Latin America and Caribbean

Conselho Global da OCLC elege Loretta Parham e Jennifer Younger para atuar no Conselho de Administração da OCLC

DUBLIN, Ohio, EUA, 20 de abril de 2012—Os delegados-membros do Conselho Global da OCLC elegeram dois bibliotecários para atuar no Conselho de Administração da OCLC: Loretta Parham, CEO e diretora da Biblioteca Robert W. Woodruff do Centro Universitário de Atlanta, e Jennifer Younger, diretora executiva da Catholic Research Resources Alliance. Cada membro cumprirá um mandato de quatro anos a partir da próxima reunião do Conselho da OCLC em novembro.

Os dois novos membros do Conselho foram eleitos pelo Conselho Global em 18 de abril e substituirão Maggie Farrell, diretora das bibliotecas da Universidade de Wyoming, e Bruce Newell, diretor (aposentado) da rede de bibliotecas Montana, cujos mandatos terão fim em novembro.

Loretta Parham é CEO e diretora da Biblioteca Robert W. Woodruff do Centro Universitário de Atlanta, uma biblioteca acadêmica independente para o uso de quatro HBCUs (faculdades e universidades historicamente negras) — Faculdade Morehouse, Faculdade Spelman, Centro Teológico Interdenominacional e Universidade Clark de Atlanta. Entre os cargos anteriores estão o de diretora da biblioteca da Universidade de Hampton, Virginia, e diretora adjunta da Biblioteca Carnegie de Pittsburgh, Pensilvânia. Ela foi chefe regional de 20 filiais da Biblioteca Pública de Chicago (CPL) e ocupou outros cargos do serviço público e administrativos na CPL e nas Faculdades da Cidade de Chicago. Também foi vice-presidente/presidente do Conselho de Membros da OCLC de 2007 a 2009.

Atualmente, Parham ocupa diversos cargos de liderança em organizações profissionais, incluindo o de diretora-geral da Associação de Bibliotecas Universitárias e de Pesquisa (ACRL) e vice-presidente do Conselho de Ciências Humanas da Geórgia. É cofundadora e ex-presidente da HBCU Library Alliance. É membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Biblioteconomia e Ciências da Informação da Universidade Estadual de Wayne, do Comitê Consultivo para preservação de herança/proteção de coleções especiais e da força-tarefa do Ciclorama e do Museu de Guerra Civil de Atlanta. Parham também é membro do corpo docente do Instituto de Administração EDUCAUSE.

Parham fez mestrado em Biblioteconomia na Universidade de Michigan e é bacharel em Comunicações na Universidade de Illinois do Sul em Carbondale.

Jennifer Younger é diretora executiva da Catholic Research Resources Alliance e foi diretora Edward H. Arnold nas Bibliotecas Hesburgh, Universidade de Notre Dame, de 1997 a 2010. Antes disso, foi diretora assistente de serviços técnicos e responsável pelas bibliotecas regionais do campus, Bibliotecas da Universidade, na Universidade Estadual de Ohio, em Columbus. Younger foi vice-presidente/presidente do Conselho Global da OCLC de 2009 a 2011, copresidente do Conselho para Política de Uso de Registros da OCLC de 2009 a 2010 e presidente do Conselho de Revisão para Criação e Administração de Dados Compartilhados em 2009.

O trabalho diferenciado de Younger inclui a atuação como vice-presidente, presidente e ex-presidente da Associação de Coleções Bibliotecárias e Serviços Técnicos (ALCTS), presidente e membro do conselho das Bibliotecas Acadêmicas de Indiana (ALI), secretária e membro do conselho do Centro de Bibliotecas de Pesquisa e membro do conselho da Associação das Bibliotecas de Pesquisa. Em 2010, foi nomeada Graduada do Ano na Faculdade de Biblioteconomia e Estudos da Informação na Universidade de Wisconsin. Também é membro da Beta Phi Mu, Sociedade de Honra Internacional em Biblioteconomia, desde 1991.

Younger tem Ph.D., mestrado em biblioteconomia e diploma de bacharel em História, todos pela Universidade de Wisconsin, em Madison.

Atualmente, o Conselho de Administração da OCLC é formado por 16 membros. De acordo com o regimento interno do Conselho, o número de membros pode variar de 13 a 17. Seis são eleitos pelo Conselho Global, um é o presidente e CEO, e os membros restantes são eleitos pelo próprio Conselho. Dez dos dezesseis membros que atualmente fazem parte do Conselho de Administração da OCLC são bibliotecários.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviços bibliotecários por computador de associação e sem fins lucrativos, dedicada aos objetivos públicos de facilitar o acesso às informações do mundo e reduzir os custos de bibliotecas. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas-membros produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136