Latin America and Caribbean

Titia van der Werf é nomeada gerente sênior de programa da OCLC Research

LEIDEN, Holanda, 13 de outubro de 2011—

A OCLC Research tem o prazer de anunciar a indicação de Titia van der Werf como gerente sênior de programa, para lotação no escritório da OCLC em Leiden, onde coordenará e ampliará o trabalho da OCLC Research por toda a Europa, e terá atribuições especiais de interação com as Bibliotecas Parceiras da OCLC Research no continente. Van der Werf representará a OCLC diante das instituições bibliotecárias e de patrimônio cultural europeias e internacionais. Ela será empossada em 1º de janeiro de 2012.

Van der Werf é uma gerente bem conhecida no setor de patrimônio cultural e líder em aplicação estratégica de tecnologia de informação em bibliotecas, arquivos e museus. Nos últimos cinco anos, ela foi diretora de coleções e infraestrutura digital no Instituto Internacional de História Social (IISG) em Amsterdã, onde supervisionou mudanças inovadoras na organização, processos e tecnologias para alinhá-los a uma nova estratégia de apoio à pesquisa no Instituto.

Antes do cargo de liderança no IISG, ela dirigiu a biblioteca e o setor de ICT no internacionalmente renomado African Studies Centre, um instituto científico independente que realiza pesquisa de ciências sociais sobre a África e está localizado no campus da Universidade de Leiden.

Van der Werf começou a trabalhar na área de Informática e pesquisa e desenvolvimento, inicialmente como desenvolvedora de software no PICA-Center for Library Automation e posteriormente no RABIN-Council for Library and Information Services, e finalmente na Biblioteca Nacional da Holanda. Nesta última função, foi responsável pelo primeiro site da biblioteca na web e pelo projeto e implementação de seu primeiro sistema de repositório eletrônico.

 

Com sua formação acadêmica e experiência profissional em informática, ela tem feito contribuições notáveis a importantes projetos nacionais e internacionais do programa de comunicação acadêmica da SURF Foundation (o principal incentivador da inovação em ICT no setor acadêmico holandês) e do programa de bibliotecas digitais da União Europeia. Ao longo de sua carreira, ela contribuiu para políticas que vêm moldando a direção das bibliotecas, arquivos e museus na era digital, incluindo a preparação do texto provisório da Carta para a Preservação do Patrimônio Digital da UNESCO. 

"Muitos de nós na OCLC Research tiveram a oportunidade de trabalhar como colegas de Titia em diversos projetos," disse Jim Michalko, vice-presidente da OCLC Research Library Partnership. "Admiramos suas habilidades transculturais, sua capacidade de motivar as pessoas e sua preocupação com o futuro das bibliotecas, arquivos e museus nesses locais. Estamos muito entusiasmados em tê-la como colega agora, trazendo essas mesmas habilidades para a OCLC Research, onde, com o apoio de todos os recursos da OCLC, ela poderá usá-las para construir e influenciar o futuro de todos nós."

Van der Werf disse: "Tenho uma relação profissional de longa data com Lorcan Dempsey, estrategista chefe da OCLC, e com Jim. O trabalho que a OCLC Research realiza em colaboração com a comunidade de bibliotecas e arquivos é pioneiro e está moldando o futuro do setor. Será um prazer contribuir para isso e levar a OCLC para relacionamentos de trabalho produtivos com importantes organizações semelhantes na Europa. O desafio e a oportunidade são muito bem-vindos."

"É uma grande satisfação receber Titia van der Werf na OCLC," disse Eric van Lubeek, diretor administrativo da OCLC na Europa, Oriente Médio e África. "Sua presença nos permitirá ampliar as atividades de pesquisa e cooperação com organizações afins e bibliotecas de pesquisa da Europa, do Oriente Médio e da África."

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os outros nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136