Latin America and Caribbean

EasyBib.com e OCLC trabalham juntos para criar um serviço de citações com a marca da biblioteca

DUBLIN, Ohio, EUA, 25 de janeiro de 2011—A OCLC e a ImagineEasy Solutions, LLC estão trabalhando juntas para criar uma versão de biblioteca personalizável do popular serviço da ImagineEasy Solutions, o EasyBib.com, o site de citações on-line mais popular da Web. Este mês, o serviço EasyBib Library Edition passará por uma fase de testes beta com bibliotecas-membro da OCLC selecionadas.

O

EasyBib é um compositor bibliográfico automático, usado por mais de 23 milhões de visitantes no ano passado. Mais de 500.000 novas citações são adicionadas por dia em períodos de maior uso, por exemplo, em final de semestre nas universidades. Os estudantes só precisam buscar ou inserir dados bibliográficos de uma fonte específica e o EasyBib formata a citação, coloca a lista de trabalhos citados em ordem alfabética e a exporta para o software de processamento de palavras. Os estudantes também podem usar o recurso de bloco de notas do EasyBib para organizar dinamicamente suas informações de pesquisa associadas às citações.

O

EasyBib, um site parceiro do WorldCat.org, já gera um fluxo de tráfego robusto para bibliotecas pelo WorldCat.org, usando a API de pesquisa do WorldCat para potencializar as citações de busca de livros.

"Nossa parceria com a equipe do EasyBib tem tudo a ver com a proposta da cooperativa", disse Chip Nilges, vice-presidente de Desenvolvimento Comercial da OCLC. "Esta versão do serviço de citação simples e intuitivo do EasyBib com a marca da biblioteca favorece a visibilidade de bibliotecas on-line e ajuda a lembrar os usuários da Web do valor e da importância das bibliotecas para o processo de pesquisa. Além disso, grande parte do tráfego no EasyBib vem de instituições que também são membros da cooperativa OCLC — de modo que oferecer versões empresariais do EasyBib é um modo natural e econômico de bibliotecas-membro comercializarem seus serviços para estudantes de acordo com a necessidade."

Projetado em conjunto pela OCLC e a Imagine Easy Solutions, o EasyBib Library Edition fornecerá uma oportunidade para as bibliotecas alcançarem os estudantes onde eles costumam ir para obter ajuda com a formatação de citações. O Library Edition oferecerá uma variedade de recursos projetados para expandir o alcance e o uso de bibliotecas, como:

  • Interface com a marca da biblioteca
  • Links para a página inicial e o catálogo da biblioteca
  • Caixa de busca para fácil descoberta de recursos adicionais de sua biblioteca e de outras fontes
  • Integração com serviços de referência virtual
  • Redirecionamentos de IP para a versão personalizada de sua biblioteca
  • Links diretos para o OPAC de uma biblioteca
  • Integração com o OpenURL Gateway.

"Estamos animados com a ideia de trazer ferramentas avançadas da OCLC para nosso serviço, que não apenas nos fornecerão um portal para a descoberta de mais conteúdos de bibliotecas, mas também aperfeiçoarão a experiência de pesquisa dos estudantes", disse Neal Taparia, cofundador do EasyBib.

A OCLC será a fornecedora exclusiva para o EasyBib Library Edition e uma das fornecedoras para o EasyBib School Edition, serviço institucional padrão do EasyBib. Atualmente, a OCLC está trabalhando com um conjunto de bibliotecas-membro que servirão como sites de teste para o serviço beta do Library Edition, que deverá estar disponível nos EUA e no Canadá na primavera de 2011.

Sobre o EasyBib
O EasyBib é um serviço da ImagineEasy Solutions, LLC. A ImagineEasy Solutions foi fundada em 2001 por Darshan Somashekar e Neal Taparia, quando eram alunos do ensino médio. O EasyBib.com tornou-se uma das mais populares ferramentas de citações, utilizada por mais de 23 milhões de estudantes por ano. A ImagineEasy Solutions tem sua sede em Nova York. Para obter informações, acesse EasyBib.com e ImagineEasy.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136