Latin America and Caribbean

OCLC Research e ALISE indicam os ganhadores dos Subsídios à Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação de 2011

DUBLIN, Ohio, EUA, 1º de fevereiro de 2011—A OCLC Research e a Association for Library and Information Science Education (ALISE) concederam subsídios à pesquisa a Cristina Pattuelli do Instituto Pratt, a Chirag Shah da Rutgers University e a Bei Yu da Universidade de Syracuse. Os prêmios foram apresentados em 6 de janeiro, na Recepção de Prêmios da Conferência Anual da ALISE 2011 em San Diego, Califórnia.

  • Cristina Pattuelli, Ph.D. da Faculdade de Ciências Biblioteconômicas e da Informação do Instituto Pratt, investigará a aplicação de uma das mais populares iniciativas de dados vinculados, a ontologia FOAF (Friend of a Friend; Amigo de um amigo), em recursos de patrimônio cultural digital. O projeto "FOAF no Arquivo: Vinculando redes de informações a redes de pessoas" usará vários arquivos digitais que contêm materiais relacionados à história do jazz como instrumento de teste, a fim de explorar o potencial da FOAF para alavancar dados centrados nas pessoas e metadados de várias fontes além dos murais de repositório tradicionais.
  • Chirag Shah, Ph.D. da Faculdade de Comunicação e Informação da Rutgers University, realizará uma série de estudos que inclui pesquisas, entrevistas e análises de conteúdo no projeto “Modalidades, motivações e materiais – Investigando serviços on-line tradicionais e sociais de P&R.” Os resultados ajudarão a compreender por que e como as pessoas fazem e respondem a perguntas em diversas fontes on-line, a qualidade de informações compartilhadas e recuperadas, bem como o impacto que essas informações causam na estrutura de conhecimento e na tomada de decisões de um indivíduo.
  • Bei Yu, Ph.D. da Faculdade de Estudos da Informação da Universidade de Syracuse, explorará o comportamento na busca de informações em serviços de referência virtual, conduzindo análises do discurso e utilizando sistemas de classificação de texto de aprendizagem de máquina. Os objetivos do projeto “Classificação de texto de entrevistas de referência digital: uma investigação do comportamento na busca de informações no ambiente social da Web” são fornecer um novo método de avaliação dos serviços de referência virtual, novos atributos de dados para algoritmos de extração/recuperação de informações e um modelo de diálogo para sistemas de diálogo completamente automatizados.

Os Subsídios à Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação da OCLC/ALISE apoiam pesquisas que promovam a biblioteconomia e a ciência da informação, promovam a pesquisa independente para ajudar os bibliotecários a integrar novas tecnologias em áreas de competência tradicional e contribuam para um melhor entendimento do ambiente das bibliotecas. Docentes acadêmicos em tempo integral (ou equivalente) em faculdades de biblioteconomia e ciência da informação de todo o mundo se qualificam para inscrição, com subsídios de até US$ 15.000. As propostas são avaliadas por um painel selecionado pela OCLC e ALISE. Os projetos apoiados devem ser conduzidos dentro de aproximadamente um ano a partir da data do prêmio e, como condição do subsídio, os pesquisadores devem fornecer um relatório final do projeto ao fim do período do subsídio.

Mais informações sobre o Programa de Subsídios à Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação da OCLC/ALISE estão disponíveis em www.oclc.org/research/grants/. Existe uma lista dos premiados anteriores em www.oclc.org/research/grants/awarded.htm.

Sobre a ALISE
A ALISE (Association for Library and Information Science Education) é uma organização sem fins lucrativos que serve como base intelectual para o corpo docente de universidades em programas de graduação em biblioteconomia e ciência da informação na América do Norte. Sua missão é promover a excelência em pesquisa, ensino e serviço e proporcionar compreensão dos valores e da ética da biblioteconomia e da ciência da informação. A ALISE atende a 500 associados e a mais de 60 membros institucionais, principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Para obter mais informações, visite www.alise.org.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136