Latin America and Caribbean

Serviço Catálogo de autoridade internacional virtual realiza transição para a OCLC

DUBLIN, Ohio, EUA, 4 de abril de 2012—O VIAF (Catálogo de autoridade internacional virtual), um projeto que combina diversos catálogos de autoridade de nomes em um único serviço de autoridade de nomes, tornou-se um serviço da OCLC. A OCLC continuará mantendo o VIAF com acesso aberto e também trabalhará para incorporá-lo a diversos serviços da OCLC.

Essa transição de um acordo provisório, de governo compartilhado, para um em que a OCLC é a principal responsável pela manutenção do VIAF e o oferece como um serviço da OCLC está sendo feita com a concordância das instituições que participam do VIAF. A alteração foi realizada para garantir que o VIAF tenha bom posicionamento e cresça de maneira eficiente como uma atividade cooperativa a longo prazo. A transição também garante que o site http://viaf.org continuará tendo infraestrutura adequada para responder aos crescentes níveis de tráfego, à medida que o VIAF tiver mais movimento e popularidade como um recurso de trabalho de autoridade e atividades de dados relacionadas para bibliotecas.

As instituições que contribuem para o VIAF continuarão a ajudar a moldar seu rumo por meio da participação no recém-formado Conselho do VIAF, que fornecerá orientações sobre as políticas, práticas e operação do VIAF. Até o momento, 22 agências de 19 países inseriram dados no VIAF. Os dados são inseridos de maneira não exclusiva.

Junto com a alteração na estrutura de governo, a OCLC começou a transição da responsabilidade operacional  pelo VIAF da OCLC Research para as áreas de produção da OCLC. O VIAF continuará sendo disponibilizado pelo site http://viaf.org.

"A Biblioteca do Congresso tem a honra de fazer parte desse serviço internacional", disse Beacher Wiggins, diretor de aquisições e acesso bibliográfico da Biblioteca do Congresso (EUA). "O VIAF já comprovou ser uma fonte confiável de dados controlados para a comunidade de bibliotecas. Esperamos que sua importância para outras comunidades cresça nos próximos anos."

"O VIAF é muito usado pelas bibliotecas alemãs, e seus registros controlados são com frequência integrados ao fluxo de trabalho de catalogação", segundo Dra. Elisabeth Niggemann, diretora geral da Biblioteca Nacional da Alemanha. "A biblioteca está muito contente que a OCLC continuará a operar o VIAF segundo o novo acordo e espera ter uma cooperação ainda maior com a OCLC e os outros colaboradores do VIAF."

"Fazer a correspondência entre catálogos de autoridade nacionais e pessoas e organizações permite sua mútua consolidação em nível internacional", comentou Bruno Racine, presidente da Biblioteca Nacional da França. "O VIAF permite a exposição na Web de dados altamente confiáveis, que demonstram o valor do trabalho de autoridade realizado por tantos anos por bibliotecas nacionais e agências bibliográficas. O novo acordo confirma a reutilização gratuita dos dados do VIAF, incluindo a reutilização comercial de dados segundo a licença ODC-By.

Esperamos que essa abertura de acesso maior ao VIAF incentive o multilinguismo e a criação de novos serviços para além do mundo das bibliotecas, incluindo a mineração de dados, gerenciamento de direitos de propriedade intelectual etc."

"O projeto VIAF é um excelente exemplo de como a cooperativa OCLC pode conectar importantes instituições de pesquisa do mundo todo de maneiras novas e empolgantes", disse Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Esse esforço colaborativo continuará a beneficiar bibliotecas e outras instituições por muitos anos."

Um breve histórico da organização do VIAF:

  • Em abril de 1998, a LC (Biblioteca do Congresso) dos Estados Unidos, a DNB (Biblioteca Nacional da Alemanha) e a OCLC embarcaram em um projeto de validação de conceito para testar a vinculação dos seus registros de autoridade a nomes pessoais.
  • O Consórcio VIAF foi formado por meio de um acordo por escrito entre a LC, DNB e OCLC, assinado em 6 de agosto de 2003, durante a conferência da IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e Bibliotecas) em Berlim, Alemanha.
  • A BnF (Biblioteca Nacional da França) se uniu ao consórcio por meio de um acordo que entrou em vigor em 5 de outubro de 2007.
  • Essas quatro organizações — LC, DNB, BnF e OCLC — assumiram o papel de diretores do consórcio, tendo responsabilidade conjunta pelo VIAF, com a OCLC fornecendo hospedagem e software para o VIAF e as instituições participantes fornecendo o conteúdo de dados de autoridade e bibliográficos. Outras organizações se uniram ao consórcio mais tarde como colaboradoras, fornecendo catálogos e experiência para aprimorar o VIAF.
  • Depois do sucesso da validação de conceito do VIAF, os diretores começaram a discutir, em 2010, um acordo organizacional de longo prazo adequado para o VIAF. Após considerarem diversas opções, os diretores e colaboradores concordaram em fazer a transição do VIAF para um serviço da OCLC. Em 2011, os detalhes da transição foram discutidos e chegou-se a um acordo.

Mais informações sobre o VIAF estão disponíveis em http://www.oclc.org/viaf/.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os outros nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »