de desenvolver esses serviços para atender às necessidades de outras bibliotecas de pesquisa."

Tom Apple, reitor da Universidade de Delaware, afirma que "A implantação dos Serviços de gerenciamento WorldShare demonstra o compromisso da biblioteca de oferecer excelência em serviços de pesquisa aos professores e alunos da Universidade de Delaware."

Silvis acredita que a Biblioteca da Universidade de Delaware vai ganhar um meio aprimorado de levar aos usuários todos os tipos e formatos de materiais. "Com os Serviços de gerenciamento WorldShare, a biblioteca poderá fazer uma análise minuciosa dos fluxos de trabalho adotados na nossa biblioteca."

"A OCLC ficou impressionada com a disposição da Universidade de Delaware de trabalhar com a cooperativa OCLC de formas inovadoras que contribuem para o progresso da pesquisa, da educação e do meio acadêmico", diz Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Será um grande prazer trabalhar com a equipe dessa importante biblioteca de pesquisa na implantação de um novo modelo de cooperação que beneficiará alunos, professores e bibliotecários."

Andrew Pace, diretor executivo de Serviços de Bibliotecas em Rede da OCLC, explica que a cooperativa trabalha em parceria com a membresia para que os serviços sejam significativos e tenham impacto na comunidade de bibliotecas. "A parceria com a Biblioteca da Universidade de Delaware será inestimável para que a OCLC possa delinear e aprimorar os Serviços de gerenciamento WorldShare."

As bibliotecas que utilizarem os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC reduzirão o custo total de propriedade do gerenciamento de sua biblioteca e sobrará mais tempo livre para a equipe cuidar de tarefas prioritárias. Esses serviços fornecem um ambiente baseado na Web que simplifica a catalogação, as aquisições, o gerenciamento de licenças e a circulação. E ainda permitem que as bibliotecas compartilhem custos e recursos de infraestrutura e colaborem de diversas maneiras que transcendem as restrições de hardware e software locais.

Em 2010, a OCLC anunciou que estava disponibilizando os Serviços de gerenciamento WorldShare para o primeiro grupo de adeptos. Os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC foram lançados para o público geral em 1º de julho de 2011. Atualmente, 33 bibliotecas usam os serviços, e 171 bibliotecas em todo o mundo já confirmaram interesse.

Mais informações sobre os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC podem ser encontradas no site da OCLC.

Sobre a Universidade de Delaware
Com uma história que remonta ao ano de 1743, a Universidade de Delaware é uma instituição de controle privado que recebe verbas do Governo e conta com um corpo discente de mais de 16 mil alunos de graduação, 3.500 de pós-graduação e mil alunos de especialização e educação continuada. A Universidade oferece formação em diversas áreas espalhadas por sete faculdades e institutos e faz parte do programa do governo de bolsas de estudos nas áreas agrícola, marítima e espacial. A Universidade foi classificada pela Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching (instituição americana que classifica as instituições de ensino superior nos Estados Unidos, como a CAPES no Brasil) como universidade de pesquisa com altíssimo nível de atividade em pesquisa, designação concedida a menos de 3% das faculdades e universidades dos Estados Unidos.

A Biblioteca Hugh M. Morris, do câmpus de Newark, oferece aos 21 mil alunos acesso ao acervo de 2,8 milhões de volumes impressos, 42 mil periódicos e mais de 310 bancos de dados. Para saber o horário de funcionamento da biblioteca, ligue para +1 302-831-BOOK (+1 302-831-2665) ou consulte o site da biblioteca no endereço www.udel.edu/library.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »