Latin America and Caribbean

Biblioteca da Ilha de San Juan e Biblioteca pública de Union County estão entre as últimas a se juntarem à comunidade dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare

DUBLIN, Ohio, EUA, 13 de março de 2012—Bibliotecas públicas dos Estados Unidos estão trabalhando com a cooperativa OCLC para fazer dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare a melhor solução de gerenciamento de bibliotecas. A Biblioteca da Ilha de San Juan, na cidade de Friday Harbor, em Washington, e a Biblioteca pública de Union County, na Carolina do Norte, elegeram recentemente os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare como sua solução colaborativa de gerenciamento de biblioteca pela Web.

A Biblioteca da Ilha de San Juan pretende implementar os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare até o final de 2012. Marjorie Harrison, diretor da biblioteca, disse que a decisão de escolher os Serviços de gerenciamento WorldShare foi baseada na integração total dos serviços e no potencial de otimização dos processos e redução dos custos.

"Escolhemos os Serviços de gerenciamento WorldShare porque gostamos da possibilidade de ter tudo interconectado", explicou Marjorie. "Queríamos gerar economia de tempo para nossa equipe e facilitar o processo de descoberta de itens nossos e de terceiros por nossos usuários. Os Serviços de gerenciamento WorldShare nos forneceram as ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos."

Marjorie contará a história de sua biblioteca durante um evento especial da OCLC que ocorrerá na Conferência da Associação de Bibliotecas Públicas de 2012. O evento, que mostrará como as bibliotecas que utilizam os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare conseguem reduzir o tempo necessário para a realização de tarefas comuns e gerar economia de tempo para que os funcionários possam se dedicar às tarefas de maior prioridade, será realizado na quinta-feira, 15 de março, das 13h30 às 15h00, nos Salões II e III do Courtyard by Marriott Philadelphia Downtown.

A Biblioteca pública de Union County também pretende implementar os Serviços de gerenciamento WorldShare até o final deste ano. A diretora Martie Smith contou que os funcionários estão ansiosos para migrar para uma solução que "nos permitirá estender a biblioteca para além de suas paredes e fornecerá melhores condições para os usuários encontrarem nossos recursos, sejam eles usuários tradicionais ou não. Queremos atender à nossa comunidade de forma mais proativa", disse ela.

Os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare fornecem às bibliotecas uma nova estratégia de gerenciamento colaborativo dos serviços bibliotecários, que inclui serviços integrados de aquisições, catalogação, circulação, compartilhamento de recursos, gerenciamento de licenças e administração de usuários, assim como uma ferramenta de última geração para a descoberta de recursos pelos usuários. Os serviços permitem que as bibliotecas compartilhem custos e recursos de infraestrutura e colaborem de maneiras que transpõem as restrições de hardwares e softwares locais.

Os Serviços de gerenciamento WorldShare da OCLC foram lançados para o público geral em 1º de julho de 2011. Hoje, eles já estão implantados em mais de 35 bibliotecas, e mais de 180 bibliotecas do mundo todo já manifestaram formalmente a intenção de usá-los.
Mais informações sobre os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare estão disponíveis no site da OCLC.

Sobre a OCLC
Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de forma colaborativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat na Web. Para obter mais informações, visite o site da OCLC.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136