Latin America and Caribbean

Novo Gerenciador de licenças WorldShare da OCLC alia base de conhecimentos a tecnologia de links para oferecer nova forma de gerenciamento de recursos eletrônicos

DUBLIN, Ohio, EUA, 16 de janeiro de 2012—A OCLC anunciou o lançamento do Gerenciador de licenças WorldShare da OCLC, um novo serviço para ajudar as bibliotecas a enfrentar os desafios e complexidades cada vez maiores do gerenciamento de recursos eletrônicos.

O Gerenciador de licenças WorldShare da OCLC oferece uma solução diferenciada, porque reúne duas qualidades essenciais para o gerenciamento de recursos eletrônicos: conhecimento das licenças que regem sua aquisição e uso e tecnologia de links que conecta os usuários ao conteúdo de que eles precisam.

Integrado à Plataforma OCLC WorldShare e à base de conhecimentos do WorldCat, o Gerenciador de licenças ajuda a equipe da biblioteca a gerenciar com mais eficiência a seleção, aquisição e disponibilidade de bancos de dados e recursos eletrônicos. Esse novo serviço unifica resolução de links, assinaturas, licenças, informações de fornecedores, gerenciamento de acesso e de direitos para permitir o gerenciamento, descoberta e fornecimento de recursos licenciados e eletrônicos pela Web.

O Gerenciador de licenças é suportado como serviço independente, que se integra a outros sistemas de gerenciamento de bibliotecas, ou pode ser integrado aos Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC. O Gerenciador de licenças fica na Plataforma OCLC WorldShare, que permite que os funcionários de bibliotecas e outras pessoas criem aplicativos para aprimorar os recursos atuais e levem as informações a outros sistemas.

"O Gerenciador de licenças WorldShare oferece uma forma nova de gerenciamento cooperativo de acervos eletrônicos pelas bibliotecas", diz Andrew Pace, diretor executivo de Serviços de biblioteca em rede da OCLC. "O gerenciamento de recursos eletrônicos pode ser complexo e frustrante, principalmente quando se tenta manter uma coleção muito grande. E as bibliotecas que incluem o Gerenciador de licenças entre seus Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC contam com fluxos de trabalho centralizados de orçamento, pedidos e recebimento de todos os materiais licenciados. E os funcionários das bibliotecas ganham ainda mais tempo gerenciando o acesso a todos os materiais da biblioteca no mesmo local: o banco de dados do WorldCat."

Os acervos da base de conhecimentos do WorldCat que alimentam a funcionalidade de links do Gerenciador de licenças sincronizam-se automaticamente com o WorldCat. Assim que os dados locais da biblioteca vão para a base de conhecimentos do WorldCat, essas informações automaticamente atualizam os registros correspondentes no WorldCat.

O Gerenciador de licenças inclui ainda uma central de informações de fornecedores alimentada em todo o mundo e fornece “modelos de licenças” para as equipes de todas as bibliotecas participantes gerenciarem os termos de licenças públicas e compartilhadas em todo o mundo. As contribuições cooperativas a esse recurso de informações de fornecedores significam que a equipe da biblioteca tem acesso a um repositório mais completo de dados do fornecedor do que normalmente teria isoladamente.

Os fluxos de trabalho incluídos no Gerenciador de licenças acomodam muitos aspectos do gerenciamento de materiais eletrônicos, como:

  • Negociação de licenças com provedores de conteúdo
  • Avaliação de assinaturas de teste
  • Registro e configuração de credenciais de acesso.

Além disso, o Gerenciador de licenças vai passar a incluir ferramentas analíticas que poderão fundamentar melhores decisões administrativas da biblioteca e o desenvolvimento de coleções, melhorando o aproveitamento de investimentos e orçamentos. As estatísticas compatíveis com COUNTER, atualmente disponíveis no portal de estatísticas da OCLC, no endereço www.stats.oclc.org, serão expandidas para incluir relatórios agregados sobre coleções associadas às que constam no Gerenciador de licenças.

"Eu diria que o Gerenciador de licenças da OCLC é feito sob medida", diz Elliot Polak, chefe de tecnologia bibliotecária da Universidade de Norwich. "É um recurso de ERM que simplifica o fluxo de trabalho."

O Gerenciador de licenças WorldShare da OCLC é um serviço de assinatura anual. Mais informações sobre o Gerenciador de licenças podem ser encontradas no site da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136