Latin America and Caribbean

OCLC acrescenta 500.000 registros do Sistema de Informações e Bibliotecas Acadêmicas da China ao WorldCat

DUBLIN, Ohio, EUA, 16 de fevereiro de 2012—A OCLC acrescentou ao WorldCat 500.000 registros do CALIS (Sistema de Informações e Bibliotecas Acadêmicas da China), um consórcio de bibliotecas acadêmicas que tem a missão de promover, manter e aprimorar o compartilhamento de recursos entre as bibliotecas de universidades chinesas e outras bibliotecas e instituições. Esses registros representam as publicações chinesas entre 1987 e 2001.

Os registros foram acrescentados ao WorldCat para ajudar a promover o uso da coleção do CALIS e o uso dos serviços de compartilhamento de recursos da OCLC nas bibliotecas da China, bem como para maximizar os pontos fortes de cada organização no aprimoramento da criação e compartilhamento cooperativos de recursos de informações em escala global.

O projeto de inserção desses registros no WorldCat conclui a primeira etapa de um acordo cooperativo entre o CALIS e a OCLC. Depois de um ano, o CALIS e a OCLC avaliarão o projeto, com base no custo para as duas organizações, no impacto global sobre a educação e a sociedade, na eficiência do compartilhamento de recursos e fornecimento de documentos e no impacto geral sobre as bibliotecas.

No dia 25 de outubro de 2011, Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC, e o professor Wu Zhipan, vice-presidente executivo da Peking University, assinaram um memorando de cooperação na Peking University, Pequim, China.

"A OCLC ficou honrada em firmar este importante relacionamento cooperativo com o CALIS", disse Jordan. "Essa nova iniciativa do CALIS e da OCLC de expandir nossas capacidades cooperativas de compartilhamento de recursos beneficiará estudantes e pesquisadores do mundo todo."

"Estamos felizes em cooperar com a OCLC", disse Zhu Qiang, diretor das bibliotecas da Peking University, "de forma que as bibliotecas de fora da China possam acessar informações chinesas por meio da OCLC, a maior cooperativa de bibliotecas do mundo, e as bibliotecas da China também possam acessar informações que não estão disponíveis na China."

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136