Latin America and Caribbean

OCLC apresenta o OCLC WorldShare

DUBLIN, Ohio, EUA, 5 de dezembro de 2011—A OCLC, junto com o Conselho Global OCLC e os membros, está levando a estratégia da cooperativa para ajudar as bibliotecas a operar e inovar em escala Web em um nível muito mais amplo com o  lançamento do OCLC WorldShare, uma a nova plataforma e uma nova marca que sinaliza o compromisso da OCLC com maior colaboração na entrega de serviços bibliotecários.

A OCLC está lançando a Plataforma OCLC WorldShare, a qual capacitará desenvolvedores de biblioteca, parceiros  e outras organizações a criar, configurar e compartilhar um grupo de aplicativos que entrega nova funcionalidade e valor para as bibliotecas e seus usuários.

A OCLC também abrirá novos centros de dados ao redor do mundo para apoiar o OCLC WorldShare e outros serviços.  O primerio centro de dados fora dos Estados Unidos será implementado no Reino Unido esta semana.  Centros de dados adicionais serão abertos na Europa continental, Austrália e Canadá no ano seguinte.

"A missão e propósito público da OCLC estão claramente alinhados com o conceito de escala Web," disse Jay Jordan, Presidente e CEO da OCLC. "Temos fornecido infraestrutura que capacita os membros a construir eficiências no gerenciamento de bibliotecas, e a aumentar a visibilidade e o impacto de suas coleções nos ambientes de usuários na Web. Até agora, este trabalho tem sido significante. Agora vemos uma necessidade de fornecer mais destes elementos conjuntivos, os serviços e sistemas que permitirão às bibliotecas unir ainda mais atividades e dados, em escala Web."

A Plataforma OCLC WorldShare facilita a colaboração e compartilhamento de aplicativos entre a comunidade bibliotecária, deste modo as bibliotecas podem combinar aplicativos criados pela biblioteca, aplicativos criados por parceiros e aplicativos criados pela OCLC. Isto capacita o benefício de uma única solução ser amplamente compartilhada entre a comunidade bibliotecária.

Nas próximas semanas, participantes de bibliotecas pilotos trabalharão com os membros da equipe da OCLC Developer Network para ajudar a criar e construir novos aplicativos para popular o OCLC WorldShare App Gallery, onde os usuários podem ver os aplicativos disponíveis e os instalar em ambientes de trabalho atuais. Os desenvolvedores podem apresentar sua criatividade, os parceiros podem criar funcionalidade de add-on e a equipe da biblioteca pode encontrar soluções práticas do dia-a-dia para facilitar e enriquecer seu fluxo de trabalho.

Os primeiros serviços construídos nesta nova infraestrutura técnica são os Serviços de Gerenciamento em Escala Web, os quais estão recebendo a nova marca de  Serviços de Gerenciamento OCLC Worldshare (OCLC Worldshare Management Services), e inclui circulação, aquisição e aplicativos de gerenciamento de licenças. Já exitem 31 bibliotecas usando os Serviços de Gerenciamento OCLC WorldShare, e mais de 150 bibliotecas ao redor do mundo tem se compromissado com o novo serviço desde setembro de 2010.

Com o tempo, a OCLC unirá serviços adicionais de gerenciamento de biblioteca e aplicativos sob a nome OCLC WorldShare, incluindo intercambio de recursos, empréstimos consorcial, gerenciamento de metadados e aplicativos adicionais. As soluções atuais da OCLC de gerenciamento de bibliotecas continuarão a ser mantidas e aprimoradas em linha com os requerimentos contínuos das bibliotecas sob seus nomes de marca atuais.

O OCLC WorldCat continuará a servir como nome para os dados compartilhados, incluindo  o Registry e a Base de Conhecimento bem como os serviços de descoberta em escala Web como WorldCat.org e WorldCat Local.

Há vários exemplos de organizações contribuindo com o ambiente mais amplo de informação em escala Web. Alguns, como Hathi Trust, JSTOR e Europeana, são específicos para bibliotecas. Outros, tais como Google e Amazon, são serviços globais familiares a todos os usuários Web. Estes serviços, e muitos outros, são todos partes do ambiente de informação que os usuários de bibliotecas navegam todos os dias—um ambiente de escala Web.

A OCLC tem o compromisso de trabalhar com as bibliotecas e expandir o escopo e tipo de parcerias que serão críticos para as bibliotecas alcançarem escala Web.

"O OCLC WorldShare fornece uma plataforma baseada na Web para a inovação coletiva com serviços compartilhados, aplicativos integrados e facilitar os fluxos de trabalho de biblioteca," disse o Sr. Jordan. "Junto com o WorldCat, o WorldShare apoiará o trabalho das bibliotecas de todos os tipos para colaborarem novas e mais eficientes, reducir os custos operacionais e oferecer expêriencias de usuários altamente aprimoradas."

Visite o website da OCLC para mais detalhes sobre o OCLC WorldShare.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC Online Computer Library Center é uma organização de membresia sem fins lucrativos de pesquisa e serviços bibliotecários computadorizados dedicada ao propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas em 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar e preservar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, estudiosos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas-membro produzem e mantêm cooperativamente o WorldCat, a maior base de dados on-line do mundo para descoberta de recursos de bibliotecas. Busque no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para maiores informações, visite www.oclc.org.

OCLC, OCLC WorldShare, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os outros nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136