Latin America and Caribbean

Richard Wallis torna-se membro da equipe da OCLC como Evangelista de Tecnologia

DUBLIN, Ohio, EUA, 18 de abril de 2012—Richard Wallis, consultor e líder respeitado em tecnologia de web semântica e dados vinculados, agora faz parte da equipe da OCLC como Evangelista de Tecnologia. Ele ficará em Birmingham, no Reino Unido.

Wallis traz ao novo cargo sua qualificação e experiência no desenvolvimento de padrões de dados e aplicativos (em bibliotecas e na ampla web semântica) para ajudar a estabelecer bibliotecas e o WorldCat no núcleo de uma web de dados emergente. Ele colaborará com os membros e facilitará projetos com as equipes da OCLC, enquanto as bibliotecas e a cooperativa mantêm seus esforços para expor os dados do WorldCat como dados vinculados. Wallis envolverá os líderes em tecnologia da informação e bibliotecas em discussões sobre a missão e a visão da OCLC, além de ajudar a moldar futuramente a abordagem da cooperativa de bibliotecas global em relação aos padrões e ao compartilhamento de dados.

"Richard Wallis é líder em tecnologia de web semântica e dados vinculados, e acreditamos que ele ajudará a cooperativa OCLC a ampliar seus esforços para que as bibliotecas cheguem à web", disse Robin Murray, vice-presidente da OCLC, Gerenciamento Global de Produtos.

"Tenho acompanhado e participado da OCLC durante muitos anos e apoio sua medida estratégica para explorar maneiras de fazer com que dados de bibliotecas e acadêmicos assumam o lugar certo no centro do cenário da informação", disse Wallis. "O WorldCat representa a maior coleção de dados bibliográficos no mundo das bibliotecas, e estou ansioso para trabalhar com as equipes de Pesquisa, Engenharia e Produtos na OCLC, para desenvolver e implementar abordagens para expor os dados do WorldCat em benefício de todos."

A OCLC está implementando uma variedade de aplicativos para dados vinculados de bibliotecas, como VIAF e FAST. Wallis ajudará a acelerar e expor os dados do WorldCat como dados vinculados.

Em janeiro de 2012, Wallis fundou a organização de consultoria Data Liberate após se reunir com a equipe da Talis, uma organização de tecnologia de dados vinculados e web semântica fundada no Reino Unido há mais de vinte anos. Como Evangelista de Tecnologia, ele tem atuado diretamente na promoção, explicação e aplicação de novas e emergentes tecnologias da web e da web semântica no mundo das informações. É um blogueiro ativo e postava podcasts regularmente na série “Conversando com a Talis”. De 2008 a 2010, apresentou e presidiu o "Library 2.0 Gang", uma série mensal de podcasts de mesa-redonda que reuniu líderes, pessoas influentes e executivos de organizações líderes em tecnologia de bibliotecas.

Em seu novo cargo na OCLC, Wallis espera viajar bastante, especialmente pela Europa e Estados Unidos, participar de conferências e programas e continuar postando em seu blog sobre as tecnologias emergentes da web.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviços bibliotecários por computador de associação e sem fins lucrativos, dedicada aos objetivos públicos de facilitar o acesso às informações do mundo e reduzir os custos de bibliotecas. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas-membros produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, visite o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136