Latin America and Caribbean

Conselhos Regionais e Global da OCLC anunciam resultados das eleições

DUBLIN, Ohio, EUA, 18 de abril de 2012—Anne Prestamo, vice-diretora de Serviços de Coleção e Tecnologia e professora de Ensino e Serviços Bibliotecários, ganhadora do prêmio Claud D. Kniffen, da Universidade Estadual de Oklahoma, Bibliotecas da Universidade (Stillwater, Oklahoma, EUA), foi eleita vice-presidente/presidente eleita do Conselho Global da OCLC. O mandato como vice-presidente iniciará em 1º de julho de 2012, seguido pelo mandato de um ano como Presidente do Conselho Global, com início em 1º de julho de 2013.

Os resultados das eleições para os três Conselhos Regionais, Conselho Regional das Américas (ARC), Conselho Regional da Europa, Oriente Médio e África (EMEARC) e Conselho Regional da Ásia-Pacífico (APRC), também foram anunciados durante a reunião do Conselho Global em Dublin, Ohio, entre os dias 16 e 18 de abril. Um total de 48 delegados de 17 países participaram da reunião anual do Conselho Global, liderada por Berndt Dugall, Presidente do Conselho Global da OCLC e Diretor/Bibliotecário da Universität Frankfurt, Universitätsbibliothek Johann Senckenberg.

ChewLeng Beh, vice-presidente/presidente eleito do Conselho Global da OCLC, diretor sênior dos Serviços Bibliotecários e Profissionais e diretor do Conselho Nacional de Bibliotecas de Cingapura, iniciará seu mandato como Presidente do Conselho Global em 1º de julho de 2012.

As pessoas a seguir foram eleitas por representantes eleitores que são membros da OCLC em suas respectivas regiões:

Conselho Regional da OCLC nas Américas (ARC)
Membros do Comitê Executivo do ARC (Mandato: 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013):

As seis pessoas a seguir foram eleitas para atuar no Comitê Executivo do Conselho Regional das Américas juntamente com Barbara Preece, diretora da biblioteca da Universidade Estadual da Califórnia, em San Marcos (San Marcos, Califórnia, EUA), que se tornará presidente do Comitê Executivo do ARC em 1º de julho de 2012:

  • Vice-presidente/presidente eleita — Jane Treadwell, bibliotecária universitária e diretora de Serviços Bibliotecários Educativos na Biblioteca Brookens, na Universidade de Illinois em Springfield (Springfield, Illinois, EUA). Como Vice-presidente/presidente eleita, Treadwell ocupará o cargo de presidente do Comitê Executivo a partir de 1º de julho de 2013.
  • Secretário — Mark McFarland, vice-diretor de Iniciativas Digitais, Universidade do Texas em Austin (Austin, Texas, EUA)
  • Membro geral (Canadá) — Madeleine Lefebvre, bibliotecária-chefe, Universidade de Ryerson (Toronto, Ontário, Canadá)
  • Membro geral (América Latina e Caribe) — Marilyn Montalvo, bibliotecária de automação/vice-diretora do Departamento de Serviços Técnicos, Universidade de Porto Rico, campus Río Piedras (San Juan, Porto Rico)
  • Membro geral (Estados Unidos) — Linda Waskow, especialista em tecnologia de mídia de bibliotecas, Escola Primária de Beaufort (Beaufort, Carolina do Sul, EUA)
  • Membro geral (Estados Unidos) — Rebecca Lubas, diretora de Serviços de Catalogação e Descoberta da Universidade do Novo México, Bibliotecas da Universidade (Albuquerque, Novo México, EUA)

Conselho Regional da OCLC na Ásia-Pacífico (APRC)
Membros do Comitê Executivo do APRC (Mandato: 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2015):

As três pessoas a seguir foram eleitas para atuar no Comitê Executivo do APRC:

