Latin America and Caribbean

A OCLC completa a transferência das bases de dados licenciadas para a EBSCO Publishing

DUBLIN, Ohio, EUA, 1º de março de 2012—A OCLC transferiu para a EBSCO Publishing (EBSCO) os direitos para licenciar as bases de dados de propriedades de editoras que estão atualmente disponíveis através do serviço de referência FirstSearch da OCLC. O objetivo desta operação é completar a transição da cooperativa para que esta saia do papel de revendedor de conteúdo. A OCLC está se concentrando no gerenciamento e acesso a coleções completas das bibliotecas através da Plataforma OCLC WorldShare.

Em março de 2010, a EBSCO adquiriu a Divisão NetLibrary da OCLC, assim como os direitos para licenciar um número selecionado de bases de dados de propriedade de editoras disponíveis através do FirstSearch. A operação atual completa a transferência dos direitos da OCLC para licenciar bases de dados de propriedade das editoras no FirstSearch que começaram sob o contrato de 2010.

A EBSCO concordou em hospedar, distribuir e sustentar essas bases de dados licenciadas e planeja carregá-las e começar a fornecer acesso aos usuários no EBSCOhost. A OCLC e a EBSCO estão trabalhando juntas para garantir uma transição sem problemas para os usuários e um serviço ininterrupto para os clientes.

O FirstSearch continua a fazer parte dos serviços de descoberta e entrega da OCLC. Conforme esses serviços se tornam parte da Plataforma OCLC WorldShare , os usuários FirstSearch obterão uma integração e fluxos de trabalho aprimorados. A OCLC continuará a fornecer acesso ao WorldCat e a outras bases de dados publicadas pela OCLC, como o ArticleFirst, Dissertações e Teses do WorldCat da OCLC, SCIPIO e Livros Eletrônicos.

"A estratégia da OCLC é fornecer uma plataforma neutra com a qual as bibliotecas possam contar para gerenciar e oferecer acesso às suas coleções", disse Chip Nilges, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da OCLC. “Em vez de hospedar e revender conteúdo, queremos fazer parcerias com provedores de conteúdo para que possamos incorporar suas coleções à Plataforma OCLC WorldShare, ajudar nossos membros a automatizar seus fluxos de trabalho e melhorar o acesso ao conteúdo."

A Plataforma OCLC WorldShare é uma arquitetura global e interconectada da Web que suporta aplicativos e serviços de Webscale da OCLC e fornece acesso flexível e aberto a dados da biblioteca por meio de APIs e outros serviços da Web. Os prestadores de serviços e de conteúdo da biblioteca, como a EBSCO, podem oferecer para as bibliotecas acesso ao seu conteúdo e serviços através da Plataforma WorldShare da OCLC.

A OCLC iniciou o serviço FirstSearch no início dos anos 90, o que mudou o modelo de serviços mediados para serviços de referência on-line acessíveis a clientes. Grande parte do conteúdo disponível no serviço FirstSearch foi licenciado por editores ou fornecedores de base de dados. “Hoje em dia, a revenda de conteúdo é um negócio maduro e é mais bem realizado por companhias especializadas no campo. As bibliotecas serão mais bem atendidas pela EBSCO, um dos principais fornecedores de serviços no campo", disse Nilges.

A OCLC concordou em ceder para a EBSCO os contratos de hospedagem para as seguintes bases de dados:

  • Índice de Antropologia
  • Literatura Antropológica
  • Mais Antropologia
  • Índice Avery para Periódicos de Arquitetura
  • Base de dados Chicano
  • FRANCIS
  • Heritage of the Printed Book (anteriormente, Press Book)
  • History of Science, Technology and Medicine
  • Index to 19th-Century American Art Periodicals
  • Russian Academy of Sciences Bibliographies

O Vice-presidente Sênior de Desenvolvimento Comercial da EBSCO Publishing, Mark Herrick, disse que as bases de dados envolvidas se ajustarão perfeitamente às ofertas de bases de dados atuais da EBSCO Publishing. "Essas bases de dados do FirstSearch complementarão e ampliarão as bases de dados disponíveis no EBSCOhost. Como o EBSCOhost é a plataforma de pesquisa mais usada, esperamos uma transição suave para as bibliotecas e seus usuários finais."

A oferta desses recursos no EBSCOhost está em conformidade com a abordagem da EBSCO para disponibilizar os maiores índices por assunto com qualidade. Os clientes do EBSCO Discovery Service (EDS) que assinarem estas bases de dados no EBSCOhost serão capazes de alavancar a tecnologia exclusiva de mistura de plataforma EBSCO para infundir resultados dessas bases de dados na sua experiência com o EDS.

Sobre a EBSCO Publishing
A EBSCO Publishing é produtora do EBSCOhost®, o principal serviço de pesquisa on-line pago, incluindo bases de dados de texto completo, índices por assunto, referências médicas do ponto de atendimento, arquivos digitais históricos e e-books. A empresa oferece mais de 350 bases de dados e cerca de 300.000 e-books. Através de uma biblioteca de dezenas de milhares de textos completos de periódicos e revistas de editoras de renome, a EBSCO atende às necessidades de conteúdo de todos os pesquisadores (Acadêmico, Médico, K-12, Biblioteca Pública, Governo, Empresas, etc.). A EBSCO também é a fornecedora do EBSCO Discovery Service™ (EDS), que oferece a cada instituição uma caixa de pesquisa rápida e única para toda sua coleção, oferecendo uma indexação mais profunda e mais busca de texto completo em periódicos e revistas do que qualquer outro serviço de descoberta (www.ebscohost.com/discovery). Para obter mais informações, acesse o website da EBSCO Publishing em: www.ebscohost.com, ou entre em contato com: information@ebscohost.com. A EBSCO Publishing é uma divisão da EBSCO Industries Inc., uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviços de biblioteca por computador de membresia e sem fins lucrativos, dedicada aos objetivos públicos de facilitar o acesso às informações do mundo e reduzir os custos de bibliotecas. Mais de 72.000 bibliotecas em 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, alunos, professores, estudantes, profissionais bibliotecários e outros buscadores de informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas-membros produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, acesse www.oclc.org.

FirstSearch, OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat, WorldCat.org e WorldShare são marcas registradas/marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Produtos, serviços e nomes comerciais de terceiros são marcas registradas/marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136