  • Srichan Chancheewa, diretora das bibliotecas da Universidade de Thammasa, Tailândia
  • Makoto Nakamoto, diretor administrativo da Universidade de Waseda, Japão
  • Peter Sidorko, bibliotecário da Universidade de Hong Kong

A atual presidente eleita Hsueh-hua Chen, bibliotecária e professora de biblioteconomia da Universidade Nacional de Taiwan, ocupará o cargo de presidente do Conselho Regional da Ásia-Pacífico em 1º de julho de 2012. As três pessoas eleitas recentemente também atuarão em conjunto com os membros atuais do Comitê Executivo, cujos mandatos terminarão em 30 de junho de 2013: ChewLeng Beh, diretor sênior dos Serviços Bibliotecários e Profissionais do Conselho Nacional de Bibliotecas e diretor dos Serviços Bibliotecários Integrados e Automatizados de Cingapura (SILAS); Alison Elliott, diretora dos Serviços de Conteúdo da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia; e Andrew Wells, bibliotecário da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália. Os escritórios adicionais serão determinados durante a reunião do Comitê Executivo do APRC em junho de 2012.

        Conselho Regional da Europa, Oriente Médio e África (EMEARC)
        Membros do Comitê Executivo e Delegados do Conselho Global do EMEARC (Mandato: 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2015):

        Atual vice-presidente/presidente eleita, Anja Smit, diretora da Universidade de Utrecht, Holanda, ocupará o cargo de presidente do Comitê Executivo do EMEARC de 2012 a 2013.

        • Cendrella Habre, diretora da Biblioteca Riyad Nassar, Universidade Líbano-Americana, Líbano, representará os membros no Oriente Médio e na Índia.
        • Bert Looper, diretor administrativo do Tresoar, Holanda, representará os membros do setor de herança cultural.
        • Robert Moropa, diretor dos Serviços Bibliotecários da Universidade de Pretória, África do Sul, representará os membros na África. Moropa ocupará o cargo de vice-presidente/presidente eleito do Comitê Executivo do EMEARC de 2012 a 2013.

        Sobre o Conselho Global da OCLC
        O Conselho Global é formado por delegados-membros que foram eleitos pelos Conselhos Regionais e funciona como um fórum estratégico de discussão e como vínculo principal de comunicação entre as bibliotecas-membros, os Conselhos Regionais e a OCLC. O Conselho Global ajuda a moldar os próximos passos da OCLC e das bibliotecas com a eleição de seis membros para o Conselho de Administração da OCLC e com a ratificação de emendas do Código de regulamentações e Artigos de incorporação da OCLC. O Conselho Global também discute interesses e preocupações mútuas, além de fazer recomendações à gerência e aos membros do Conselho de Administração da OCLC. Os delegados-membros também ajudam a garantir que haja uma comunicação regular e aberta entre os membros e a OCLC.

        Sobre os Conselhos Regionais da OCLC
        Cada um dos três Conselhos Regionais, em cooperação com a OCLC, planeja ao menos uma reunião presencial por ano para manter-se atualizado sobre assuntos de interesse vital e imediato para os membros da cooperativa OCLC. Os Conselhos Regionais também podem agendar reuniões virtuais ou “sub-regionais”, se necessário. A OCLC apoia essas reuniões, nas quais todos os membros podem participar de discussões, sugerir ideias e votar em resoluções relacionadas à cooperativa. Os Conselhos Regionais também elegem representantes-membros de suas respectivas regiões, que contribuirão com o Comitê Executivo do Conselho Regional e/ou nas reuniões, comitês e fóruns adicionais do Conselho Global para a entrada de membros.

        Sobre a OCLC

        Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviços bibliotecários por computador de associação e sem fins lucrativos, dedicada aos objetivos públicos de facilitar o acesso às informações do mundo e reduzir os custos de bibliotecas. Mais de 72.000 bibliotecas em mais de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de bibliotecas. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas-membros produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

        OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

        Para obter mais informações

        • Bob Murphy

          Bob Murphy

          Manager, Media Relations

          O: 614-761-5136